O projeto é realizado pela Fundação Tide Setubal desde 2007, no Galpão de Cultura e Cidadania, no Jardim Lapenna, São Miguel Paulista, zona leste da cidade de São Paulo e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
A cerimônia de formatura foi cercada de muita emoção. Estiveram presentes o professor Hugo Duarte, assessor especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e presidente da São Paulo Confia, Paula Galeano, coordenadora geral da Fundação Tide Setubal, José Nário Pereira dos Santos (Narinho), presidente da Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, o Vereador Toninho Paiva, além de familiares e amigos dos jovens formandos.
Carina Piatezzi, integrante o NCC São Miguel No Ar desde 2008, foi escolhida pelos jovens para representá-los na abertura da cerimônia. Ela agradeceu o apoio da Fundação na realização do projeto e destacou a importância para sua formação. “A gente aprendeu a escrever, a se expressar, para mim que sou tímida foi muito importante”, observou. Sobre as ações realizadas ela falou emocionada. “Fizemos coisas de outro mundo. Nunca pensamos que faríamos uma TV e uma rádio de rua, um jornal. Foi um belo projeto”.
Nário Pereira dos Santos, o Narinho, presidente da Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, parceira da Fundação na gestão do Galpão de Cultura e Cidadania, parabenizou todos os jovens e falou da sua felicidade por ver o crescimento do grupo e tudo que eles desenvolveram ao longo do projeto. “Eu conheço bem esse bairro, sei o que faltava em cultura e educação. Vocês aprenderam muito e fizeram a gente se desenvolver também, aprendi muito com vocês”.
Paula Galeano, coordenadora geral da Fundação Tide Setubal, salientou a importância do projeto. “Hoje em dia, a comunicação, a expressão por vídeo ou internet, presencial ou a distância é muito importante. Este é um projeto que conecta não apenas vocês, mas a Fundação com mundo”. Ela falou ainda sobre como o projeto está alinhando aos objetivos da Fundação. “Acredito que a Fundação tem um objetivo importante na região [São Miguel Paulista], que é o desenvolvimento local. É muito bom ver hoje aqui pessoas se transformando, passando de uma etapa para outra”, finalizou.
Os jovens não evoluíram apenas em conhecimento, eles cresceram como pessoas, foi o que relatou Amara Figueroa, mãe de André Figueroa, um participante do Núcleo de Comunicação Comunitária. “Meu filho era como uma plantinha murcha, seca, com a auto-estima lá em baixo. Mas, cada vez que ele ia para o núcleo ganhava uma folhinha nova e o resultado é que hoje ele é uma planta florida”, conta animada. “Ele está cheio de responsabilidade e auto-estima. Agradeço pelo que foi feito e espero que muitos Andrés, Marias e Pedros possam ser acolhidos da maneira que ele foi”.
Raymara de Souza, outra integrante do NCC São Miguel no Ar, destaca a sua evolução. “Depois da minha participação no projeto eu evolui bastante. Em relação a minha vida profissional eu aprendi a me comunicar melhor, a me expressar tanto escrevendo quanto falando e também aprendi a trabalhar em grupo”, disse a jovem, hoje estudante de ciências da computação.
Para José Luiz Adeve, o Cometa, coordenador do NCC São Miguel no Ar, a experiência foi de muito aprendizado, não apenas para os jovens. “O NCC despertou em muitas pessoas da comunidade a necessidade e o desejo de fazer comunicação, como também a percepção da importância de ocupar os espaços públicos para discutir e propor ações para o território”, explica.
Encerrado o processo de formação, em 2010 o NCC São Miguel no Ar passa a ser um espaço de produção de conhecimento, por meio da comunicação, oferecendo à comunidade formações especificas.
Para saber mais sobre o NCC São Miguel no Ar, confira as matérias a seguir:
Jovens concluem formação no Projeto Rede Jovem Comunica
Jovens relatam o aprendizado no Núcleo de Comunicação Comunitária