Galpão de Cultura e Cidadania encerra o ano com exposição de projetos 2009

15 de dezembro de 2009

Foi realizada no domingo, 13 de dezembro, no Galpão de Cultura e Cidadania do Jd. Lapenna, a Mostra Fundação Tide Setubal 2009, cuja finalidade foi expor à comunidade um resumo das atividades realizadas no Galpão ao longo deste ano. Participaram cerca de 80 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

O evento teve início às 14 horas com as palavras da superintendente da Fundação Tide Setubal, Márcia Ameriot. “O Galpão é da comunidade, é um espaço de todos, e a Fundação quer que cada um de vocês tenha cada vez mais essa consciência, nos ajudando a desenvolver e a cuidar de toda a comunidade”. O presidente da Associação Amigos do Jd. Lapenna, José Nario do Santos, seu Narinho, fez um breve balanço das atividades do ano e concluiu dizendo que está muito satisfeito com os resultados dos projetos, sobretudo em função da melhoria da qualidade de vida dos jovens do Lapenna.

Na sequência, os jovens do Núcleo de Formação em Música e Luteria (que ensina técnicas de construção de instrumentos, como alfaia e rabeca, além de música e percussão) subiram ao palco para uma apresentação rítmica com instrumentos fabricados por eles. Em seguida, foram exibidos os vídeos da Fundação Tide Setubal, do Projeto Espaço Jovem, do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar e das ações do Programa Ação Família São Miguel. Ao término das exibições, o público pode conferir as exposições de cada projeto dispostas no Módulo Azul, área onde os coordenadores da Fundação aguardavam para conversar e tirar dúvidas.

Mais participação

Simone Silveira, que atua na administração do Galpão, aponta como destaque do ano justamente a inauguração do Módulo Azul, em junho, com a conseqüente implantação dos projetos Oficina Escola de Culinária e do Ponto de Leitura. “O Galpão passou a ser frequentado por muito mais pessoas, não só crianças, mas pais e mães também”, conta.

Para 2010, Simone acredita que a comunidade terá uma sensação de pertencimento cada vez maior. “O Ponto de Leitura, por exemplo, é um espaço onde as crianças se sentem acolhidas; a Oficina Escola de Culinária também é um espaço de convívio social para as mulheres do bairro; então, a tendência é a comunidade estar cada vez mais presente”, prevê.

Vale dizer que o Ponto de Leitura do Jd. Lapenna, mantido pela Fundação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, alcançou números expressivos desde a sua inauguração em 16 de junho de 2009: mais de 6 mil visitantes em apenas seis meses de funcionamento. O acervo tem 1803 títulos, e a média diária de empréstimos é de 32 livros, principalmente infanto-juvenis.

Clique nas iniciativas abaixo para ler um balanço das atividades realizadas em 2009:

Programa Ação Família estimula a autonomia das mulheres e visa fortalecer parcerias

Oficina Escola de Culinária capacita moradores para gerar renda com venda de alimentos

Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar instrui jovens para as novas mídias

Jovens do Núcleo de Música e Luteria criam instrumentos, se apresentam e ensinam crianças