Galpão ZL e Instituto KondZilla unem forças para levar a Escola de Criadores à zona leste de São Paulo

29 de setembro de 2023

Fortalecer juventudes e favelas a partir da educação, cultura, tecnologia, entretenimento e empreendedorismo. Esta, que é a missão do Instituto KondZilla, dialoga com a premissa do trabalho desenvolvido no Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal, para apoiar o desenvolvimento da população do Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo. A união de ambas culminou na abertura do campus da Escola de Criadores na zona leste.

O foco está em preparar jovens para o acesso ao mercado de trabalho a partir de áreas criativas, culturais e ligadas à tecnologia e à comunicação digital. Além disso, a iniciativa visa fortalecer o desenvolvimento pessoal e o aprimoramento contínuo via formações adicionais e impulsionar projetos empreendedores e carreiras criativas individuais.

Esta premissa dialoga com a perspectiva apresentada por Marcelo Ribeiro Silva, coordenador de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal. De acordo com Marcelo, a parceria com o Instituto KondZilla apresenta expansão de horizontes quando se fala na trajetória profissional das juventudes.

“O Instituto KondZilla traz uma possibilidade de empregabilidade, quanto aos novos empregos que têm surgido com o advento da tecnologia, em que jovens têm grande facilidade de acesso e de manuseio e entendimento nesse cenário. O instituto traz trilhas de aprendizagem e desenvolvimento de competências. Há a questão da empregabilidade, o acompanhamento e o suporte desses jovens”, destaca o coordenador de Prática de Desenvolvimento Local.

Sobre a escola

O currículo técnico do curso contempla aspectos básicos dentro do universo audiovisual. Então, como o foco abrange o desenvolvimento de conteúdos por meio de celulares para as redes sociais, os temas da iniciativa são:

1. Economia de criadores;
  2. Linguagem audiovisual;
  3. Roteiro e produção;
  4. Marketing digital;
  5. Design e edição.

Durante o evento de inauguração da Escola de Criadores, João Vitor Caires, diretor executivo do Instituto KondZilla, destacou que vê grande potencial nas juventudes inscritas no projeto para prosseguirem na carreira de criação de conteúdo em áreas diversas, como audiovisual ou digital.

“Imagino também que esse curso pode fortalecer a juventude que já tem carreiras na área artística ou no empreendedorismo, para que possam produzir conteúdos que impulsionarão suas jornadas”, completa o diretor executivo do Instituto KondZilla.

Essa mesma lógica dialoga, enfim, com os dados do Atlas das Juventudes, ao considerar-se que 55% de jovens no Brasil desejam ter “a profissão dos sonhos”. Estima-se que jovens de 15 a 29 anos equivalham a 23% da população brasileira, além de que 56,2% delas sejam negras. Ainda, cerca de 1/3 mora nas periferias; todavia, menos de 9% concluíram o ensino superior e quase 25% não trabalham, tampouco estudam.

Imagens do evento de lançamento da Escola de Criadores, do Instituto KondZilla, no Galpão ZL

Sobre empregabilidade e renda

A primeira turma conta com 20 participantes, que passam a integrar o campus zona leste da Escola de Criadores, do Instituto KondZilla. Cada participante do curso, cuja duração é de três meses, recebe bolsa de R$ 500. Para Marcelo Ribeiro Silva, a oferta de bolsas é importante, pois contribui para a renda de suas respectivas famílias. “Considero que esse ponto tem um pouco sobre o que conecta a Prática de Desenvolvimento Local com o Instituto KondZilla: o  desenvolvimento das competências dentro da tecnologia para gerar renda localmente e fora do território.”

Desse modo, o projeto realizará acompanhamento a partir dos seguintes indicadores:

1. Dados socioeconômicos de jovens e dos respectivos núcleos familiares;
  2. Aprendizado individual e evolução no curso;
  3. Acesso ao mercado de trabalho;
  4. Educação continuada
  5. Renda individual e do lar.

Por fim, uma das expectativas sobre a Escola de Criadores diz respeito ao impacto na comunicação de ações realizadas no Jardim Lapena. Isso diz respeito aos aprendizados e à potencialização nos conhecimentos de jovens por meio das aulas.

“O Instituto KondZilla é um parceiro que sabe muito bem fazer isso. Ele é um dos primeiros, falando especificamente do KondZilla, no seu canal de Youtube, que entendeu o que a internet significa e consegue alavancar. Temos grandes expectativas com o que acontecerá no final desse processo e o início do trabalho com jovens na produção das mídias digitais”, finaliza Marcelo Ribeiro Silva.

Texto: Amauri Eugênio Jr.