Oportunidades de acesso
Ao considerar-se que o enfrentamento das desigualdades passa, de modo incontornável, pelas dimensões racial, de gênero e territorial, a promoção de oportunidades de acesso precisa contemplar essas mesmas variáveis.
Nesse sentido, entende-se que um dos vetores para a manutenção das diversas camadas de desigualdades passa pela sub-representação de mulheres e de pessoas negras e com trajetória periférica em espaços de poder e de decisão.
A baixa presença de pessoas com esses mesmos perfis torna-se ainda mais gritante quando se leva em conta a intersecção desses mesmos aspectos. Ou seja, a presença de mulheres negras e de trajetória periférica é ainda menor se comparada com esses mesmos aspectos demográficos considerados isoladamente. E essa dimensão vale, inclusive, para o poder público e para a iniciativa privada.
Desse modo, quando se fala em oportunidades de acesso, uma das suas dimensões passa pelo ingresso no ensino superior. Consequentemente, essa dinâmica compreende o acesso a instituições de renome e de ponta, sejam elas públicas ou privadas. Essa abordagem diz respeito à formação e capacitação de profissionais para ascenderem a postos decisórios e estratégicos no poder público, em empresas ou na academia.
Oportunidades de acesso na prática
Essa abordagem é um dos eixos norteadores para o trabalho do Programa Lideranças e Oportunidades de Acesso da Fundação Tide Setubal. Ao ter como objetivo ampliar a participação de pessoas negras em espaços de decisão, o programa propõe-se a alcançar três resultados principais nesse contexto:
- Lideranças negras mais preparadas e fortalecidas;
- Instituições de ensino, empresariais e governamentais mais inclusivas em relação à equidade racial;
- Participação do ISP na promoção da equidade racial ampliada e efetivada por meio de ações práticas.
Um dos pontos de destaque no trabalho do Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso diz respeito à Plataforma Alas. Trata-se, afinal, de um espaço de encontro com a proposta de um pacto coletivo para acelerar a busca pela equidade racial nas posições de liderança. E a sua incidência contempla os momentos diversos das vidas de pessoas negras e periféricas, passando desde a formação básica à preparação para alcançar postos de poder e de decisão.
Saiba mais detalhes sobre o trabalho do Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso e a respeito da Plataforma Alas.
