Núcleo ArteCulturAção inscreve para cursos de teatro, música e luteria

11 de julho de 2011

Desde 11 de julho, estão abertas as inscrições para os módulos de formação em teatro, música e luteria, totalmente gratuitos, promovidos pelo Núcleo ArteCulturAção, da Fundação Tide Setubal. Os cursos acontecem no CDC Tide Setubal e no Galpão de Cultura e Cidadania, ambos localizados no bairro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. No total, são 180 vagas, distribuídas em seis opções, para diferentes faixas etárias. Os interessados devem se inscrever no local do respectivo curso, até um dia antes do início das aulas (veja relação abaixo).

Com a proposta de valorizar o saber social da comunidade, articulando arte, cultura e cidadania, o Núcleo ArteCulturAção promove dois tipos de formação: em teatro e suas linguagens e em música e luteria. Na área teatral, haverá um curso para iniciantes, com a educadora Marina Corazza Padovani. Rodas de conversa, expressão corporal, jogos teatrais, construção de textos dramáticos e visitas a centros culturais fazem parte das atividades, para jovens a partir dos 13 anos.

No primeiro semestre de 2011, mais de 30 pessoas participaram desta oficina, que incluiu passeios ao MASP, Memorial da Resistência e Sesc Pompeia. Os alunos também assistiram a dois espetáculos: Freak Show e Ópera de Sabão. No encerramento, em 29 de junho, parte do grupo encenou no CDC Tide Setubal a peça intitulada Mil fibras, para cerca de 110 espectadores. Construída coletivamente, a obra era inspirada em textos de Kafka e de outros autores, abordando temas como preconceito e liberdade de expressão.

Ainda na área teatral, o curso Intervenção Urbana terá aulas práticas e teóricas, sob o comando do educador Júlio Dojcsar, a partir de setembro, no CDC. “Queremos discutir outras formas de expressão em espaços públicos (para além do grafite, comum nas periferias urbanas), de forma a ampliar o repertório dos grupos locais, bem como suas estratégias de ação em artes visuais no território”, explica Inácio Pereira dos Santos Neto, coordenador do ArteCulturAção.

Música e Luteria

As formações em música e luteria serão oferecidas no Galpão de Cultura e Cidadania, situado no Jardim Lapenna. Para integrantes de grupos culturais e demais interessados, haverá um módulo dedicado à construção de violões. Durante as aulas, o luthier Fabio Vanini ensinará os alunos a confeccioná-los artesanalmente. “Com esta oficina, trabalharemos a veia cultural e abriremos uma possibilidade de geração de renda aos participantes, que poderão construir instrumentos de qualidade e vendê-los — há mercado para esse tipo de produto”, afirma Inácio.

Na área de iniciação musical, o leque de opções é bastante variado. Nas aulas de ritmos brasileiros, crianças e adolescentes aprenderão percussão a partir do resgate de expressões como coco e ciranda, entre outros. Uma novidade para a faixa etária entre 7 e 12 anos serão as aulas de canto coral, oferecidas em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul, apoiadora do módulo de formação em violão.

“Pela primeira vez, vamos promover o ensino de elementos básicos para tocar cavaquinho, bandolim e violão, com vagas para adultos. Estamos diversificando nossas atividades, buscando atender a outros públicos e trabalhar com outros gêneros musicais. Dessa maneira, ampliamos nossa atuação no território e agregamos novos atores”, ressalta o coordenador do ArteCulturAção.

Quem não tem disponibilidade para freqüentar um curso semestral, pode participar do workshop Cajones de todas as tribos, com o músico Jhony Guima. Na tarde de 27 de agosto, ele explicará a origem do cajón e algumas técnicas para tocá-lo. Os interessados numa das 15 vagas devem se inscrever pelo email inacio@ftas.org.br até 26 de agosto, enviando nome, RG e telefone. A atividade ocorrerá no Galpão de Cultura e Cidadania.

Clique aqui e confira a programação completa dos cursos