Fundação Tide Setubal lança edital com foco em projetos para jovens da Zona Leste

22 de fevereiro de 2010

A Fundação Tide Setubal lançou hoje, dia 10 de março de 2010, um edital para apoiar projetos nos bairros de São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo. Para o lançamento foi realizado um café da manhã no CDC Tide Setubal para explicar às organizações da região sobre o funcionamento do processo seletivo. O edital selecionará exclusivamente projetos realizados nesses bairros da zona leste.

Estão previstos apoios para projetos de 8 a 12 meses de duração, que beneficiem jovens de 14 a 25 anos. As iniciativas devem contribuir para a promoção da cidadania juvenil por meio da garantia de direitos sociais, políticos e/ou civis e ter como foco a criação e/ou mobilização de redes no território.

No processo de escolha, serão levados em conta os seguintes elementos: potencial efeito multiplicador; vínculos estreitos com as comunidades com as quais as propostas se relacionam; adequação da proposta a necessidades reais da comunidade diretamente beneficiada; idoneidade e legitimidade da organização pleiteante; capacidade técnica da organização para realizar o projeto proposto.

O montante total de recursos a serem investidos é de R$ 200 mil e os projetos insciitos devem apresentar orçamentos de R$ 10 mil até no máximo R$ 50 mil.

“Com este edital, intensificamos o nosso papel de articuladores e de apoiadores das iniciativas locais”, afirma Márcia Ameriot, superintende da Fundação Tide Setubal. “Optamos por fortalecer as organizações que trabalham pela mesma causa que a nossa, o desenvolvimento local”, completa. A iniciativa faz parte do planejamento estratégico 2010/2011 da Fundação.

A inscrição deve ser feita de 10 a 31 de março. Organizações interessadas poderão tirar dúvidas em um plantão que será oferecido pela Fundação entre 17 e 24 de março, das 10h às 12h e das 15h às 17h, no CDC Tide Setubal, à rua Mario Dallari, 170, telefone (11) 2297-5969. O edital está disponível em arquivo para download no site: fundacaotidesetubal.org.br. Os projetos podem ser enviados por e-mail, para edital@ftas.org.br, ou entregues pessoalmente em exemplar impresso no CDC Tide Setubal.

Construção conjunta

Desde que iniciou seu trabalho em São Miguel, em 2005, a Fundação contribuiu de modo técnico, institucional ou financeiro com diferentes iniciativas da região. Agora, colaborando com a chamada institucionalidade das organizações (processo de elaboração de projeto, prestação de contas e continuidade), criou esse edital que permitirá selecionar os apoios após a análise técnica das propostas inscritas.

“Não seremos apenas o parceiro financiador. Desejamos apoiar as organizações em vários sentidos. Queremos que elas participem dos nossos encontros formativos e de outras reuniões. A idéia é construir conjuntamente, para que os frutos possam vir de maneira mais rápida e intensa para a região”, relata Márcia.

Calendário do edital

1) Prazo de inscrições: 10 a 31/03

2) Análise do comitê técnico Fundação Tide Setubal: 05 a 09/04

3) Anúncio das organizações com projetos pré-selecionados que receberão visita técnica da Fundação Tide Setubal: 12/04