Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Fundação conecta São Miguel à programação do Ano da França no Brasil

@Comunicacao

15 de julho de 2009
Compartilhar:

No fim de semana de 18 e 19 de julho, a comunidade de São Miguel Paulista participará das comemorações do Ano da França no Brasil por meio de uma programação cultural especial, que terá lugar no CDC Tide Setubal. As atividades serão promovidas pela Fundação Tide Setubal, em parceria com a Secretaria Estadual de Relações Internacionais, a Subprefeitura de São Miguel Paulista, o Instituto Alana, o Consulado Francês e representantes da Region Île de France e da Region PACA.

 

Artistas brasileiros e franceses se unirão para mostrar diversas formas de arte, como o hip-hop e o grafite. Os moradores da região também poderão conhecer um pouco mais sobre a cultura francesa por meio de uma mostra de filmes gratuita. “A programação confirma nossa concepção de que é preciso conectar o bairro de São Miguel Paulista à cidade de São Paulo como um todo”, conta Tião Soares, coordenador de projetos da Fundação Tide Setubal. “Essa iniciativa do Ano da França no Brasil acontece também em outros pontos de São Paulo, conecta o bairro com a cidade e, por sua vez, com o país e com o mundo”, explica.

 

No sábado, o grupo francês L’Artmada, e os artistas franceses Bom.K e Remy Uno serão recebidos por 15 grafiteiros brasileiros – Fernando RV, Bozer, Grilo, Lipe, Dumeem, Chuck, Manulo, Emis, Chorão, B.O., Toto, Cidres, Negrito, Xyrox, Ignoto. Eles comporão um trabalho conjunto no muro do CDC. Será possível acompanhar, em tempo real, de 10h até 19h, todo o processo de criação. À noite, os grupos brasileiros Criminal Rap, Causa P Band e Madr Family recebem os MCs Mike Jack e Deehar Degaz, integrantes do Shaolyn Gen Zu, grupo francês de rap e hip-hop da periferia de Paris.

 

Tanto no sábado como no domingo, às 14h, serão exibidos filmes brasileiros e franceses, que abordam assuntos como o conflito social e a vida nas periferias do Brasil e da França. “Os temas foram pensados a partir de contrapontos ou similaridades entre filmes brasileiros e franceses”, explica Pedro Neto, assistente de projetos da Fundação. Na mostra de sábado, por exemplo, o francês La Haine se relaciona com o brasileiro O Invasor por meio da temática semelhante: o conflito entre três jovens amigos. No dia seguinte, o francês L’Esquive é contraponto para Linha de Passe, de Walter Salles Jr.

 

No domingo pela manhã, haverá uma grafitagem pelas ruas de São Miguel, denominada Trajeto Urbano. A partir das 10h, artistas brasileiros e franceses farão um percurso entre o CDC Tide Setubal (r. Mário Dalari, 170) e a Cia. Nitro Química Brasileira (av. Dr. José Artur Nova, 951), passando por espaços públicos importantes, como o Mercado Municipal e a Estação São Miguel da CPTM. Durante a caminhada realizarão intervenções em muros e paredes.

 

A programação finaliza na noite de domingo, com um debate sobre periferias urbanas (das 19h às 22h). Na mesa, estarão o ator e diretor Ladj Ly, que filmou as rebeliões de jovens parisienses em 2005; Mehdi Bigardene, da Association Collectif Liberté, Egalité, Fraternité, Ensemble (Aclefeu), que trabalha com jovens do subúrbio de Clichy-sous-Bois; e o brasileiro Fernando RV, grafiteiro. Participarão também: Guiné Silva, assistente do Programa Ação Família; Luzia Soares, consultora da Audoc.con, e Tião Soares, coordenador de projetos da Fundação Tide Setubal. A mediação será de Maria Alice Setubal, socióloga e presidente da Fundação.

 

 

Programação completa:

 

Dia 18/7 (sábado)

 

Das 10h às 19h – Grafitagem do Muro do CDC

 

Brasileiros: Fernando RV, Bozer, Grilo, Lipe, Dumeem, Chuck, Manulo, Emis, Chorão, B.O., Toto, Cidres, Negrito, Xyrox, Ignoto

 

Franceses: Grupo L’Artmada, Bom.K e Remy Uno

 

 

Às 14h – Exibição de filmes

 

La Haine

 

Direção: Mathieu Kassovitch

 

O filme francês narra a história de três amigos de uma área periférica parisiense (banlieue), seus conflitos com a polícia e com a sociedade local e, ao mesmo tempo, o encontro de três filhos de imigrantes, um deles vindo da África, outro, do Leste Europeu (judeu) e um árabe muçulmano.

 

 

O Invasor

 

Direção: Beto Brant

 

Estevão, Ivan e Gilberto são companheiros desde os tempos de faculdade em São Paulo (SP). O relacionamento entre eles sempre foi muito bom, até que um desentendimento faz com que entrem em choque.

 

 

Das 19h às 22h – Apresentações de Hip-Hop

 

Grupos brasileiros Criminal Rap, Causa P Band e Madr Family e o francês Shaolin Gen Zu

 

Shaolyn Gen Zu

 

O grupo francês é formando pelos MCs Mike Jack e Deehar Degaz, suas músicas possuem sonoridade limpa e abordam vários temas. Shaolyn Gen Zu é uma das milhares de famílias de um dos guetos mais conflituosos da cidade de Montfermeil, nos arredores de Paris, de onde emergiram os ataques incendiários que se irradiaram pela França em 2005.

 

 

Dia 19/07 (domingo)

 

Às 10h – Grafite – Trajeto Urbano

 

Grafiteiros brasileiros e franceses passarão por espaços públicos importantes como o Mercado Municipal e a Estação São Miguel da CPTM e durante o percurso farão intervenções em alguns muros e paredes.

 

 

14h – Exibição de filmes

 

L’Esquive

 

Direção: Abdellatif Kechiche

 

O filme francês se passa nas regiões periféricas de Paris (banlieues), onde um jovem de origem magrebina se apaixona por uma jovem francesa durante a encenação de uma peça de Moliére. Revela todas as tensões subjacentes de uma França segregada e preconceituosa. No entanto, por intermédio da representação artística, a professora de teatro exerce um papel de conciliadora do grupo.

 

 

Linha de Passe

 

Direção: Walter Salles Jr.

 

No coração de uma das maiores metrópoles do mundo, quatro irmãos tentam reinventar as suas vidas. Reginaldo, o mais novo, procura obstinadamente seu pai. Dario sonha com uma carreira de jogador. Dinho busca na religião o refúgio para um passado obscuro. Denis ganha a vida como motoboy. No centro da família, está Cleusa; grávida do quinto filho, ela luta para manter todos na linha.

 

 

Das 19h às 22h – Debate Trocas Culturais

 

Conversa entre brasileiros e franceses sobre a periferia urbana

 

Participação: Ladj Ly, Mehdi Bigaderne, Luzia Soares, Guiné Silva, Tião Soares e Fernando RV

 

Mediadora: Maria Alice Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal

 

Local: CDC Tide Setubal

 

Endereço: Rua Mário Dallari, 170, Jd. São Vicente, São Miguel Paulista

 

Tel.: (11) 2297-5969, ramal 25


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.