Investimento Social Privado
De modo direto, o conceito de Investimento Social Privado pode ser descrito como filantropia. Contudo, essa explicação não fornece contextualização de modo pleno e com.
O Investimento Social Privado, também conhecido pela sigla ISP, consiste, segundo definição do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), na “destinação voluntária de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais, científicos e culturais de interesse público.”
Nesse sentido, a incidência do campo do Investimento Social Privado pode ocorrer de maneiras diversas. Uma delas, por exemplo, passa repasse de verba a outras organizações do campo e lideranças de territórios periféricos. Ainda, outra possibilidade nesse contexto passa pela criação de fundações empresariais ou de origem familiar – como no caso da Fundação Tide Setubal.
Fortalecimento do campo do Investimento Social Privado
Assim sendo, a Fundação Tide Setubal desenvolve estratégias diversas para tornar mais perene a atuação do campo do Investimento Social Privado. Uma possibilidade contempla, então, a realização de editais para apoio a organizações da sociedade civil – e que podem ter parcerias com outras instituições do ISP. A saber, alguns exemplos são:
- Edital Elas Periféricas: por quatro edições, o edital objetivou apoiar organizações atuantes nas periferias que tivessem liderança feminina negra. Nas duas edições mais recentes, a iniciativa contou com parceria do TikTok;
- Edital Traços: por meio de parceria com demais OSCs, como Instituto Ibirapitanga, Porticus e Movimento Bem Maior, a iniciativa objetivou, de modo multidisciplinar, apoiar o desenvolvimento de lideranças negras para o ingresso no poder público, empresas e academia, por exemplo;
- Rede Temática (RT) de Equidade Racial do Gife: trata-se de grupo composto por OSCs e instituições do ISP com foco no desenvolvimento de ações e projetos em favor da promoção da equidade racial.
Além disso, outra estratégia da Fundação Tide Setubal para fortalecer a atuação do ISP consiste no desenvolvimento de metodologias multitemáticas e em diversos segmentos. O objetivo é, enfim, compartilhar com organizações do campo saberes acumulados por meio da atuação no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo, e no apoio a lideranças negras e de trajetória periférica. E, desse modo, a finalidade é fornecer subsídios para essas mesmas organizações desenvolverem projetos com a mesma finalidade.
Confira em nosso site as publicações com metodologias multidisciplinares desenvolvidas pela Fundação Tide Setubal.
