Núcleo de Formação Sociocultural inicia cursos gratuitos de teatro em São Miguel

22 de fevereiro de 2010

O Núcleo de Formação Sociocultural, que integra o Projeto ArteCulturAção, da Fundação Tide Setubal, vai oferecer, a partir de 2010, formação teatral em módulos abertos e gratuitos. São eles: sonoplastia e técnica de som; dramaturgia; figurino; iluminação; e cenografia. As formações em artes para os jovens que o núcleo já realiza continuarão acontecendo normalmente.

Os novos módulos foram propostos sobretudo  para os integrantes de grupos teatrais da região e para jovens que já passaram pelo curso básico, embora sejam abertos a todos os interessados. “É uma oportunidade de aperfeiçoamento nessas linguagens, pois trabalharemos as diferentes habilidades profissionais do teatro”, explica Tião Soares, coordenador do Projeto ArteCulturAção.

Segundo Tião, a proposta dos cursos surgiu ao se observar a programação cultural mensal da própria Fundação. “Existem grupos que realizam sua montagem, mas não sabem lidar com a sonoplastia e técnica de som. Outros não escrevem, não dominam a dramaturgia”, explica. “Esperamos, então, fortalecer a atuação dos coletivos para que sejam reconhecidos na comunidade e na cena urbana.”

Formação profissional

Os módulos de formação profissional voltam-se a jovens com mais de 17 anos. Serão oferecidos dois módulos a cada trimestre, com dez vagas em cada um deles. No trimestre de abril, maio e junho de 2010, serão ministrados os módulos de cenografia e figurino. Os demais ficarão para o segundo semestre deste ano. Os encontros acontecerão uma vez por semana no CDC Tide Setubal. A turma de cenografia se reúne todas as quartas-feiras, das 14h às 17h. A turma de Figurino tem encontros todas as sextas-feiras, das 14h às 17h.

O novo formato busca não só capacitar os grupos tecnicamente, mas funcionar também como uma iniciação profissional para jovens interessados pelo universo teatral. “A intenção é instigá-los para que se formem e passem a ocupar os espaços profissionais nesta área”, ressalta o coordenador. Para aumentar o intercâmbio com a cena teatral paulistana, profissionais renomados de sonoplastia, figurino, cenografia e dramaturgia serão convidados a ministrar palestras aos alunos e a conhecer os trabalhos dos coletivos.

Introdução ao teatro

Além da formação em artes cênicas voltada a profissionais, haverá um módulo iniciante de introdução teatral. Serão oferecidas vinte vagas em cada módulo, que dura quatro meses. O primeiro tem início na primeira quinzena de março de 2010. Nesse caso, os encontros acontecerão duas vezes por semana, sempre terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no CDC Tide Setubal. Os iniciantes precisam ter mais de 13 anos de idade.

Uma das características do módulo de introdução ao teatro será o rodízio entre educador profissional e aprendiz: um encontro será organizado pelo educador profissional, outro, proposto por um jovem que já concluiu a formação em artes dada pela Fundação.

As inscrições para os módulos de figurino e cenografia vão de 1° de março a 5 de abril. Iniciantes interessados no módulo de introdução ao teatro podem se inscrever até 15 de março. Todas as inscrições devem ser feitas pessoalmente, no CDC. O endereço é r. Mário Dalari, 170, Jd. São Vicente, distrito de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, telefone: (11) 2297-5969. O critério de aprovação levará em conta a ordem de chegada.