Programa Democracia e Cidadania Ativa

Exercício da cidadania

O exercício da cidadania é, sem dúvida, um dos pilares para o fortalecimento do tecido democrático. Ao considerar-se o seu papel estratégico para engajar a participação popular na deliberação de temas importantes para o seu cotidiano, o Programa Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal desenvolve e apoia ações com esse propósito.

A Enciclopédia Discursiva da Cidade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresenta conceituação sobre a importância dessa premissa. Segundo a definição, o conceito consiste em “como os direitos civis e políticos das pessoas, o que as caracteriza enquanto cidadãos”. Logo, trata-se das “liberdades individuais de consciência, de expressão, de ir e vir, de ser considerado inocente antes que se prove que tem alguma culpa, segundo o próprio ordenamento jurídico de um Estado Nação”.

Dentro dessa lógica, o exercício da cidadania abrange também o direito de escolha de governantes. E, desse modo, pode-se expandi-lo como processo de participação e engajamento em âmbito político.

Sobre espaços de decisão

Para Uvanderson Vitor da Silva, coordenador do Programa Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal, o exercício da cidadania tem relação direta com o engajamento da população no processo decisório e no desenvolvimento de projetos que tenham como objetivo melhorar a qualidade de vida e o bem-estar populacional. 

“A participação ativa da população na identificação de demandas, direcionamento de investimento e melhor implementação das políticas públicas é, há muito tempo, uma forma de ampliar a eficácia e a eficiência do poder público e de exercício da cidadania. A ampliação dos processos participativos é um dos caminhos para que a ordem política democrática contribua para redução das desigualdades sociais no Brasil”, comenta.

Logo, o exercício da cidadania abrange a mobilização por meio de organizações da sociedade civil (OSCs). O trabalho de tais organizações visa, então, influenciar o poder público a desenvolver ações para enfrentar desigualdades. Além disso, contempla outras formas de atuação, como estruturar Planos de Bairros e implementar iniciativas para mitigar e/ou solucionar problemas socioespaciais crônicos.

Confira mais conteúdos do glossário

Plano de Bairro
26 de novembro de 2024

Plano de Bairro

Prática de Desenvolvimento Local
Participação política
26 de novembro de 2024

Participação política

Programa Democracia e Cidadania Ativa

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.