O Brasil já começa a entrar em ritmo de Copa do Mundo. Em junho, 32 seleções de diversas partes do planeta, se enfrentarão para saber qual é o novo campeão do mundo. O espetáculo, que não se restringe somente aos gramados, também movimenta a economia. Nesse ritmo, o Fundo Zona Leste Sustentável — uma experiência pioneira em desenvolvimento local — montará sua seleção 2014.
Até 30 de maio, cooperativas, MEI –- Microempreendedor Individual, microempresas e grupos associativos de Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel Paulista poderão se inscrever no edital de seleção. As propostas deverão ser enviadas por meio do site www.zlsustenta.org.br onde será possível acessar o edital completo, as etapas de seleção e os documentos necessários para inscrição.
O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento local, incentivar a autonomia e o protagonismo de microempreendedores por meio de repasse financeiro, que pode chegar até R$ 25 mil, além de capacitação e acompanhamento técnico do empreendimento pela rede de parceiros do Fundo – Universidade Cruzeiro do Sul, Senac-SP, Sebrae-SP, Instituto Alana e Fundação Tide Setubal.
Este ano a escolha dos empreendedores acontece em dois tempos. Na primeira, com resultado a ser divulgado em 12 de junho, 30 projetos serão escolhidos para um curso exclusivo ministrado pelo Senac entre julho e outubro. A partir da apresentação do plano de negócios, ao final do curso, serão escolhidos os microempreendedores que receberão o aporte financeiro e técnico para investirem em seus empreendimentos.
Pré-requisitos para seleção
Para o empreendimento ser selecionado é preciso demonstrar vínculos claros com a zona leste, comprometimento com métodos e práticas sustentáveis, características favoráveis a transferências de conhecimento para outros empreendedores, vínculos com economia solidária, promoção da igualdade social, participação de jovens e mulheres como protagonistas na concepção, execução e gestão do empreendimento; além de coerência e viabilidade técnica do projeto. O Fundo financia até 70% do valor do projeto e com contrapartida, os empreendedores se comprometem e, privilegiar a contratação de moradores e fornecedores da zona leste. Caso empreendimento seja informal, também, é necessário a regularização no prazo máximo de seis meses após a publicação do resultado do edital.
Em três edições, o Fundo Zona Leste Sustentável investiu 710 mil,em 27 projetos de diversos segmentos como sustentabilidade ambiental, alimentação, confecção, vestuários e acessórios de moda, informática, comunicação e marketing. Em 2014, serão investidos, ao total, 200 mil em todos os projetos.
Sobre o Fundo Zona Leste Sustentável
O Fundo Zona Leste Sustentável foi criado em 2010 e apoia, atualmente, 27 empreendedores de diversos segmentos. Promove capacitação técnica e administrativa, além de aporte financeiro.
Entre as instituições parceiras do Fundo estão: Associação Comercial de São Paulo (ASCSP), Escola de Artes, Ciências e Humanidades-USP (EACH), USP Leste, Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, Fundação Tide Setubal, Fundep, Instituto Alana, Instituto Votorantim, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac SP), Subprefeitura de São Miguel Paulista, Universidade Cruzeiro do Sul.
Mais informações pelo site www.zlsustenta.org.br.
Calendário do Edital
1/04 – Início das Inscrições
30/05 – Término das inscrições
02/06 – Oficina de Apresentação
05 a 19/06 – Entrevista de qualificação
20/06 – Resultados da seleção da Etapa I –
Resultados da Etapa II – Seleção final – 28/10
E-mail: contato@zlsustenta.org.br; site: www.zlsustenta.org.br; tel.: (11)2025-5505 (Roseli) – das 10 às 17h ou 999123943 (Simone)