Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

9º Encontro de Cultura Caipira traz a roça poética em Manoel de Barros contra a violência no cenário das grandes cidades

Prática de desenvolvimento

22 de junho de 2015
Compartilhar:

Nos dias 26, 27 e 28 de junho, das 17h às 21h, a Fundação Tide Setubal realiza o 9º Encontro de Cultura Caipira na zona leste de São Paulo. O palco da festa será o Clube da Comunidade Tide Setubal (CDC), localizado em São Miguel Paulista. Este ano o tema do festejo é O lúdico contra a barbárie: a roça poética em Manoel de Barros. “Queremos que o público entre em contato com as diversas manifestações de cultura. Nosso objetivo é provocar também uma reflexão entre o campo, a natureza, as narrativas existente nas manifestações tradicionais e os diálogos que podem estabelecer com a cidade, assim, promover a troca de saberes entre os dois espaços”, Inácio Pereira dos Santos Neto, coordenador  de cultura das Fundação Tide Setubal.

 

O evento, aberto e gratuito, conta uma série de atividades lúdicas, manifestações musicais e culturais como desafios e brincadeiras, oficina de construção de brinquedos, intervenções Poemas de Brincar, folias de reis, forró pé de serra, viola caipira, banda sinfônica, danças afro-brasileiras, dentre outras. Bebidas e comidas típicas são atrações à parte. “Este ano, com a participação da Casa da Farinha de São Miguel Paulista, promoveremos a festa do biju. No sábado, 27 de junho, faremos a maior tapioca do Brasil. Ela terá mais de 2m de diâmetro e será compartilhada com a população“, diz Neto.

 

Outro destaque da festa será a quadrilha temática do Galpão de Cultura e Cidadania, que se apresenta no sábado, 27 de junho. “Como em anos anteriores, temos buscado um diálogo com as questões polêmicas e significativas que tem chamado atenção nos meios de comunicação. No ano passado foi a Copa do mundo e o jogo da vida. Em 2015, o tema escolhido pelos jovens da Fundação foi a redução da maioridade penal”, conta Neto.

 

Nesse sentido o lúdico, tema da festa, aparece não apenas como um elemento fundamental, que reforça a importância da garantia dos  direitos das crianças e dos adolescentes. “Presente na cultura popular tradicional, ele também cumpre um papel vital na humanização do adulto, na busca de uma sociedade mais comprometida com o cuidar e do que com punir sem a garantia de direitos, por isso que surgiu o tema: o lúdico contra a barbárie”, explica..

 

Como já é tradição uma série de atrações compõem a programação ressaltando a cultura popular e caipira. Dentre as principais atrações estão: Trio Rastapé Flor de Mucambê, Folia de Santos Reis Estrela Dalva, grupo Amigos da Viola Caipira, Grupo Batakerê como o espetáculo “ A cara do Brasil”, Orquestra Piracicabana de Viola Caipira,  Banda Sinfônica de Embu das Artes, Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene e apresentação musical “Cordel Cantado”, com Cacá Lopes.Serviço:

 

 

CDC TIDE SETUBAL

 

Dias 26, 27 e 28 de julho

 

Horário: 17h às 21h

 

Local: Rua Mario Dallari, 170 – Jardim São Vicente – São Miguel Paulista

 

Informações: 2025-5500/2025-5505

 

 

 

Programação 9º Encontro de Cultura Caipira 2015

 

Sexta (26.06)

 

A partir das 17h – Animação com o Trio Rastapé Flor de Muçambê

 

A partir das 18h – Desafios e Brincadeiras nas Ondas do Manoel, com o Projeto Toque de Letras

 

19h – Quadrilha das crianças do Projeto Um Passe para a Arte

 

19h30 – Folia de Santos Reis Estrela Dalva

 

20h30 – Grupo Amigos da Viola Caipira

 

21h – Grupo Batakerê, com o espetáculo “A Cara do Brasil”

 

 

 

Sábado (27/6)

 

A partir das 17h – Animação com oTrio Rastapé Flor de Muçambê

 

18h – Quadrilha do Galpão: O Fazedor de Amanhecer

 

19h – Jabuticaqui – Ritmo e Tradição

 

20h – Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene

 

20h30 – Festa do Beiju, com a participação especial da Casa de Farinha de São Miguel

 

21h – Orquestra Piracicabana de Viola Caipira

 

 

 

Domingo (28/6)

 

A partir das 17h – Animação com o Trio Rastapé Flor de Muçambê

 

19h – Apresentação musical “Cordel Cantado”, com Cacá Lopes

 

20h – Comunidade Jongo Embu das Artes

 

21h – Banda Sinfônica de Embu das Artes


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.