CPDOC São Miguel preserva o passado de olho no futuro

24 de setembro de 2008

O Centro de Pesquisa e Documentação São Miguel Paulista – CPDOC São Miguel completa, em outubro, seis meses de atuação. Neste período, além de ter formado um acervo físico significativo de materiais sobre o bairro, desenvolveu diversas ações para a disseminação deste conteúdo para outros locais do Brasil e do mundo.

A utilização das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) é um dos principais aspectos abordados. “A disseminação das ações pelas novas TICs tem nos possibilitado produzir conteúdo de forma a permitir chegar em redes sociais que não teríamos acesso. Ao vislumbrar isso, passamos a dialogar em um universo de grande potencial mobilizador e articulador de iniciativas comuns”, conta o coordenador Mauro Bonfim, que trabalha com dois estagiários.

Para isso, adotam a produção de informação articulando áudio, vídeo e textos, em plataformas eletrônicas que possibilitam troca de informação e participação dos mais diversos públicos. O projeto possui um blog atualizado periodicamente com notícias, entrevistas e informações sobre a história do bairro, uma newsletter eletrônica semanal, perfil no Orkut e comunidade “Histórias de São Miguel Paulista”, além de página no MySpace, a nova febre na rede mundial de computadores, para veiculação dos conteúdos em vídeo.

“Utilizamos esses ambientes para divulgação das ações e a fomentação de um espaço de relacionamento, compreendendo a arquitetura e a interatividade próprias das redes sociais, ancorados no modelo de participação virtual, segundo definição de Pierre Levy: virtual=virtus=potência=potencial”, explica Bonfim.

Entre as atividades desenvolvidas estão vídeos sobre cultura caipira, cadernos de entrevistas temáticas com moradores da região e de fotografias do bairro e spots de áudio (série Você Sabia?, com curiosidades sobre o bairro). Quem visita a sala do CPDOC, no CDC Tide Setubal, encontra também um acervo de fotografia em mídia digital, vídeos da série Terra Paulista (Cenpec), acervo de filmes produzidos em São Miguel nos anos 60 e 70, documentários e dados sobre a cidade de São Paulo, livros e teses acadêmicas sobre colonização, trabalho, cultura, movimentos sociais, etc.

“Todo este material está disponível para consulta, empréstimo ou distribuição. O espaço é aberto à comunidade de São Miguel, pesquisadores, estudantes e interessados em geral”, informa o estagiário Diego Albino, ex-participante do projeto São Miguel Paulista e Brasileiro.

Origem e próximos passos

O CPDOC surgiu a partir do projeto São Miguel Paulista e Brasileiro, desenvolvido pela Fundação Tide Setubal e que durante dois anos (2006 e 2007) formou jovens pesquisadores sócio-culturais e construiu um acervo com relatos de moradores, fotos e registros em vídeo de lugares que caracterizam o bairro.

Todo o trabalho tem como foco a construção da memória local e sua relação com a cidade de São Paulo, tendo em vista os eixos: Educação, Cultura e Cidadania. Neste sentido, atua com estagiários universitários da área de Humanas (comunicação, história ou pedagogia) e promove projetos de formação da comunidade local.

Uma das ações é o Jovens Narradores de Histórias, que forma grupos de jovens do Ensino Médio para a utilização das TICs na criação e divulgação de histórias sobre os mais variados assuntos. Também há séries de entrevistas com lideranças locais e profissionais referência em determinados temas, como políticas públicas de cultura. Essas entrevistas são feitas utilizando os novos meios de comunicação, como MSN, Google Talk e e-mail.

Em outubro, tem início uma oficina gratuita de fotografia, com o objetivo de oferecer aos moradores do bairro o contato com a foto como registro documental, além de formação básica para produção audiovisual. Serão oito encontros, envolvendo atividades externas para o exercício prático e a criação de acervo documental dos espaços visitados.

Na 3ª Feira do Livro do CDC Tide Setubal, que acontece de 6 a 8 de novembro, o CPDOC vai monitorar a atividade “Conte um conto”, na qual os visitantes criam um conto coletivo, e fará um blog com informações em tempo real sobre o evento. No dia 6/11, às 17h30, acontece o lançamento do Almanaque sobre manifestações culturais de São Miguel, produzido pelos jovens do São Miguel Paulista e Brasileiro em 2007.

O CPDOC funciona de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 17h30, no CDC Tide Setubal (Rua Mário Dallari, 170 – Jardim São Vicente – São Miguel Paulista). Telefone: 2297-5969, ramal 25.

Acompanhe as produções online no blog http://cpdocsaomiguelpaulista.blogspot.com.