Chef Mara Salles forma mais uma turma na Oficina de Culinária no Jd. Lapenna

Prática de desenvolvimento

2 de julho de 2014
Há cinco anos, a renomada chefe de cozinha Mara Salles, dona do restaurante Tordesilhas, dedica um tempo em sua agenda para ministrar cursos na Oficina Escola de Culinária Jardim Lapenna. No dia 05 de Maio, a turma do curso de “Saladas Gastronômicas e Técnicas Básicas de Cozinha” recebeu seus certificados das mãos da chefe.

Ao longo de sua parceria com a Fundação Tide Setubal, Mara Salles já contribuiu para a formação de 91 mulheres que participaram também da oficina de culinária “Descobrindo o prazer de cozinhar”. As atividades acontecem na oficina escola localizada no Galpão de Cultura e Cidadania, no Jd. Lapenna. “É sempre um prazer participar das oficinas aqui com a Fundação, me lembro da minha vida no interior ouvir as crianças brincando, os vizinhos conversando na rua, me sinto muito bem aqui”.

Conhecida mundialmente pela valorização da culinária brasileira e por suas pesquisas e misturas de sabores, Mara transformou pratos tipicamente brasileiros usando técnicas sofisticadas da gastronomia. “Aplicamos algumas técnicas nessa oficina para mostras as alunas que nunca é demais aprender sobre um corte, sobre seleção de ingredientes e que é possível inovar até na criação de uma salada”.

Andréa da Silva recebeu o certificado na última turma de saladeira. Ela já participou de outras oficinas de culinária no Galpão e conta a experiência do curso de salada.“Aprendi truques e técnicas que eu vou levar para a vida, esse curso de Saladas me abriu um leque de opções, conheci sabores e temperos e posso usá-los para melhorar a alimentação da minha família. Em casa não tínhamos o costume de comer salada, e não arriscava testar sabores na cozinha, o curso te encoraja a descobrir o novo”.

O subchefe José Raimundo da Silva, conhecido como  Dedé, trabalha no restaurante Tordesilhas há 10 anos, para ele é gratificante poder ensinar outras pessoas a melhorar a qualidade da comida que elas servem em suas casas. “ Acompanho a Mara nas Oficinas desde o começo do projeto e posso compartilhar com os participantes um pouco do conhecimento que adquiri com ela”.

O curso de saladeiras foi reformulado e passou a ensinar técnicas básicas da cozinha, o foco das aulas é a profissionalização das participantes para trabalhar em cozinhas e restaurantes. A confeiteira Carla Luciana Cruz concorda que as técnicas ensinadas podem ser aplicadas em diversas áreas da cozinha. “Para o sucesso do meu empreendedorismo, é fundamental conhecer várias técnicas da culinária. Além de nos apresentar uma nova forma de ver a criação de saladas, esse curso nos ensinou truques que podemos aplicar também na confeitaria, como corte e a importância de inovar na criação de novos pratos e sabores.”

As oficinas ““ Saladas gastronômicas e técnicas básicas de cozinha” voltam no próximo ano, mas já no próximo semestre o curso  "Gastronomia Agora Eu Posso – Panificação e Confeitaria" será ministrado no Galpão de Cultura e Cidadania no Jd. Lapenna, são 24 vagas para o período da tarde, de segunda a sexta das 14h às 17h.Os interessados podem fazer sua inscrição no Ação Família, mais informações no telefone: 2297-3532.