Debate virtual sobre Educação e Sustentabilidade no Facebook lança site Educar na Cidade
Com a hashtag #educarnacidade, o debate virtual que acontece em 23 e 24 de Outubro via Facebook na fanpage Educar na cidade e pelo twitter @educarnacidade, faz parte das ações de divulgação do site Educar na Cidade. O site Educar na Cidade foi criado no âmbito do projeto “Educação para São Paulo, uma cidade sustentável” […]
Com a hashtag #educarnacidade, o debate virtual que acontece em 23 e 24 de Outubro via Facebook na fanpage Educar na cidade e pelo twitter @educarnacidade, faz parte das ações de divulgação do site Educar na Cidade. O site Educar na Cidade foi criado no âmbito do projeto “Educação para São Paulo, uma cidade sustentável” que tem como objetivo produzir conhecimento para a formulação de diretrizes educacionais a partir dos princípios das sociedades sustentáveis.
O projeto é uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, do Instituto Democracia e Sustentabilidade, da Fundação Tide Setubal e da Rede Nossa São Paulo, além de outros parceiros que estão articulando seus conhecimentos e expertises em uma ação horizontal, aberta e colaborativa, como o IT3S, Instituto de Fomento à Tecnologia do Terceiro Setor.
A ideia é produzir, aprofundar e sistematizar conceitos, disseminar conhecimento e ampliar o debate público sobre uma educação que contemple as diferentes dimensões da vida sustentável: ambiental, social, cultural, econômica, ética e estética. O projeto se organiza em três linhas de ação – formulação, mobilização e disseminação. A formulação engloba as ações de prospecção de informações e reflexão visando a produção de conhecimento sobre educação para a sustentabilidade.
A mobilização procura engajar a população no debate público sobre educação. A disseminação, por meio de ações de comunicação, tem como objetivo promover a circulação do conhecimento produzido, facilitando as conexões de ideias, indivíduos e instituições. Todo o conteúdo do site está em Creative Commons, ou seja, livre para reprodução, podendo ser usado, inclusive, como recurso em sala de aula.
Como articular na escola e no currículo oficial, temas, valores e objetivos de uma educação para a sustentabilidade? Qual o papel das novas tecnologias na participação cidadã dos jovens? Estas e outras questões serão abordadas no debate, que contará com a participação de professores e alunos de escolas públicas compartilhando suas experiências e práticas frente ao desafio de incluir a sustentabilidade no currículo das escolas. Além disso, as especialistas Ana Wilheim, do Instituto Akatu, Maria Alice Setubal, do Cenpec, Mônica Borba, do Instituto 5 Elementos, e Raquel Trajber, do Instituto Marina Silva estarão online respondendo as dúvidas dos internautas sobre Educação e Sustentabilidade. Os internautas podem participar postando no facebook ou pelo twitter.
Debate virtual no Facebook com as especialistas em Educação e Sustentabilidade –
23 de outubro
10 h Maria Alice Setubal
14h Monica Borba, Instituto 5 Elementos
24 de outubro
10h Raquel Trajber, Instituto Marina Silva
14h Ana Wilheim, Instituto Akatu
Como participar: Fanpage no Facebook Educar na cidade e twitter @educarnacidade