Jovens do NCC São Miguel no Ar recebem certificação durante cerimônia de formatura

2 de junho de 2010
A sensação era de despedida, mas com a consciência de que muita coisa havia se transformado e que agora era o momento de dar um passo ainda maior. Neste clima, os 30 jovens do Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC) São Miguel No Ar comemoram, no último dia 22 de maio, em uma cerimônia de formatura, o encerramento das atividades de formação.

O projeto é realizado pela Fundação Tide Setubal desde 2007, no Galpão de Cultura e Cidadania, no Jardim Lapenna, São Miguel Paulista, zona leste da cidade de São Paulo e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

A cerimônia de formatura foi cercada de muita emoção. Estiveram  presentes o professor Hugo Duarte, assessor especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e presidente da São Paulo Confia, Paula Galeano, coordenadora geral da Fundação Tide Setubal, José Nário Pereira dos Santos (Narinho), presidente da Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, o Vereador Toninho Paiva, além de familiares e amigos dos jovens formandos.

Carina Piatezzi, integrante o NCC São Miguel No Ar desde 2008, foi escolhida pelos jovens para representá-los na abertura da cerimônia. Ela agradeceu o apoio da Fundação na realização do projeto e destacou a importância para sua formação. “A gente aprendeu a escrever, a se expressar, para mim que sou tímida foi muito importante”, observou. Sobre as ações realizadas ela falou emocionada. “Fizemos coisas de outro mundo. Nunca pensamos que faríamos uma TV e uma rádio de rua, um jornal. Foi um belo projeto”.

Nário Pereira dos Santos, o Narinho, presidente da Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, parceira da Fundação na gestão do Galpão de Cultura e Cidadania, parabenizou todos os jovens e falou da sua felicidade por ver o crescimento do grupo e tudo que eles desenvolveram ao longo do projeto. “Eu conheço bem esse bairro, sei o que faltava em cultura e educação. Vocês aprenderam muito e fizeram a gente se desenvolver também, aprendi muito com vocês”.

Paula Galeano, coordenadora geral da Fundação Tide Setubal, salientou a importância do projeto. “Hoje em dia, a comunicação, a expressão por vídeo ou internet, presencial ou a distância é muito importante. Este é um projeto que conecta não apenas vocês, mas a Fundação com mundo”. Ela falou ainda sobre como o projeto está alinhando aos objetivos da Fundação. “Acredito que a Fundação tem um objetivo importante na região [São Miguel Paulista], que é o desenvolvimento local. É muito bom ver hoje aqui pessoas se transformando, passando de uma etapa para outra”, finalizou.

Os jovens não evoluíram apenas em conhecimento, eles cresceram como pessoas, foi o que relatou Amara Figueroa, mãe de André Figueroa, um participante do Núcleo de Comunicação Comunitária. “Meu filho era como uma plantinha murcha, seca, com a auto-estima lá em baixo. Mas, cada vez que ele ia para o núcleo ganhava uma folhinha nova e o resultado é que hoje ele é uma planta florida”, conta animada. “Ele está cheio de responsabilidade e auto-estima. Agradeço pelo que foi feito e espero que muitos Andrés, Marias e Pedros possam ser acolhidos da maneira que ele foi”.

Raymara de Souza, outra integrante do NCC São Miguel no Ar, destaca a sua evolução. “Depois da minha participação no projeto eu evolui bastante. Em relação a minha vida profissional eu aprendi a me comunicar melhor, a me expressar tanto escrevendo quanto falando e também aprendi a trabalhar em grupo”, disse a jovem, hoje estudante de ciências da computação.

Para José Luiz Adeve, o Cometa, coordenador do NCC São Miguel no Ar, a experiência foi de muito aprendizado, não apenas para os jovens. “O NCC despertou em muitas pessoas da comunidade a necessidade e o desejo de fazer comunicação, como também a percepção da importância de ocupar os espaços públicos para discutir e propor ações para o território”, explica.

Encerrado o processo de formação, em 2010 o NCC São Miguel no Ar passa a ser um espaço de produção de conhecimento, por meio da comunicação, oferecendo à comunidade formações especificas.

Para saber mais sobre o NCC São Miguel no Ar, confira as matérias a seguir:

Jovens concluem formação no Projeto Rede Jovem Comunica

Jovens relatam o aprendizado no Núcleo de Comunicação Comunitária

NCC dará formação a grupo de jovens do CENPEC