A Plataforma Alas consiste em iniciativa da Fundação Tide Setubal que visa funcionar como um pacto coletivo para acelerar a busca pela equidade racial nas posições de liderança.
O projeto objetiva, desse modo, apoiar a formação e preparação de lideranças negras com trajetória periférica, em momentos diferentes da vida, para chegarem a espaços de poder e de decisão. Além disso, a Plataforma Alas visa sensibilizar e envolver pessoas brancas em cargos de gestão em ações com esse propósito. Esse ponto tem destaque no seguinte trecho do manifesto publicado na plataforma:
“Queremos ir longe, o mais longe que pudermos para transformar a realidade de injustiça racial ainda tão presente no Brasil. Queremos mudar o cenário das empresas, das universidades, do sistema judiciário.”
Sobre as estratégias
A Plataforma Alas é composta por três estratégias – Asas, Elos e Caminhos. As OSCs, o campo do ISP e empresas podem potencializar ações já existentes dentro das estratégias.
A saber, o escopo de atuação das estratégias da Plataforma Alas contemplam as seguintes dimensões:
- A Estratégia Asas visa despertar o interesse de jovens com idades entre 16 a 24 anos habitantes de regiões periféricas e que estejam cursando o Ensino Médio ou sejam recém-formados em áreas diversas do conhecimento e no exercício da liderança;
- A Estratégia Elos objetiva incidir sobre a trajetória de jovens estudantes e adultos de origem periférica em busca de cursos de graduação ou preparatórios para mestrado, concursos públicos e carreiras jurídicas em instituições de excelência;
- A Estratégia Caminhos consiste na organização dos editais Traços e Elas Periféricas. Os editais apoiam, desse modo, o fortalecimento e o aprimoramento no trabalho desenvolvido por lideranças negras e das respectivas organizações que coordenam.
Faça parte do pacto coletivo pela equidade racial
Por fim, confira mais detalhes sobre as respectivas estratégias e ações que as compõem em plataformaalas.org.br.