Fundação Tide Setubal lança Campanha de Arrecadação de Livros

Prática de desenvolvimento

26 de agosto de 2011

Até 27 de setembro, todas as pessoas podem doar livros novos ou usados em sete pontos da cidade de São Paulo (SP) para o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista. As obras devem ser colocadas nas caixas de coleta presentes em: Itaú Cultural, sede da Fundação Tide Setubal, CDC Tide Setubal, Galpão de Cultura e Cidadania, Mercado Municipal de São Miguel, Senac Penha e Sesc Itaquera. Só não serão aceitos livros didáticos.

A campanha de arrecadação faz parte dos preparativos deste grande evento aberto e gratuito de incentivo à leitura que tomará as ruas do bairro da zona leste em 25, 26 e 27 outubro. Ao longo do Festival, os exemplares doados serão distribuídos aos moradores e também comporão o acervo inicial de feiras de trocas de livros.

Na tradicional Praça do Forró, os transeuntes poderão experimentar um fruto diferente: livros, que serão arrecadados na doação e pendurados nas árvores. “Quem doa um livro está compartilhando sua experiência de leitura. A intenção da campanha é fomentar esse fluxo cultural entre as pessoas e entre a cidade e o bairro”, destaca Tião Soares, idealizador do evento e coordenador de Cultura da Fundação Tide Setubal.

Ocupação do espaço público

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Tide Setubal promove o evento, com o intuito de contribuir para o letramento na região. Em 2010, milhares de pessoas participaram do Festival, que incluiu intervenções artísticas nas ruas, encontro com escritores, contação de histórias e outras atividades, distribuídas em cerca de vinte locais do bairro.

Em 2011, a proposta do Festival é novamente ocupar as ruas, praças, paradas de ônibus, bibliotecas e escolas, proporcionando uma programação variada para todas as idades. Uma das novidades será o trilho literário: as quatro estações de trem de São Miguel Paulista abrigarão ações ao longo do evento.

“Queremos contribuir para que os espaços públicos voltem a ser lugares de livre expressão da vida social e da sociabilidade. Durante o Festival, esses locais serão locais da promoção da leitura, do encontro e da alegria”, explica Tião.

Endereços dos locais de coleta de livros:

CDC Tide Setubal – R. Mário Dallari, 170 – São Miguel Paulista

Galpão de Cultura e Cidadania – R. Serra da Juruoca, 112 – São Miguel Paulista

Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 – Bela Vista (próximo ao metrô Brigadeiro)

Mercado Municipal de São Miguel – Av. Marechal Tito, 567 – São Miguel Paulista

Sede Fundação Tide Setubal –R. Jerônimo da Veiga, 164 – Itaim Bibi