Fundação Tide Setubal inscreve para formação em práticas pedagógicas

15 de fevereiro de 2012

A Fundação Tide Setubal está com edital aberto para selecionar organizações da sociedade civil para formação em práticas pedagógicas. As entidades interessadas podem se inscrever até o dia 29 de fevereiro, pelo site www.fundacaotidesetubal.org.br/edital2012. Além do preenchimento do formulário online, é preciso enviar, pelos Correios ou portador, cópia do cartão do CNPJ e carta de intenção, assinada pelo diretor ou pelo presidente, relatando como a formação beneficiará o trabalho da organização e a comunidade onde atua. As aulas têm início em 26 de março e vão até 24 de setembro.

Faz parte ainda do edital apoio no valor de R$ 4 mil para cada instituição aplicar o plano educativo que será elaborado durante o curso. Só podem concorrer a esta seleção organizações da sociedade civil sem fins lucrativos com trabalhos na região das subprefeituras de São Miguel Paulista(distritos – São Miguel, Jardim Helena e Vila Jacuí)., Ermelino Matarazzo(distritos – Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa) e Itaim Paulista(distritos – Itaim Paulista e Vila Curuça), na zona leste da capital paulista. Outro critério exigido é desenvolver projetos educativos, no contraturno escolar, para adolescentes e jovens na faixa etária de 11 a 18 anos.

O edital selecionará 10 organizações para a formação, sendo duas vagas para cada entidade. É desejável que um dos participantes seja o coordenador pedagógico e o outro, o educador. Esses representantes também precisam ter capacidade de mobilização da equipe interna, a fim de que disseminem o conteúdo aprendido ao longo do curso.

Os nomes das 15 organizações pré-selecionadas serão divulgados no dia 10 de março. Na sequência, entre 14 e 22 de março, serão feitas visitas em cada entidade, para seleção final. O resultado com os contemplados será publicado no site da Fundação Tide Setubal (www.fundacaotidesetubal.org.br) no dia 23 de março.

Gestão e incentivos

A formação em práticas pedagógicas, com carga horária total de 84 horas, será realizada pela equipe do FICAS, organização da sociedade civil, criada em 1997, que já aplicou esse programa em mais de 70 organizações. A proposta é apresentar novos conceitos e ferramentas para que os participantes possam aplicá-los no dia a dia da sua entidade, fortalecendo assim seu trabalho.

Com aulas expositivas e exercícios práticos, o curso será dividido em duas etapas. Na primeira, os participantes realizarão um diagnóstico da organização e de suas atividades educativas, por meio de técnicas participativas. Na segunda, vão desenvolver um plano educativo e, posteriormente, colocá-lo em prática, por meio do apoio no valor de R$ 4 mil oferecido pelo edital.

Os encontros semanais, com 4 horas de duração, acontecerão às segundas-feiras, das 9h às 13h, no CDC Tide Setubal, no Jd. São Vicente, em São Miguel Paulista. Estão previstas ainda, durante o semestre, mais 4 horas de oficina na própria organização e outras 8 horas de encontros com os educadores. Ao término da formação, serão oferecidas também mais 8 horas de reuniões de apoio à implementação do plano educativo.

Apoio às instituições locais

Desde 2005, a Fundação Tide Setubal atua em São Miguel Paulista, com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. Para isso, estabelece parcerias com organizações locais e busca apoiá-las financeiramente ou por meio de formações técnicas. Até 2010, realizou formações voltadas a lideranças locais. Naquele ano, lançou o primeiro edital para apoio técnico e financeiro a projetos com foco em juventude. Já em 2011, o edital selecionou 15 organizações para receberem formação em gestão.

“O edital é um instrumento para auxiliarmos no fortalecimento institucional das entidades locais. Desse modo ampliamos o alcance de ações que impactem na melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento na zona leste”, destacou Paula Galeano, coordenadora geral da Fundação Tide Setubal.

EDITAL DA FUNDAÇÃO TIDE SETUBAL

Clique aqui e conheça o Edital e formulário de inscrição:

Calendário do Edital:

15 de fevereiro – Lançamento do edital e início das inscrições

29 de fevereiro – Prazo final para recebimento de inscrições

10 de março – Divulgação dos pré-selecionados

13 de março – Reunião de apresentação sobre a formação

14 a 22 de março – Visitas presenciais de seleção

23 de março – Divulgação do resultado

26 de março – Início da formação

24 de setembro – Término da formação

Endereço para envio das inscrições: