Confira a programação da (Re)Virada Lapenna

Programas de influência

14 de agosto de 2017

Mais uma vez, a Fundação Tide Setubal fará parte da Virada Sustentável São Paulo. Na programação, estão atividades para crianças e adultos, todas realizadas no Jardim Lapenna no dia 25 de agosto, sexta-feira. Confira a programação:

(Re)Virada Lapenna, dia 25 de agosto de 2017

• 9h as 11h | Ocupação de espaços com brincadeiras

Alunos da ETEC de Esportes, organização brincadeiras para crianças e adolescentes, nas praças do bairro e dentro dos espaços educativos da EMEI Jardim Lapenna e EE Pedro Moreira Matos

Local: EMEI Jardim Lapenna – Rua Serra da Juruoca, 112

Local: EE Prof Pedro Moreira Matos – Rua Rafael Zimbardi, 38

• 10h às 12h e 14h às 16h | Oficina Eu crio

Alunos de Pedagogia da UNICSUL, agentes de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) e do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVs) irão ensinar crianças e jovens a produzir brinquedos a partir de materiais do bairro que seriam descartados, como vai e vem e bilboquê com garrafas pet, pinball com caixas de pizza e pé de lata. Os brinquedos serão doados as duas creches do bairro.

Local Manhã: Galpão de Cultura e Cidadania – R. Serra da Juruoca, 112

Local Tarde: Telecentro – R. Serra da Juruoca, 112 e no Trevo Santa Angelica, Vila Nair

• 10h às 14h |Ocupação Literária Biblioteca Pública

As atividades giram em torno de uma estante de livros móvel, com rodízios, construída com material reciclado com mais de 100 livros novos e lidos, disponibilizados para leitura no local ou para troca (Traga 1, Leve 1). A instalação inclui 10 cadeiras de praia que formam uma sala de leitura ao ar livre e Varal de Leitura. O acervo de obras inclui publicações independentes. Experimente!

Local: na saída da Estação São Miguel Paulista da CPTM.

• 11h | Reflexão sobre coleta seletiva no bairro

Associação de bairro recebe os catadores para discutir a implantação da coleta seletiva. Estarão presentes: programa PAVS – Programa Ambientes Verdes Saudáveis, agentes comunitárias de saúde da UBS Jardim Lapenna e representante da Cooperativa Guerreiros de Deus, Neia Gomes de Jesus.

Local: SOS Lapenna – Rua Isaura Fonseca, 8 – Jardim Lapenna

• 12h às 16h | Ocupação Literária Banho de Leitura

Uma banheira sobre rodízios, cheia de almofadas e uma minibiblioteca. Tudo isso ao ar livre, com um guarda-sol para mais conforto. Livros-imagem, poesias, crônicas, contos para você mergulhar na leitura de bons livros, com muito prazer e ludicidade. E também tem cadeiras de praia, como sala de leitura, se você preferir.

Local: Praça na Altura da Rua Serra da Juroca, 102

• 10h às 12h e 14h às 16h | Oficina Fazendo Arte

o período da manhã, artistas do bairro se organizam junto a comunidade para criar mosaicos com CDs e pedaços de azulejos nos bancos da Praça – ao lado do Galpão de Cultura e Cidadania, que foi recentemente requalificada em um mutirão de moradores. A partir das 14h, os artesãos farão oficinas de sinos musicais com material reciclado em uma sala de aula da E.E. Prof. Pedro Moreira Matos.

Local Manhã: Praça ao lado do Galpão de Cultura e Cidadania – R. Serra da Juruoca, 112

Local Tarde: EE Prof Pedro Moreira Matos – R. Rafael Zimbardi, 68

• 9h às 11h e 14h às 16h | Oficina Com que Roupa eu vou

Uma artesã oferecerá aulas para customização de roupas e confecção de bolsas com tecidos.

Local: Galpão de Cultura e Cidadania – R. Serra da Juruoca, 112

• 14h às 18h | Ocupação Literária Rede de Leitura com Sarau Independente

Redes de descanso bem confortáveis ao lado de um varal com mostra de publicações de jovens autores independentes, que a cada meia hora interpretam trechos de seus livros para o público. As publicações, às quais não se tem acesso em livrarias, bibliotecas e outros equipamentos públicos, são  disponibilizadas para leitura no local e também para a venda pelos próprios autores a quem quiser adquirí-las.

Local: Praça na Altura da Rua Serra da Juroca, 102

• 14 às 18h | Ocupação Literária Vôo Livro

Ache um livro para você: são 100 livros novos ou lidos disponibilizados para leitura em bancos e outros suportes de espaços públicos, todos com uma sobrecapa com ilustração de passarinhos, identificando-os como do projeto Vôo Livro. Os livros podem lidos ali mesmo ou serem levados para casa. Sugerimos que depois de lerem, os leitores os “libertem” novamente em espaços públicos, para voar a outras mãos. O acervo de obras inclui publicações independentes.

Local: na saída da Estação São Miguel Paulista da CPTM