Conversa na praça

16 de outubro de 2017

Praça, local de ocupação pública, perfeito cenário para o encontro de alunos, poetas, cantores, cantadores, escritores.

Em “Conversa na Praça”, a poetisa Mariana Felix e o poeta Andrio Cândido, ambos da periferia da cidade de São Paulo, recebem o Cantador Renato Pessoa, o Sarau Tarja Preta (dos estudantes da EE Reverendo Urbano de Oliveira Pinto) e a Dança Negra Raiz (da EMEF José Honório Rodrigues).

Venha participar deste encontro, onde haverá a troca de saberes entre os escritores que discutirão processos criativos, lançamento independente dos seus livros e estratégias para distribuição.

Os artistas convidados contribuirão inserindo música no evento e nas fortes palavras do Sarau, além de realizarem releituras de Lima Barreto e distribuição de dicas literárias. Veja mas detalhes sobre as atrações e os convidados.

Mariana Felix

Escritora negra de Ermelino Matarazzo. Autora dos livros de poesias “Vício” (2017) e “Mania” (2015). Discute a emancipação da mulher na contemporaneidade através do empoderamento via sororidade feminina e aquisição do conhecimento e posse do próprio corpo, bem como as relações afetivas opressoras e destrutivas da sociedade heteronormativa.

Andrio Cândido

Escritor negro de São Miguel Paulista. Autor do livro de poesias “Dente de Leão” (2017), que discute a presença do negro em todas as instâncias socioculturais e artísticas, a violência policial, o amor afrocentrado ou não e a territorialidade na escrita e na arte, trazendo o foco sempre para a região de Ururaí (nome indígena de São Miguel Paulista) de maneira lírica e crítica.

Renato Pessoa

Cantador de São Paulo, de uma família com tradição na transmissão oral dos sentidos e saberes do canto. Estudou o canto erudito e popular. Atualmente, entre diversas atividades, integra o trio vocal “Banhu Maria” e colabora com coletivos culturais, tais como “Pretas Peri” e “Encontro de Utopias”.

Sua música mescla elementos da MPB dos anos 1960, da Tropicália e da musicalidade afro-ameríndia.

O Sarau Tarja Preta: Palavras Pretas Pela Praça, dos estudantes da EE Reverendo Urbano de Oliveira Pinto, fará um recorte de autoria, enaltecendo o protagonismo de poetas negros e negras. Haverá também leituras e releituras da obra do escritor Lima Barreto. O título e o subtítulo do sarau fazem referência à obra do Poeta e Rapper GOG.

Dança Negra Raiz

Uma apresentação de dança afro-brasileira contemporânea do grupo Negra Raiz, da EMEF José Honório Rodrigues. Participe também da distribuição de dicas literárias escolhidas pelos alunos e professores da escola.