Jovens do São Miguel no Ar participam do programa Ao Ponto

16 de abril de 2009

Os jovens do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar, participaram no último dia 1º de abril, da gravação da primeira edição de 2009 do programa Ao Ponto. O programa, uma parceria entre o Canal Futura e a TV Cultura, aborda com a platéia temas do cotidiano jovem e o público presente no estúdio são protagonistas nas discussões.

No primeiro encontro, AIDS foi o tema principal, abordado com muita naturalidade pelos jovens, que falaram sobre as maneiras de prevenção, suas experiências, o preconceito com quem adquire a doença.

Além de participarem ativamente como platéia, os jovens do NCC São Miguel no Ar, que tem como metodologia de desenvolvimento a educomunicação, puderam acompanhar de perto todo o processo que envolve a gravação de um programa de TV. Para Elias Lopes Oliveira, participante do projeto desde 2008,  foi surpreendente descobrir o quanto é trabalhoso fazer um programa ir ao ar com boa qualidade. “Acontecem vários erros durante a gravação, por isso, eles são obrigados a gravar muitas vezes. Quando assistimos em casa, não temos idéia de quanto dá trabalho”, disse Elias.

Sobre a comparação do trabalho realizado em uma emissora de TV e os projetos desenvolvidos pelos jovens no Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC), ele comenta – “Procuramos trabalhar como profissionais. Não temos a mesma quantidade de equipamentos, mas existe também a preocupação com os detalhes, em como utilizar a câmera, como abordar os entrevistados.”

O programa Ao Ponto apresentando pelo psiquiatra Jairo Bouer é um espaço aberto aos jovens para discutir assuntos da juventude como, família, drogas, escola, atitudes, relacionamentos. Além de apresentar profissões interessantes, bandas e novos estilos. A gravação vai ao ar no próximo dia 20/4 no Canal Futura e dia 24/4 na TV Cultura, e será a reestréia do programa em 2009. Não perca!