Comunidades da Zona Leste debatem educação como desenvolvimento
Seminário na USP Leste reúne órgãos públicos e sociedade civil para propor ações e compromissos. As inscrições já estão abertas ao público.
Mobilizar pessoas e organizações dispostas a realizar a educação como desenvolvimento local em distritos prioritários da Zona Leste do município de São Paulo. Este é o objetivo do conjunto de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil que se reunirá no próximo dia 30 de agosto, na USP Leste, para a realização do 2º Seminário Educação como Desenvolvimento Local.
A partir de doze grupos de trabalho temáticos pretende-se que o seminário produza propostas de ação e compromissos para realizá-las. Os temas estão concebidos como fatores importantes para uma educação que seja ao mesmo tempo um processo de desenvolvimento das pessoas, tanto como indivíduos quanto como integrantes das comunidades locais.
O Grupo de Trabalho sobre Transporte, por exemplo, contará com especialistas para contribuir com as propostas de ação formuladas no seminário, para ampliar a mobilidade urbana. E assim será com os outros temas: escolaridade, comunicação, economia local, segurança pública, saúde, pesquisa sobre realidade local, pessoas com deficiência, gestão escolar, equilíbrio ambiental, convivência escolar e elaboração de políticas em diálogo com o poder público.
O evento será dividido em duas partes, com trabalho em grupos e plenárias com a participação de especialistas e poder público. O evento é gratuito e aberto ao público. Para se inscrever, basta acessar: http://www.zonalesteestudosecidadania.com.br/index.php
Entre os participantes do 2º Seminário Educação como Desenvolvimento Local estão as Diretorias Regionais de Educação de São Miguel e de Itaquera (municipais), a Diretoria Regional de Ensino Leste 2 (estadual), profissionais de escolas públicas, a Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação e USP Leste), o CIC-Centro de Integração e Cidadania Leste, integrantes de conselhos gestores de unidades básicas de saúde, assim como as organizações Ação Educativa, Cenpec, Fundação Tide Setúbal, Instituto Alana, Associação de Mulheres do Jardim Camargo Novo, Rede Creche, Fundação Tide Setúbal e rádio Integração.
Confira a programação:
12h30-13h20 Recepção
13h20-13h30 Abertura
13h30-14h30 Grupos de Trabalho: elaborar propostas de ação
14h30-15h00 Grupos de Trabalho: comentários de especialistas às propostas de ação
15h00-15h30 Grupos de Trabalho: escolha de 3 ações prioritárias
15h30-15h50 Intervalo
15h50-16h40 Plenária: painel de ações prioritárias dos GTs
16h40-17h10 Plenária: palavra aberta: recomendações às ações prioritárias dos GTs
17h10-17h40 Plenária: palavra do poder público
17h40-18h00 Plenária: palavra aberta: recomendações ao processo de educação como desenvolvimento local
Serviço:
2º Seminário Educação como Desenvolvimento Local
Data 30 de agosto de 2013
Horário: das 13h às 18h
Local: USP Leste (Av. Arlindo Béttio 1000 Ermelino Matarazzo, São Paulo)
Informações e pré-inscrições: http://www.zonalesteestudosecidadania.com.br/index.php