CPDOC convida moradores a participar da construção da memória local

14 de dezembro de 2010

Ao longo de 2010, o Centro de Pesquisa e Documentação (CPDOC) São Miguel desenvolveu ações para conservar e ampliar o acervo sobre a história e patrimônio da região, incentivando a participação dos moradores na construção da memória local. Uma das experiências marcantes neste sentido são as Expedições Fotográficas. Moradores do bairro e de outras localidades foram convidados a percorrer os principais pontos de São Miguel, para redefinirem seu olhar para além do que está posto, difundindo a história da região e coletando imagens de perspectivas diversas.

O CPDOC investiu ainda na formação por meio de oficinas livres e abertas ao público interessado em audiovisual. Os temas de 2010 foram Fotografia e Memória, Fotodocumentário e Videodocumentário. Direcionados para produção e leitura de imagens, alinhada à memória, os cursos trabalham também com tecnologias da informação e comunicação, empregando as redes sociais para envolver os participantes e compartilhar depoimentos, relatos, fotografias e vídeos.

Essas ações fazem parte do Observatório de Memória Audiovisual. O projeto trabalha com formação (oficinas); fruição (expedição fotográfica); e difusão (exposição de fotos). Em junho de 2010, essa iniciativa foi apresentada no 1° Simpósio de Memória Oral e História da USP Leste. O evento reuniu mais de 80 trabalhos de pesquisadores acadêmicos e de instituições que desenvolvem projetos na área.

Outra linha de atuação do CPDOC é voltada para as escolas da localidade. Durante encontros professores e alunos foram estimulados a levarem para a sala de aula a prática de preservação da história da região, contribuindo para a memória local. Para dialogar com os diferentes públicos e se conectar com outras redes, o CPDOC mantém um blog no qual disponibiliza parte do seu acervo, expõe a produção dos participantes e divulga suas oficinas e demais iniciativas.

Em 2011, segundo Mauro Bonfim, coordenador do CPDOC, oficinas separadas (fotografia e memória; vídeo documentário; e foto documentário) passarão a compor módulos no processo de formação e, no lugar de vídeo documentário, será acrescentado o módulo mídias sociais, as quais deverão ser mais exploradas. Além disso, as ações no território (cartografias, expedições e exposições interligadas) serão ampliadas, ao lado de um processo de otimização de recursos e de efetivação de mais parcerias com entidades locais, poder público e instituições de ensino.

“Outra novidade será a aquisição de uma ferramenta de gestão de acervo que vai facilitar a circulação das publicações, a qualificação e o controle do conjunto de documentos. Como isso, implementaremos uma política de cessão de acervo”, relata Mauro.

Leia depoimentos de quem participou das atividades do CPDOC:

Moro aqui há 25 anos, mas estou descobrindo informações novas. Pretendo agora levar essa atividade da Expedição Fotográfica para os jovens com que me relaciono. Resgatar o passado e mostrar o presente ajuda a refletir sobre o que está acontecendo e sobre o que queremos para nosso bairro.”

Jaqueline Lemos, moradora da Jacuí e educadora social, participou da expedição fotográfica em comemoração ao aniversário de São Miguel em setembro

Além de tirar foto com mais qualidade e de saber da história do bairro, estou aprendendo a entrar em uma comunidade da Internet para trocar informações com outros interessados em fotografia.”

Dilma Medeiros, moradora da Penha, participou da Oficina Fotografia e Memória