Com sede própria, Guardiãs do Território ampliam sua atuação no Jardim Lapena

Prática de Desenvolvimento Local

30 de maio de 2023

As Guardiãs do Território são fundamentais para o desenvolvimento do Jardim Lapena, localizado na zona leste de São Paulo. O grupo tem atuado de forma significativa em parceria com o Galpão ZL e a Fundação Tide Setubal. Em abril deste ano, as Guardiãs inauguraram um novo espaço de atendimento para o bairro.

Essa conquista é um marco importante para as Guardiãs do Território. O grupo foi formado em 2020, por moradoras do Jardim Lapena mobilizadas para proteger a população contra os efeitos da pandemia de Covid-19. No entanto, as integrantes desenvolvem hoje uma série de iniciativas em favor do bem-estar da população do território.

Após três anos de atuação em favor da população do Jardim Lapena e região, elas conseguiram financiamento após terem enviado um projeto para a área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal. Com a verba, alugaram um imóvel como sede para fortalecer seu trabalho.

Marleide Rezende, integrante das Guardiãs do Território, reconhece o avanço alcançado: “Nossa sede é um passo importante para conseguirmos nos projetar sozinhas. É importante para nós, do território, percebermos que podemos ser independentes e aprender a buscar recursos. O Galpão e a Fundação continuam sendo nossos principais apoiadores.”

Com apenas um mês de funcionamento, a sede das Guardiãs já oferece um espaço para cuidados, aulas de crochê, alfabetização e letramento. Além disso, outros serviços oferecidos no espaço são voltados ao acolhimento e assessoria jurídica para mulheres com questões de pensão alimentícia pendentes, por exemplo.

Essa conquista representa a concretização dos objetivos iniciais desse movimento comunitário, formado por mulheres residentes do Jardim Lapena, bairro que enfrenta desafios sociais, econômicos e ambientais. Unidas por uma forte conexão com o território e consciência aguçada dos problemas locais, elas se uniram para buscar soluções e construir um ambiente mais seguro e saudável.

Uma trajetória que começou na adversidade

No início da pandemia de Covid-19, as Guardiãs do Território, com o apoio do Galpão ZL, distribuíram itens básicos de proteção contra a doença. Com o tempo, aumentaram as ações para identificar moradores em situação de vulnerabilidade social, expandindo o grupo de pouco mais de 20 para mais de 100 integrantes.

Essas mulheres estão envolvidas em diversas atividades sociais e ambientais, como a promoção de campanhas de conscientização sobre a preservação ambiental. Para além disso, elas realizam mutirões de limpeza e plantio de árvores, e lutando pela criação e manutenção de áreas verdes no bairro. Sendo assim, essas ações melhoram a qualidade de vida da comunidade e contribuem para um ambiente mais saudável e sustentável.

Além disso, as Guardiãs do Território buscam parcerias com órgãos governamentais, empresas locais e outras organizações da sociedade civil. Essas parcerias são essenciais para ampliar o alcance e o impacto de suas ações, além de acessar recursos e apoio técnico para projetos maiores. Nesse sentido, algumas ações abrangem a implantação de espaços de convivência, requalificação de praças e realização de eventos culturais e esportivos.

+ Confira  ações realizadas pelas Guardiãs do Território no Jardim Lapena e região

O trabalho em conjunto muda realidades

As parcerias entre órgãos governamentais, empresas locais e organizações da sociedade civil são fundamentais para o enfrentamento das desigualdades sociais, pois:

1. Amplia recursos: a colaboração entre esses atores permite a mobilização de recursos financeiros, técnicos e humanos adicionais para enfrentar os desafios das desigualdades sociais.
  2. Complementa conhecimentos e habilidades: cada parceira/o traz suas vivências e conhecimentos específicos, o que enriquece as abordagens e soluções propostas.
  3. Produz abordagem integrada: a união de diferentes atores possibilita uma abordagem mais abrangente e coordenada. Isso é feito considerando diferentes perspectivas e necessidades.
  4. É mais eficiente: ao unir esforços, as/os parceiras/os podem otimizar a implementação de programas e projetos, evitando duplicação de esforços e promovendo uma utilização mais eficiente dos recursos disponíveis.
  5. Cria redes e conexões: por meio por meio das parcerias, é possível ampliar o alcance das ações, acessar novas redes de contatos e estabelecer conexões que beneficiem o enfrentamento das desigualdades sociais.
  6. Amplia a participação e empoderamento da comunidade: a inclusão de organizações da sociedade civil e da comunidade local nas parcerias permite participação mais efetiva e maior empoderamento das pessoas afetadas pelas desigualdades sociais.
  7. Gera sustentabilidade em longo prazo: as parcerias fortalecem a capacidade de continuidade e sustentabilidade das ações, pois combinam recursos, conhecimentos e esforços para enfrentar desafios complexos de forma duradoura.

Ou seja, quando as Guardiãs do Território se fortalecem, todo o Jardim Lapena sai ganhando.

Texto: Daniel Cerqueira / Imagem: Divulgação / Guardiãs do Território