Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Edital Novos Caminhos apoia novas lideranças negras nas periferias urbanas

Programas de influência

28 de junho de 2023
Compartilhar:

Uma nova fase de apoio a lideranças negras que buscam ocupar espaços de poder e liderança na sociedade brasileira ganha força com o lançamento da terceira edição do Edital Novos Caminhos. Realizado por meio da Plataforma Alas, o projeto consiste em parceria entre a Fundação Tide Setubal, Fundação Open Society, Instituto Galo da Manhã e Instituto Ibirapitanga.

 

Esta nova chamada é uma continuação do apoio com a proposta de selecionar lideranças negras não eleitas na última eleição, para essa nova fase do fomento. Entre as lideranças buscadas, destaca-se o perfil das lideranças negras periféricas que almejam ingressar na política institucional.

 

Para Viviane Soranso, coordenadora do Programa Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal, a decisão em avançar com o fortalecimento dos Planos de Desenvolvimento dos apoiadas/os da área Política Institucional do segundo Edital Traços tem uma razão específica. “Conversando com lideranças políticas do movimento negro, percebemos que candidatas/os não eleitas/os perdem drasticamente os investimentos após as eleições. Às vezes, elas não conseguem retomar seus postos de trabalho anteriores. Por isso, temos de assegurar que suas trajetórias sejam acompanhadas e desenvolvidas, de modo a contribuir com a não desistência de sua ocupação em espaços decisórios.”

 

As desigualdades raciais no Brasil são alarmantes, Nesse sentido, com a população negra enfrentando dificuldades para acessar e ascender na política, observa-se uma diminuição da representatividade à medida em que se sobe na hierarquia. A baixa presença de lideranças negras nas esferas de poder é um reflexo das barreiras estruturais e do racismo institucional presentes na sociedade brasileira.

Agir para transformar contextos

Segundo os dados mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , a representação no Congresso Nacional ainda é desproporcional. Nas eleições de 2022, cerca de 25% de parlamentares eleitas/os para a Câmara dos Deputados se autodeclaram negras/os. Já no Senado Federal, aproximadamente 28% de parlamentares eleitas/os pertencem a esse grupo. Apesar do aumento em relação ao passado, esses números ainda estão abaixo da proporção da população negra no Brasil. Nesse caso, superior a 50% da população.

 

Nesse contexto, o Novos Caminhos surge da necessidade de promover e reforçar a igualdade racial e a representatividade nas esferas de poder, reduzindo desigualdades existentes. Ele busca identificar e apoiar lideranças negras periféricas com potencial para ocupar cargos políticos, ampliando sua representatividade e influência nas tomadas de decisão.

Plano coletivo para transformações

A Plataforma Alas busca articular diferentes atores e instituições em prol da equidade de gênero e raça nas posições de liderança e representação política. Por meio do Edital Traços, com duas edições em 2020 e 2021, lideranças negras de todas as regiões do país foram selecionadas e apoiadas. Desse modo, elas puderam fortalecer sua participação na política e promover a diversidade e a inclusão.

 

Para além do apoio financeiro, os selecionados no Novos Caminhos também terão acesso a um programa de mentoria e capacitação. Esse módulo, sendo assim,  incluirá encontros, workshops e atividades de fortalecimento de habilidades de liderança. Especialistas e profissionais reconhecidas/os nas áreas de política, gestão pública, comunicação e mobilização social conduzirão as atividades. As oficinas visam capacitar as lideranças para enfrentar os desafios e oportunidades do ambiente político.

 

Com o apoio financeiro, mentoria e capacitação oferecidos pelo edital, espera-se que as lideranças negras periféricas selecionadas possam ampliar suas capacidades e oportunidades. E, com isso, tornando-se agentes de transformação em suas comunidades e contribuindo para a superação das desigualdades estruturais existentes.

 

O Novos Caminhos representa mais um passo na construção de  um país mais inclusivo e diverso. Enfim, um país onde todas as vozes sejam ouvidas e todas as pessoas, especialmente as lideranças negras periféricas, tenham igualdade de oportunidades para ocupar espaços de liderança e influência na política institucional.

 

Confira mais detalhes sobre o Novos Caminhos e as demais ações em plataformaalas.org.br.

 

 

 

Por Daniel Cerqueira 


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.