Confira os cursos oferecidos pelo Arteculturação no segundo semestre

26 de julho de 2013

O Núcleo Arteculturação, da Fundação Tide Setubal, foi criado com a proposta de valorizar o saber da comunidade, articulando arte, cultura e cidadania. No segundo semestre de 2013, o Arteculturação oferece, gratuitamente, cursos em módulos para jovens artistas e grupos culturais que desejem aprimorar seus conhecimentos em teatro e suas linguagens, música e luteria.

As inscrições para os módulos começam no dia 1º de agosto, vão até o início das atividades, e são presenciais, no CDC Tide Setubal e no Galpão de Cultura e Cidadania.

Confira abaixo os cursos e datas!

Formação Sociocultural – 2013

Onde: CDC Tide Setubal – Rua Mário Dallari, 170

Jd. São Vicente – São Miguel Paulista

Informações: 2297-5969

MÓDULO – TEATRO PARA INICIANTES

Educador – Marcos Gomes

Rodas de conversa, leitura e escrita, expressão corporal, jogos teatrais, construção de textos dramáticos, pesquisa e montagem teatral, passeios culturais a teatros, museus e centros culturais.

Podem participar: jovens a partir de 13 anos

Quando: de 8 de agosto a 5 de dezembro (todas as terças e quintas-feiras), das 14h às 17h

Formação Sociocultural – 2013

Onde: Galpão de Cultura e Cidadania – Rua Serra da Juruoca, 112

Jd. Lapenna – São Miguel Paulista

Informações: 2956-0091

MÓDULO – TEATRO PARA INICIANTES

Educador – Marcos Gomes

Podem participar: jovens a partir de 13 anos

Quando: de 12 de agosto a 2 de dezembro (todas as segundas-feiras), das 10h às 12h

Formação em Música e Luteria – 2013

Onde: Galpão de Cultura e Cidadania – Rua Serra da Juruoca, 112

Jd. Lapenna – São Miguel Paulista

Informações: 2956-0091

MÓDULO – RESTAURO E AJUSTE DE VIOLINO E VIOLA DE ARCO

Educador – Rudson Di Cavalcanti

O curso tem como objetivo a formação de lutieres (profissional especializado no reparo e construção de instrumentos musicais), por meio de atividades teóricas e práticas, como origem dos instrumentos, fundamentos e conceitos de acústica em violino e viola de arco, madeiras e cortes, preparo e construção de ferramentas especiais, preparo de colas e colagens, desmontagens, técnicas de inesto, ajustes gerais e ajustes finos, técnicas de preparo e aplicação de vernizes, acabamento final.

Podem participar: integrantes de grupos artísticos e afins

Quando: de 13 de agosto a 5 de dezembro (terças e quintas-feiras), das 14h às 17h

MÓDULO – PERCUSSÃO – RITMOS BRASILEIROS

Educador – Jhony Guima

Musicalização em percussão, ritmos brasileiros como coco, jongo, maracatu, ciranda e samba, construção rítmica, prática instrumental com pandeiros, alfaias, cajones e outros instrumentos, formação de grupo musical com base na cultura popular, rodas de conversa e passeios culturais.

Turma I – Vagas: 15

Podem participar: crianças e adolescentes com idade entre 7 e 12 anos

Quando: de 10 de agosto a 7 de dezembro(todos os sábados), das 9h às 10h

Turma II – Vagas: 15

Podem participar: adolescentes a partir de 13 anos

Quando: de 10 de agosto a 7 de dezembro(todos os sábados), das 10h às 12h

MÓDULO – FORMAÇÃO MUSICAL CANTO CORAL INFANTOJUVENIL

Educadora –Miriam Megumi Utsunomiya

Musicalização infantojuvenil, técnica vocal em grupo e expressão corporal para a criação de um grupo de coral.

Podem participar: crianças e adolescentes de 7 a 12 anos

Quando: de 14 de agosto a 4 de dezembro (todas as quartas-feiras), das 15h30 às 17h

MÓDULO – MÚSICA E MOVIMENTO

Educadora – Miriam Megumi Utsunomiya

Canto em grupo utilizando movimento, expressão e percussão corporal, conhecendo a si mesmo na construção da música do grupo.

Podem participar: crianças a partir de 11 anos

Quando: de 16 de agosto a 06 de dezembro (todas as sextas-feiras), das 10h às 11h

MÓDULO – FORMAÇÃO MUSICAL EM VIOLÃO

Educador – Flávio Fevereiro

Iniciação com conhecimentos básicos de teoria musical, grafia e leitura de partituras, dentro do contexto da história da música e o desenvolvimento do instrumento.

Turma I – Vagas: 10

Podem participar: adolescentes a partir de 13 anos