Jovens do Núcleo de Música e Luteria criam instrumentos, se apresentam e ensinam crianças

15 de dezembro de 2009

Durante os encontros semanais de 2009, os 18 jovens inscritos no Núcleo de Música e Luteria fabricaram 20 instrumentos, como alfaias (espécie de tambor) e rabecas, e aprenderam sobre manutenção das peças e técnicas de marchetaria para o acabamento. Participaram também de atividades extras como a ida ao HSBC Belas Artes, na Consolação, em São Paulo, para assistir ao filme Entre os muros da escola, do cineasta francês Laurent Cantet, e se apresentaram no 3º Encontro Caipira, realizado em junho no CDC Tide Setubal, ocasião em que tocaram diferentes ritmos regionais brasileiros.

“Os resultados de 2009 superaram nossas expectativas: neste ano os jovens se tornaram multiplicadores do aprendizado adquirido nos encontros, passando a compartilhar os saberes nas escolas e nas suas próprias famílias. Além disso, outro ponto positivo foi que participação dos grupos foi permanente ao longo dos meses, com baixa evasão”, conta Tião Soares, coordenador do Projeto ArteCulturAção, do qual o núcleo faz parte.

O Núcleo de Música e Luteria oferece atividades para jovens a partir de 13 anos, como o ensino de música e a fabricação de instrumentos de corda e percussão. Além disso, promove atividades culturais, como visitas a museus, exposições e teatro. Do grupo de 18 jovens, cinco também são educadores-aprendizes, atuando na oficina do Núcleo de Música e Luteria, instalada no Galpão de Cultura e Cidadania do Jardim Lapenna, e desenvolvendo atividades com os moradores da região. Em 2009, eles coordenaram oficinas de música para cerca de 30 crianças do Centro da Criança e do Adolescente (CCA), ligado à Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, co-gestora do Galpão com a Fundação Tide Setubal.

“Um dos objetivos de 2010 é oferecer neste Núcleo uma formação em restauração de instrumentos de corda, como a rabeca, para que os jovens tenham a oportunidade de gerar renda, uma vez que poderão produzir, vender e consertar instrumentos”, afirma Tião Soares.