plano-de-bairro Fundação Tide Setubal

Plano de Bairro

5 de novembro de 2020
Compartilhar:

Moradores e organizações locais construíram de forma participativa um documento de propostas para melhorias do bairro Jardim Lapena, com base no artigo Plano de Desenvolvimento de Bairros do Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo. Nesse movimento, os moradores se uniram em um colegiado para buscar a implementação do projeto, atuando para a incidência no poder público e com ações de energia comunitária, viabilizada pelo próprio colegiado.

 

O objetivo desse projeto é combinar a produção de conhecimento com ações de incidência política para o desenvolvimento urbano do Jardim Lapena, além de organizar uma governança territorial descentralizada a partir do fortalecimento do tecido social que conecta esses atores.

 

A trajetória de desenvolvimento e implementação do Plano de Bairro do Jardim Lapena foi contata da publicação Territórios de Direitos – Um Guia para Construir um Plano de Bairro com Base na Experiência do Jardim Lapena, lançada em 2019.

 

O Guia nasce com o objetivo de compartilhar a experiência do primeiro plano de bairro participativo de São Paulo e, para isso, apresenta um repertório de práticas, estratégias e reflexões criadas entre 2017 e 2019, com base em uma metodologia de trabalho desenvolvida e implementada pela Fundação Tide Setubal em parceria com o Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getulio Vargas (Cepesp-FGV), o Colegiado do Plano de Bairro Jardim Lapena e a comunidade.

 

Baixe a publicação sobre o Plano de Bairro do Jardim Lapena.


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.