Educadores se reúnem para segunda fase do curso de Fortalecimento da Rede de Proteção Social

5 de novembro de 2014

Gestores e professores da rede municipal se reuniram no CDC Tide Setubal para a segunda fase do curso de Formação da Rede de Proteção, parceria entre a Fundação Tide Setubal e a Diretoria Regional de Educação de São Miguel. Nesse segundo semestre, os participantes foram divididos por setoriais regionais, e cada grupo identificou e apresentou os parceiros do entorno de sua escola. Foram eleitos dois representantes para integrar o grupo de trabalho da Rede de Proteção Social onde serão pautadas principais necessidades das escolas na relação com os outros órgãos públicos.

Adriana Jesus de Souza, diretora da Divisão Técnica de Programas Especiais do DRE – São Miguel destaca o otimismo dos professores em fortalecer a rede. “A sensação de pertencimento despertou ainda mais o interesse dos gestores em fazer parte dessa rede que é possível. Estamos bem otimistas para os resultados que surgiram a partir do curso”.

“As parcerias da rede são fundamentais para a escola. Já tivemos um caso em que precisamos contatar o conselho tutelar e a Vara da Infância, o resultado foi muito satisfatório. Sabemos que nossos parceiros também trabalham com suas demandas, por isso o dialogo é fundamental, para que até mesmo as situações emergenciais sejam atendidas”, destaca Celina  Alves, da EMEF Wanda Ovídio

Yara Rita Ribeiro, professora da EMEF General Milton Reis, é uma das integrantes do GT de gestores e destaca a urgência no fortalecimento dessa rede de proteção. “Sentíamos a necessidade de trabalhar em conjunto com os outros equipamentos municipais das nossas comunidades, isso fortalece o ambiente escolar. Os gestores e as famílias precisam conhecer melhor os serviços públicos e todos precisamos trabalhar juntos, pelo bem da escola”. Para

Na avaliação de Lúcia Amadeo, coordenadora do Ação Família, a expectativa para a segunda fase é muito positiva. “Agora estamos com um GT formado, são 10 gestores da educação que vão dar força a esse trabalho da rede. Estamos com muita vontade e disposição de abraçar a causa, que é fortalecer o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente nos seus eixos: promoção, defesa e controle social”.

No dia 22 de Outubro, os 10 representantes das setoriais que integram o GT da Rede se reuniram para acordar os temas de maior urgência para começarem o trabalho em conjunto os parceiros das setoriais. A partir de agora, o GT irá atuar em parceria com os demais órgãos públicos de cada região para atender as demandas levantadas pelo grupos setoriais.

Opinião de quem participou

Professor Inácio Guedes Moreira Jr. – EMEF. Professor José Bento de Assis

“Esperamos que, de fato, acontece o fortalecimento da rede. No primeiro momento, fomos apresentados aos parceiros que podem integra-la. Sabemos da necessidade de transformar a escola em um espaço de integração com os demais órgãos públicos, isso certamente nos auxilia a trabalhar os conflitos no ambiente escolar. Conhecer os parceiros da sua comunidade e entender como eles funcionam é fundamental para que a rede funcione”.

Professor Alexandre Silva – CEU Curuçá

“A partir das reuniões do GT vamos determinar as prioridades das nossas escolas e conhecer melhor nossos parceiros. Assim conseguiremos, de fato, implantar a rede nas comunidades. Essa parceria é mais que necessária, é urgente. Trabalhar em conjunto com os outros órgãos públicos tende a melhorar a vivência no espaço escolar”.