Fundação Tide Setubal e GIZ Brasil juntam forças para apoiar o Programa Periferia Viva

Programas de influência

18 de julho de 2023

A Fundação Tide Setubal e a GIZ Brasil firmaram uma cooperação para apoiar projetos em âmbito governamental. Desse modo, as organizações juntaram-se à Secretaria Nacional de Periferias (SNP), do Ministério das Cidades, na construção e implementação de ações voltadas para territórios periféricos. Trata-se, no caso, do programa Periferia Viva e da Caravana das Periferias.

As organizações envolvidas assinaram, em 11 de julho, um memorando de entendimento nesse sentido. O documento celebra a parceria em questão dentro do projeto Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS).

As medidas previstas para por meio da parceria preveem o apoio ao Ministério das Cidades na realização da Caravana das Periferias. Essa ação promove visitas a organizações populares nos territórios periféricos e promove seu reconhecimento e fortalecimento. Além disso, o apoio contempla o lançamento do Prêmio Periferia Viva. Nesse sentido, trata-se de um concurso dividido em oito eixos temáticos. O ponto alto da Caravana, inclusive, será a premiação de mais de 50 iniciativas periféricas pelo país. Desse modo, o lançamento do edital ocorre em 18 de julho, em Recife (PE).

Lançamento do projeto Caravana das Periferias. O evento foi realizado na Usina da Paz Guamá, em Belém (PA). A imagem apresenta um palco multicolorido, com as cores amarelo, preto, rosa, verde e vermelho no piso, e participantes ao centro. Pode-se ver, ao fundo, o público, assim como paredes e o teto do espaço.

Esforços para apoiar a periferia viva

O trabalho conjunto entre a Fundação Tide Setubal e a GIZ Brasil prevê também o apoio a um programa inovador e inédito para intervenções integradas em territórios periféricos em preparação pelo Ministério das Cidades. Nesse contexto, trata-se do programa Periferia Viva.

Ambas as organizações entendem o programa Periferia Viva como um passo estratégico e importante para reduzir a desigualdade social das cidades. Além disso, a iniciativa visa contribuir para a resiliência climáticas das áreas das cidades mais impactadas pelos impactos das mudanças climáticas.

Por fim, o programa Periferia Viva tem como objetivo colocar as periferias urbanas no centro. Nesse caso, trata-se do centro do debate sobre mudanças climáticas, do foco no desenvolvimento de projetos e de buscas por soluções no enfrentamentos às desigualdades.

Sobre a iniciativa

O projeto Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. É implementado pelo Ministério das Cidades e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.