Seminário reúne governo e sociedade civil para discutir políticas públicas

24 de junho de 2008

No último dia 1º de agosto, aconteceu em Brasília (DF) o seminário Juventude: tempo presente ou tempo futuro? Dilemas em propostas de políticas de juventude. Realizado pela Secretaria Nacional de Juventude, o GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), a Fundação Avina e o Ministério do Trabalho e Emprego, o evento reuniu empresários, associados do GIFE, líderes de movimentos juvenis de diversas cidades (especialmente do Nordeste), representantes de ONGs, fundações e institutos, estudantes e representantes do governo.

O objetivo do encontro era facilitar conversas entre aqueles que estão investindo na juventude brasileira, tentando sistematizar alguns dados para nortear a construção das políticas públicas para a juventude. Também foi indicado como um primeiro encontro preparatório para a primeira Conferência Nacional da Juventude, que ocorrerá em março de 2008.

Na primeira parte do evento, Mary Garcia Castro e Miriam Abramovay apresentaram a pesquisa Conceitos e perspectivas: política para quem e para o quê, na qual elas compararam documentos do Banco Mundial e do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), que contêm fundamentos e diretrizes pra políticas públicas para a juventude. Em seguida, Alessandro de Leon apresentou seu trabalho intitulado: “Diálogo público e privado sobre a Educação e Trabalho de jovens”.

“Ficou claro como existem diversas formas de entender a juventude, diversos interesses e objetivos focados para esta parcela da população e diversas formas de ver a participação do Estado. Neste sentido, uma política pública deve refletir criticamente sobre estas diferentes visões, de forma a se enriquecer com seus dados, tentando construir políticas mais universalizantes, programas e ações coerentes com diretrizes pensadas e sistematizadas”, disse Viviane Hercowitz, que representou a Fundação Tide Setubal no evento, junto com Mauro Bonfim.

Na segunda parte, o Secretário Nacional da Juventude, Beto Cury, falou sobre o Projovem e novos programas que estão sendo articulados pelo governo. Em seguida, foram apresentadas as mudanças na Lei do Aprendiz.