Comunidade de São Miguel Paulista ganha Ponto de Leitura Tide Setubal

8 de outubro de 2012

Na manhã do dia 3 de outubro, a Fundação Tide Setubal e a Secretaria de Municipal de Cultura inauguraram o Ponto de Leitura Tide Setubal, no Jardim São Vicente – bairro da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. A cerimônia contou com a presença de Carlos Augusto Calil, secretário municipal de cultura; Maria Alice Setubal, presidente do conselho da Fundação Tide Setubal; Maria Zenita Monteiro, coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas; Adelina de Jesus Viotto Borges, coordenadora dos Pontos de Leitura, e Anice Cruz Salles Arcos, diretora da Divisão de Planejamento, entre outros representantes da administração pública, como da Supervisão de Cultura da Subprefeitura de São Miguel.

Instalado em uma área de 42 m² no Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal, o espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h, proporcionando à população acesso à leitura e à informação. O Ponto de Leitura oferece um acervo inicial de 4.300 itens, entre livros de literatura infantojuvenil e adulta, dicionários, enciclopédias, quadrinhos, gibis e mangás, além de assinaturas de jornais e revistas. A leitura pode ser local ou por empréstimo domiciliar. Para cadastrar-se, o usuário precisa levar RG e comprovante de residência; menores de 16 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis.

Maria Alice Setubal, presidente do conselho da Fundação Tide Setubal, abriu a solenidade no Ponto de Leitura, e expressou sua emoção em inaugurar o novo espaço com o nome de sua mãe, uma grande leitora e contadora de histórias. “A leitura é central para a descoberta do mundo. Por isso, todos os projetos da Fundação têm como o eixo o letramento”, pontuou. “Temos o compromisso de transformar este local em um ponto de encontro e espaço para esta descoberta”, acrescentou.

Cultura e Cidadania

De acordo com o secretário Carlos Augusto Calil, a estratégia de implantação dos Pontos de Leitura em áreas carentes de equipamentos públicos não é apenas uma ação cultural, mas também uma contribuição ao exercício e ao fortalecimento da cidadania. “Esperamos que a população se aproprie deste novo espaço em São Miguel”, destacou.

Para atrair o público, o Sistema de Bibliotecas, mensalmente, envia aos Pontos de Leitura uma programação cultural com contação de histórias e/ou oficinas. “O acesso ao livro não se resume em colocar o livro na estante. É preciso investir em atividades que trabalhem a leitura”, ressaltou Maria Zenita, coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas.

Neste sentido, a equipe do Ponto Tide Setubal, para além das contações, já está elaborando uma programação especial dirigida ao público frequentador do CDC Tide Setubal. “Aqui há um fluxo grande de jovens para atividades esportivas. Nossa intenção é articular as ações dessas oficinas do programa Clube Escola com o uso do acervo do Ponto”, comentou Inácio Pereira dos Santos Neto, coordenador do Núcleo ArteculturAção, responsável pelos Pontos de Leitura Tide Setubal e Jardim Lapenna.

Parceria de Sucesso

O Ponto de Leitura Tide Setubal é um desdobramento da iniciativa do Ponto de Leitura do Jardim Lapenna. Inaugurado em 2009, tornou-se uma referência na localidade, contabilizando mais de 6 mil empréstimo em 2011. “No Lapenna, temos uma parceria muito bem sucedida com a Fundação Tide Setubal, cuja equipe é muito dedicada ao estímulo à leitura. Com certeza, no Jardim São Vicente, há tudo para dar certo também a iniciativa. O local é muito pertinente, há público em potencial e a expertise do parceiro no trabalho com crianças e jovens”, avaliou Adelina, coordenadora dos Pontos de Leitura.

Na inauguração, crianças e jovens do CDC já demonstraram interesse pela utilização do novo espaço. “Essa nova área para leitura veio somar às opções oferecidas no CDC. Sou leitora de poesias. Adoro Cecília Meireles e também escrevo. Não vejo a hora de emprestar os livros do Ponto”, disse Andreza Calazans dos Santos, 17 anos, estudante do 3° ano do Ensino Médio e educanda do projeto Intermídia, da Fundação Tide Setubal.

Ponto de Leitura Tide Setubal

Endereço: R. Mário Dallari, 170 – Jardim São Vicente – São Miguel Paulista

Horário de Funcionamento: seg. a sex., das 9h às 18h; sáb., das 10h às 17h

Documentos necessários para Cadastro: RG e comprovante de endereço (menores de 16 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis)