• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Logo da Fundação Tide Setubal. A imagem ilustra a página sobre metodologias da Fundação Tide Setubal.
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Planejamento e Orçamento Público
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Democracia e Cidadania Ativa
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos 2023
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
    • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Programas de influência > Notícias

Curso sobre desenvolvimento solidário coloca as pessoas no centro da economia territorial

Aspectos sociais e humanitários na atividade econômica norteiam o curso Introdução ao Desenvolvimento Solidário: economia, política, educação e alimentação para territórios solidários. Formação é coordenada pelo Instituto Paul Singer, com apoio da Fundação Tide Setubal – em parceria com o Instituto Nua.

Imagem de pessoas participantes do curso sobre desenvolvimento solidário. Elas estão sentadas em disposição circular enquanto dialogam sobre suas experiências e conceitos. Imagem de pessoas participantes do curso sobre desenvolvimento solidário. Elas estão sentadas em disposição circular enquanto dialogam sobre suas experiências e conceitos.

Quando se fala em ações para apoiar a atividade socioeconômica em territórios periféricos, o desenvolvimento solidário é um elemento estratégico nesse contexto. De acordo com o economista e doutor em sociologia Paul Singer (1932-2018), a economia solidária consiste no processo de fomento de novas forças produtivas e de instauração de novas relações de produção”, abrangendo a promoção de “um processo sustentável de crescimento econômico, que preserve a natureza e redistribua os frutos do crescimento a favor dos que se encontram marginalizados da produção social”.

Considerar aspectos sociais e humanitários na atividade econômica é o tema central do curso Introdução ao Desenvolvimento Solidário: economia, política, educação e alimentação para territórios solidários. A formação é coordenada pelo Instituto Paul Singer, com apoio da Fundação Tide Setubal – em parceria com o Instituto Nova União da Arte (Nua).

Os encontros têm como fio condutor o tripé que abrange economia solidária, agricultura agroecológica e educação transformadora. Participam lideranças comunitárias do Jardim Lapena e União de Vila Nova, bairros da zona leste de São Paulo.

“Foram colocadas questões a serem tratadas, como a relação Estado e sociedade; capitalismo; desenvolvimento territorial; o desenvolvimento solidário com a união de economia solidária, agroecologia e educação transformadora”, explica Marcelo Justo, diretor executivo do Instituto Paul Singer.

Kenia Cardoso, coordenadora do Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial da Fundação Tide Setubal, destaca também que os encontros abordam aspectos estruturais, como raça, gênero, classe social e mercado de trabalho “Os diálogos partem sempre de experiências concretas desenvolvidas no território para ser possível pensar o mundo em conjunto. Os encontros buscam estimular a perspectiva de que experiências vividas em âmbito micro são consequência de cenário político, econômico e social maior, além de organizá-las para o movimento ganhar tração e reconhecimento que merecem.”

Desenvolvimento, participação e diálogo

Composto por 11 encontros, o curso Introdução ao Desenvolvimento Solidário: economia, política, educação e alimentação para territórios solidários lida com temas plurais e complementares. Tais tópicos dialogam com a vivência de lideranças do Jardim Lapena, ao apresentar novas possibilidades e perspectivas para o desenvolvimento econômico solidário no território. Os tópicos são:

  1. A relação entre sociedade civil e Estado, sobre as lutas por direitos nas periferias nas últimas décadas, formas de organização e de lutas sociais – no caso, em dois encontros;
  2. Desenvolvimento territorial: o que é, experiências locais e conceitos de território e redes;
  3. O mundo do trabalho e o mercado de trabalho: com o que as pessoas do território trabalham e os diferentes modos de produção;
  4. Modo de produção capitalista e o território: o que é e como funciona o capitalismo e quais são seus impactos locais;
  5. O que é o Estado: para que serve e como funciona a política institucional;
  6. Desenvolvimento e economia solidários: empreendimentos econômicos solidários em oposição ao modo de produção capitalista;
  7. Desenvolvimento Solidário e a agricultura urbana agroecológica: experiência local do grupo de mulheres da agroecologia e como se relaciona com o desenvolvimento local;
  8. Desenvolvimento solidário e educação transformadora: como práticas escolares podem se conectar com a transformação de território;
  9. Como o território se articula em redes;
  10. Avaliação coletiva do curso.

Segundo Beatriz Schwenck, pesquisadora e educadora do Instituto Paul Singer, os encontros partem das experiências inerentes ao território.

“A proposta é sempre nos sentarmos em roda e dialogarmos – para que todas e todos possam contribuir. Quando há a participação de uma pessoa convidada, ele trará um olhar especialista. Mas isso deve sempre com a proposta de ser uma metodologia democrática, com base na autogestão e para favorecer a participação de todas as pessoas e a construção de conhecimento coletivo crítico”, reforça.

Da teoria à prática

Os encontros do curso Introdução ao Desenvolvimento Solidário: economia, política, educação e alimentação para territórios solidários contam com relatos das lideranças e agentes do Jardim Lapena. Tais depoimentos são intercalados e relacionados, então, aos conceitos que norteiam a atividade em questão.

Ao mesmo tempo em que a parte teórica é central para a dinâmica dos encontros, a apresentação delas ocorre em diálogo com vivências e saberes de quem participa das aulas.

Nesse sentido, Damião Figueiredo, integrante do GT de Economia Solidária do Jardim Lapena, vê com bons olhos a formação sobre desenvolvimento solidário. Para ele, o curso pode contemplar e estimular os jovens para atuarem no desenvolvimento socioeconômico no território. “Isso, principalmente, no caso das escolas das periferias. No Jardim Lapena, por meio do Plano de Bairro, estamos envolvendo professores e diretores da EE Pedro Moreira, e chamando-os para participar. Inclusive, o diretor e o subdiretor participaram deste curso.”

Por fim, ao pensar-se no debate sobre economia solidária, tema do sétimo encontro do curso sobre desenvolvimento solidário, Kenia Cardoso destaca o processo coletivo da geração de renda nesse cenário. “A organização do trabalho é pensada em coletivo e a distribuição dos ganhos é equitativa”, comenta a coordenadora do Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial. Ela destaca como ela se opõe à lógica do empreendedorismo em caráter individual. “A economia solidária acredita que nada se produz sozinho. Portanto, a divisão dos ganhos também não pode ser desigual. Gera-se renda sem reproduzir desigualdades.”

Nas redes

Acompanhe o site, o perfil da Fundação Tide Setubal no Instagram e a página no LinkedIn, assim como o Enfrente, nosso canal no YouTube, para conferir novidades sobre o Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial.

Saiba mais

+ +Lapena Alimentar: fortalecendo a segurança alimentar nos bairros periféricos

+ Qual é a relação entre insegurança alimentar, raça e gênero no Brasil?

+ Por que o Plano de Bairro é estratégico para estimular a participação política coletiva?

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Você também pode gostar

Imagem de da oficina do Desjus-Cebrap sobre participação social. As três pessoas participantes aparecem na parte central da foto, sentadas à mesa do auditório. Imagem de da oficina do Desjus-Cebrap sobre participação social. As três pessoas participantes aparecem na parte central da foto, sentadas à mesa do auditório.
PROGRAMAS DE INFLUêNCIA

Oficina de Formação DesJus-Cebrap coloca em pauta desenhos e desafios para a participação social por uma cidade mais democrática

De Fundação Setubal 11 de outubro de 2024

Imagem de um homem negro usando calculadora (o foco está nas mãos). Ele usa uma camisa branca e está em um fundo branco. A foto ilustra o artigo que fala do ranking da Transparência Brasil. Imagem de um homem negro usando calculadora (o foco está nas mãos). Ele usa uma camisa branca e está em um fundo branco. A foto ilustra o artigo que fala do ranking da Transparência Brasil.
ARTIGO

Análise do ranking da Transparência Brasil nas capitais brasileiras

De Fundação Setubal 29 de novembro de 2024

Imagem de Vanessa Padiá. Ela aparece à frente de uma estante com livros. Ela tem cabelos cacheados e usa óculos de acetato com armação escura, uma blusa preta e colar em tom ocre. A imagem foi usada para ilustrar a sua declaração relativa ao tema habitação e urbanismo. Imagem de Vanessa Padiá. Ela aparece à frente de uma estante com livros. Ela tem cabelos cacheados e usa óculos de acetato com armação escura, uma blusa preta e colar em tom ocre. A imagem foi usada para ilustrar a sua declaração relativa ao tema habitação e urbanismo.
PROGRAMAS DE INFLUêNCIA

Dialogar para inovar perspectivas sobre habitação e urbanismo

De Fundação Setubal 27 de julho de 2023

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Planejamento e Orçamento público
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Nova economia e desenvolvimento territorial
    • Democracia e cidadania ativa

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2025. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies