Entenda como começou a história do Galpão de Cultura e Cidadania

16 de julho de 2009

Com novas instalações desde 16 de junho e mais cursos oferecidos pela Fundação Tide Setubal à comunidade, o Galpão de Cultura e Cidadania consagrou-se como um espaço de referência educacional, cultural e de convivência para os moradores do Jardim Lapenna, distrito de São Miguel Paulista.

Até 2005, no entanto, a paisagem ali era completamente outra: no lugar onde foi erguido o Galpão, havia apenas um pequeno campo de futebol informal. O campinho foi criado pelos moradores, na década de 1980, em benefício das crianças e adolescentes. Antes disso, tudo era só um grande matagal.

José Nário Pereira dos Santos, o seu Narinho, atual presidente da Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, conta que alimentava planos de trazer para aquela área ociosa um antigo galpão, no qual funcionários da Nitroquímica (empresa situada nas redondezas), realizavam festas e comemorações. Segundo ele, quando desativou esse espaço, a Nitroquímica lhe doou a instalação.

Foi então que, ainda em 2005, mesmo ano do início dos trabalhos da Fundação Tide Setubal em São Miguel, seu Narinho contatou integrantes da equipe da Fundação, para transportar as madeiras e o telhado. Contudo, ao se desmontar o galpão original, viu-se que não era possível removê-lo para outro lugar – a madeira já estava muito velha, e não sobrou material reaproveitável. A solução seria construir outro espaço.

Daí em diante, a Fundação Tide Setubal ergueu um galpão com as mesmas características do anterior. Porém, com um benefício extra para a comunidade: salas para abrigar projetos executados pela Fundação, voltados a famílias, jovens e adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social, tais como Ação Família São Miguel, Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar, ArteCulturAção e Espaço Jovem.

Gestão compartilhada

Assim, em abril de 2007, os moradores do Jardim Lapenna já podiam contar com o Galpão de Cultura e Cidadania, um grande espaço de 500 m2 , gerido de forma compartilhada pela Fundação e a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, no qual se fomentam iniciativas ligadas às artes populares (música, teatro e dança), comunicação e informática e que é aberto às manifestações culturais e à participação da comunidade.

Maria Alice Setubal, presidente da Fundação, ressalta a importância do trabalho compartilhado: “Essa parceria dá certo porque temos um respeito mútuo. E uma parceria exige muita conversa, diálogo e normas de procedimento, para podermos fazer coisas boas”, afirma.

Ampliação, ponto de leitura e cursos

Em junho de 2009, o Galpão ganhou mais 320 m2 de área. Entre os novos espaços construídos com investimento da Fundação, estão: o Ponto de Leitura Jardim Lapenna, uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura – que compôs o acervo de 1.600 livros, jornais e revistas; e a Oficina Escola de Culinária, construída com recursos arrecadados no “Jantar do Século”, que reuniu chefs de renome em São Paulo, e que está oferecendo à comunidade cursos gratuitos ministrados por professores do Sesi (Serviço Social da Indústria). Além disso, o espaço passou a contar, ainda, com cinco outras salas, que abrigarão atividades de projetos da Fundação realizados no local.

A inauguração das novas áreas do Galpão, que aconteceu na tarde do dia 16 de junho, contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab, além do Secretário de Cultura, Carlos Augusto Calil, dos subprefeitos de São Miguel, Diógenes Sandim Martins, do Itaim Paulista, Celso Capato, e de Itaquera, Laert de Lima Teixeira, e dos vereadores Ricardo Teixeira e Adolfo Quintas. Veja aqui a notícia completa sobre o evento.

Saiba mais sobre nossos projetos realizados no Galpão:

Ação Família São Miguel

ArteCulturAção