Fundo Zona Leste Sustentável prorroga edital até 30 de maio

2 de abril de 2014

O Brasil já começa a entrar em ritmo de Copa do Mundo. Em junho, 32 seleções de diversas partes do planeta, se enfrentarão para saber qual é o novo campeão do mundo. O espetáculo, que não se restringe somente aos gramados, também movimenta a economia. Nesse ritmo, o Fundo Zona Leste Sustentável — uma experiência pioneira em desenvolvimento local — montará sua seleção 2014.

Até 30 de maio, cooperativas, MEI –- Microempreendedor Individual, microempresas e grupos associativos de Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel Paulista poderão se inscrever no edital de seleção. As propostas deverão ser enviadas por meio do site www.zlsustenta.org.br onde será possível acessar o edital completo, as etapas de seleção e os documentos necessários para inscrição.

O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento local, incentivar a autonomia e o protagonismo de microempreendedores por meio de repasse financeiro, que pode chegar até R$ 25 mil, além de capacitação e acompanhamento técnico do empreendimento pela rede de parceiros do Fundo – Universidade Cruzeiro do Sul, Senac-SP, Sebrae-SP, Instituto Alana e Fundação Tide Setubal.

Este ano a escolha dos empreendedores acontece em dois tempos.  Na primeira, com resultado a ser divulgado em 12 de junho, 30 projetos serão escolhidos para um curso exclusivo ministrado pelo Senac entre julho e outubro.  A partir da apresentação do plano de negócios, ao final do curso, serão escolhidos os microempreendedores que receberão o aporte financeiro e técnico para investirem em seus empreendimentos.

Pré-requisitos para seleção

Para o empreendimento ser selecionado é preciso demonstrar vínculos claros com a zona leste, comprometimento com métodos e práticas sustentáveis, características favoráveis a transferências de conhecimento para outros empreendedores, vínculos com economia solidária, promoção da igualdade social, participação de jovens e mulheres como protagonistas na concepção, execução e gestão do empreendimento; além de coerência e viabilidade técnica do projeto. O Fundo financia até 70% do valor do projeto e com contrapartida, os empreendedores se comprometem e, privilegiar a contratação de moradores e fornecedores da zona leste. Caso empreendimento seja informal, também, é necessário a regularização no prazo máximo de seis meses após a publicação do resultado do edital.

Em três edições, o Fundo Zona Leste Sustentável investiu 710 mil,em 27 projetos de diversos segmentos como sustentabilidade ambiental, alimentação, confecção, vestuários e acessórios de moda, informática, comunicação e marketing. Em 2014, serão investidos, ao total, 200 mil em todos os projetos.

Sobre o Fundo Zona Leste Sustentável

O Fundo Zona Leste Sustentável foi criado em 2010 e apoia, atualmente, 27 empreendedores de diversos segmentos. Promove capacitação técnica e administrativa, além de aporte financeiro.

Entre as instituições parceiras do Fundo estão: Associação Comercial de São Paulo (ASCSP), Escola de Artes, Ciências e Humanidades-USP (EACH), USP Leste, Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, Fundação Tide Setubal, Fundep, Instituto Alana, Instituto Votorantim, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac SP), Subprefeitura de São Miguel Paulista, Universidade Cruzeiro do Sul.

Mais informações pelo site www.zlsustenta.org.br.

Calendário do Edital

1/04 – Início das Inscrições

30/05 – Término das inscrições

02/06 – Oficina de Apresentação