Confira o resultado final do Edital Territórios Clínicos 2023

1 de dezembro de 2023

O resultado final do Edital Territórios Clínicos 2023 já está definido. A iniciativa, que conta com realização da Fundação Tide Setubal em parceria com a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, visa fomentar propostas que produzam circulação e ampliação de práticas no campo da saúde mental, sobre tudo psicanalítico.

Desse modo, o foco do edital consiste em democratizar e descentralizar a produção de conhecimento e o atendimento psíquico. Dentro do resultado final do Edital Territórios Clínicos 2023, as dez organizações escolhidas para receber apoio de R$ 150 mil têm atuação no Estado de São Paulo.

Ou seja, esse recurso, que será relativo ao período de dois anos, visa financiar a implementação de um plano de ação. O valor visa financiar a implementação de um plano de ação composto por intervenções, atendimentos, articulações e/ou pesquisas no campo da saúde mental, além de ações voltadas ao fortalecimento institucional da própria organização.

Nesse sentido, à época do lançamento do Edital Territórios Clínicos 2023, Tide Setubal Nogueira, coordenadora do Programa de Saúde Mental da Fundação, destacou a expectativa que tem referente ao aporte a ser repassado para as organizações contempladas no resultado final do Edital Territórios Clínicos 2023.

“[Tenho esperança de que] para os próximos dois anos, os projetos selecionados possam amadurecer em sua atuação. Idem ao aprimorar tanto os aspectos clínicos quanto reflexivos. Além disso, espero que exista maior interação entre as clínicas públicas e as políticas públicas de saúde mental, promovendo colaboração que fortaleça e expanda o acesso aos serviços nas periferias”, comenta.

+ Entrevista com Ana Carolina Barros Silva, psicanalista e coordenadora-geral da organização Casa de Marias

Sobre os resultados

Assim sendo, conheça as dez organizações selecionadas no resultado final do Edital Territórios Clínicos 2023:

1. Ateliê Psicoterapêutico
  2. Casa Chama, representada pelo Núcleo de Saúde Mental Chama Psi
  3. Projeto Flor de Cacto
  4. Instituto Fazendo História – Programa com Tato
  5. Coletivo Capim
  6. Coletivo Psicanálise Periférica
  7. Grupo de Iniciativa Psi Antirracista (Gipa)
  8. Psi Cultural Vozes de Carolinas Vivas
  9. Neide (Núcleo de Educação e Intervenção em Direitos Humanos)