O Programa Saúde Mental e Territórios Periféricos, desenvolvido pela Fundação Tide Setubal, realizou um levantamento de organizações que oferecem formação, supervisão, consultoria e atendimento clínico psicanalítico e/ou psicológico abertos à comunidade, para além da rede SUS. Assim sendo, essa pesquisa culminou na criação da iniciativa Territórios Clínicos Mapeamento.
O objetivo do Territórios Clínicos Mapeamento é compreender o que é ofertado na cidade de São Paulo, como uma fonte de informação para trabalhadores da saúde mental, agentes do investimento social privado e pesquisadores. Além disso, visa facilitar o acesso da população a estes espaços.
Nesse sentido, a maioria dos locais tem como linha teórica a psicanálise, mas também há espaços que trabalham com diversas abordagens da psicologia. Logo, são clínicas escolas, clínicas públicas, coletivos, grupos e instituições de psicanálise etc. Cada uma com sua práxis e a sua forma de atuar e pensar o campo social.
Sobre os espaços
Algumas organizações oferecem atendimentos e/ou formação, supervisão em diversas regiões da cidade, outras trabalham com públicos específicos. Desse modo, você encontrará, na descrição completa de cada local, informações sobre o público alvo, funcionamento e as regiões em que cada uma atua.
Esperamos que a publicação do mapeamento possa, ao mesmo tempo, promover um debate acerca da imensa centralização territorial que existe no que é ofertado em psicanálise e psicologia. Idem estimular que novos projetos possam se inspirar nesses trabalhos para propor outras intervenções no campo da clínica social e pública.
*Para buscar estabelecimentos de Saúde da Rede SUS do Município de São Paulo, clique neste link – e organizados por região nesta página. Para entrar em contato com o CVV, acesse o site da instituição ou ligue gratuitamente para o número 188. Data base para o mapeamento e pesquisa dos dados: setembro de 2024 a junho de 2025.
Navegue pelas categorias para filtrar os resultados da tabela ou clique na opção de mapa para visualizar diretamente os territórios.
A Casa Frida
A Casa Frida surgiu em setembro de 2017 a partir de inquietações advindas da experiência clínica relacionadas ao doloroso processo de perdas. Foi criada, sobretudo, com o intuito de propiciar espaços para compartilhar essas experiências.
Luto, Arte e Psicanálise – são os três eixos estruturais que buscam relacionar de forma acessível e criativa no âmbito da clínica e pesquisa. A Casa Frida propõe trabalhar com a formação de grupos de apoio, rodas de conversa e debates, fazendo uso de recursos artísticos – cinema, literatura, música, obras de arte, entre outros como mediadores. Além disso, oferecem atendimentos clínicos individuais, tendo como referencial teórico a psicanálise.
Qualquer pessoa, em especial pessoas que estejam em processo de luto.
E-mail: contato@acasafrida.com.br
Acolher&Cuidar
A partir de um trio de amigos psicólogos, a clínica Acolher e Cuidar surge em 2020, durante a pandemia, como uma forma de levar o atendimento psicológico com ética e qualidade para a comunidade do eixo Jardim Angela, Capão Redondo e Jardim São Luís e região.
O Acolher e Cuidar tem como objetivo principal a desmistificação da terapia como algo elitizado, bem como a conscientização de que o tratamento psicoterapêutico é um direito para todos. Oferecem acesso aos seguintes serviços: plantões psicológicos, orientações psicológicas, psicoterapia individual e atendimentos psicopedagógicos, contam com uma equipe multidisciplinar, oferecem atendimentos clínicos com diferentes abordagens e trabalham com valores sociais. Além disso, possui o Programa de Desenvolvimento Profissional (PDP), o qual é voltado para a inserção de psicólogos na área clínica por meio de supervisão e discussão dos casos atendidos, palestras e cursos. Disponibilizam sublocação de salas para profissionais com valores a partir de R$25,00 a hora. Os agendamentos são feitos através do site ou pelo WhatsApp.
Atendimento clínico: Público geral a partir dos 7 anos. Programa de Desenvolvimento Profissional: Psicólogos devidamente inscritos no Conselho Regional de Psicologia (CRP)
Rua Luís Baldinato, 1, Jardim Dionísio, São Paulo, SP, 04935-100
Telefone: WhatsApp: (11) 98660-9833
E-mail: acolhercuidar@gmail.com
Afetos - Acesso à Terapia
Acesso é um programa para democratização do acesso ao processo terapêutico, que é oferecido de forma insuficiente pelo poder público e se torna inacessível para muitas pessoas devido ao custo para realizar terapia.
Por meio de parcerias com as organizações da sociedade civil que, após cadastramento, estarão preparadas para receber apoio das(os) psicólogas(os) voluntárias(os). As(os) psicólogas(os) voluntárias(os), por sua vez, poderão conhecer e apoiar as organizações, contribuindo para a vida dos beneficiários que buscam por terapia. As instituições parceiras encaminham, alinham a agenda com os voluntários e acompanham seus beneficiários, também são responsáveis pela infraestrutura para o atendimento online. O Afetos faz a gestão das instituições parcerias e cuida da rede de psicólogas(os) voluntárias(os) por meio de grupos de estudos de casos. Além de desenvolver o programa, faz o monitoramento e avaliação junto com os envolvidos.
Pessoas interessadas ligadas a organizações parceiras.
E-mail: claudia@afetos.org
Associação Paulista de Saúde Pública em parceria com Grupo de Investigação Território e Subjetividades - APSP & GITS-USP
A APSP é uma associação que almeja construir políticas públicas de saúde em constante alinhamento com o SUS, defendendo sua concepção, construção e permanência desde a reforma sanitária.
O GITS é um grupo de pesquisa e intervenção que busca estabelecer relações de cuidado e escuta em territórios que são ocupados de forma diversa, tanto estruturalmente (diferentes relações de trabalho e laço social) como pessoalmente (pessoas de diferentes origens em relação a classe, raça e gênero), contribuindo para uma rede de escuta que acolha as alteridades e produza pertencimento. Juntos se propõem a oferecer consultoria de projetos de saúde mental na atenção básica, mais especificamente, formação e supervisão institucional.
Trabalhadores que atuam na Atenção Básica do SUS.
E-mail: apsp.saudepublica@gmail.com
Canto Baobá
O Canto Baobá é um espaço especializado em Saúde Mental e diversidade, com ênfase no enfrentamento às violências estruturais.
Tem a missão de fazer do cuidado da mente, um direito brasileiro, em prol de uma psicologia brasileira, ampla, diversa e ética. Olha para o paciente de forma abrangente, considerando raça, gênero, orientação sexual, classe social e território como fatores construtivos de psique. Oferecem Serviço de Psicoterapia (on-line e presencial); Orientação Vocacional (on-line e presencial); Palestra/Eventos/Rodas de conversa coorporativos (on-line e presencial); Oficinas em Escolas (on-line e presencial) e Supervisão Clinica – para profissionais que entendem que as interseccionalidades fazem parte da escuta de um profissional de Psicologia. O Canto Baobá possui também o Educa Babobá, voltado para educação e o Baobá de Cultura, voltado para eventos e manifestações culturais.
Adultos, Adolescentes, Infantil, Idosos (as), Casais e Orientação vocacional/profissional e Psicólogos.
R. Silvia, 173, Bela Vista, São Paulo, SP, 01331-010
Telefone: Whatsapp: (11) 97061-7051 ou (11)99924-1385
E-mail: contato@cantobaoba.com.br
Casa de Marias
A Casa de Marias é um espaço de escuta e acolhimento.
Lugar pensado em cada detalhe, por uma equipe qualificada de psicoterapeutas, para receber pessoas que, por qualquer motivo, precisem de cuidado. O espaço nasce para ser casa, para criar raízes, para ser oásis em tempos difíceis. A Casa de Marias, coordenada por um grupo de mulheres negras, se propõe a uma prática clínica não-dissociada do campo social e, por isso, se debruça com especial cuidado as questões que envolvem classe, gênero, raça e território. Abrigam profissionais das mais diversas abordagens teóricas e que oferecem diversos serviços: psicoterapia individual, psicoterapia grupal, terapia para casais e famílias, cuidado psicológico voltado para crianças, adolescentes, adultos e idosos, oficinas temáticas, grupos terapêuticos, cursos de formação, grupo de estudos, supervisão clínica individual e grupal, consultorias, rodas de conversa, dentre outros. Destinado a pessoas que estão em grave situação de vulnerabilidade socioeconômica e que, por isso, não podem dispor de qualquer valor para custear o seu atendimento.
Crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Rua Alicante, 140, Vila Esperança, São Paulo, SP, 03654-010
Telefone: Whatsapp: (11) 95851-3330
E-mail: contato@casademarias.com
Centro de Estudos e Assistência à Família – CEAF
O Centro de Estudos e Assistência à Família é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1983. Criada por profissionais voluntários de diversas áreas das ciências humanas, a entidade é composta de estudiosos focados nas questões da saúde mental da comunidade.
Tem a missão de promover ações de atendimento psicossocial às famílias, indivíduos e comunidades, e ações de estudo e capacitação profissional na área psicossocial. Através de programas, tem como objetivo uma formação continuada por meio de estudos e práticas guiadas pelos coordenadores dos programas.
– Programa Terapia de Casal e Família: Atende casais e famílias em situação de vulnerabilidade psicológica e social;
– Programa Terapia Comunitária Integrativa: O encontro é aberto a pessoas de diferentes gêneros, idades, raças, religiões, etc. para conversar sobre o cotidiano: saúde, família, trabalho, vizinhança, vida em geral, promovendo trocas de experiências e de sabedorias aprendidas na escola da vida;
– Roda de TCI–Terapia Comunitária Integrativa: Acontece toda quinta-feira, às 17h30 online, acesso pelo link disponibilizado no site e toda primeira quinta-feira útil de cada mês o encontro é presencial na sede do CEAF;
-Programa Incentivar: Tem como objetivo o atendimento psicoeducativo de adolescentes de instituições e escolas públicas, suas famílias e seus professores;
-Programa Mediação: A mediação é uma conversa facilitada por uma dupla de mediadores capacitados para a resolução de conflitos, atendimentos on-line e presencial;
-Programa Constelações Familiares: As sessões ocorrem em grupo, sob a orientação de profissional especializado, o “facilitador”, e basta que uma só pessoa do sistema familiar solicite para que a constelação se realize;
-Programa Cine CEAF-NOOS: É constituído de encontros científicos, gratuitos, para discussão e reflexão sobre as relações humanas por meio de projeção de filmes e palestras, voltados a profissionais da área, bem como a pessoas interessadas em pensar sobre as inúmeras questões que a vida apresenta. São realizadas duas apresentações no primeiro semestre e duas no segundo semestre, sempre às sextas feiras (das 18h30 às 21h45).
O CEAF cresce como um local onde se pode falar muitas línguas, todas igualmente respeitadas, estimulando a diversidade de conhecimento e suas práticas. O atendimento sempre é atento não só a valores éticos, mas também à importância do treinamento, de reuniões semanais de estudo teórico e supervisão.
Casais e familias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade psicológica e social. Programa Incentivar: Adolescentes de 15 a 18 anos através de encaminhamento das instituições credenciadas.
Rua Japuanga, 235, Alto do Lapa, São Paulo, SP, 05455-010
Telefone: (11) 3022-9596 / 3022-3840 / Whatsapp (11) 96400-4574
E-mail: secretaria@ceaf.org.br
Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP
O Centro de Estudos Psicanalíticos, por meio de uma rede de analistas credenciados, desenvolve um projeto que tem como proposta possibilitar o atendimento psicanalítico à comunidade.
Após um contato inicial gratuito realizado por uma equipe de triagem no CEP, o interessado é encaminhado para o atendimento nos consultórios dos analistas nas diferentes regiões da cidade. A Rede de Atendimentos é um sistema de parcerias que possibilita atendimento terapêutico especializado a diversos setores da população por valores acessíveis a cada interessado, em diferentes regiões de São Paulo priorizando a sustentação do processo na demanda analítica e não na possibilidade financeira do analisando.
Público geral.
R. Alm. Pereira Guimarães, 378, Pacaembu, São Paulo, SP, 01250-000
Telefone: (11) 3675-4159 / (11) 3862-4163 e através do Whatsapp (11) 97669-2797
E-mail: clinica@centropsicanalise.com.br
Centro de Psicologia Aplicada - CENPA, da Universidade São Judas Tadeu - Unidade Mooca
A Universidade São Judas Tadeu por meio do centro de Psicologia Aplicada - CENPA oferece vagas para pessoas que se interessam pela participação dos programa de acolhimento a ser realizado de forma presencial e gratuita.
O acolhimento psicológico tem como objetivo, oferecer escuta e orientação psicológica, com a finalidade de promover condições para que as pessoas possam expressar suas emoções e lidar com seus recursos e limites na superação das questões pontuais que causam sofrimento. O atendimento é individual com duração de 50 minutos cada encontro. Inscrições através do formulário disponível no site ou presencialmente na unidade Mooca. Horário: De segunda a sexta-feira – das 11h às 22h.
Público geral
Rua Marcial, 45, São Paulo, SP, 03169-040
E-mail: cenpa@usjt.br
Centro de Psicologia Aplicada (CENPA) da Universidade São Judas Tadeu - Unidade Jabaquara
A Universidade São Judas Tadeu por meio do centro de Psicologia Aplicada - CENPA oferece vagas para pessoas que se interessam pela participação dos programa de acolhimento a ser realizado de forma presencial e gratuita.
O acolhimento psicológico tem como objetivo, oferecer escuta e orientação psicológica, com a finalidade de promover condições para que as pessoas possam expressar suas emoções e lidar com seus recursos e limites na superação das questões pontuais que causam sofrimento. Inscrições através do e-mail.
Público geral
Avenida Jabaquara , 1870, Vila da Saúde, São Paulo, SP, 04046-300
E-mail: cenpjaba@usjt.br
Centro de Psicologia Aplicada (CENPA) da Universidade São Judas Tadeu - Unidade Paulista
A Universidade São Judas Tadeu, por meio do Centro de Psicologia Aplicada - CENPA oferece vagas para pessoas que se interessam pela participação dos programas de acolhimento a serem realizados de forma presencial e gratuita.
O acolhimento psicológico tem como objetivo, oferecer escuta e orientação psicológica, com a finalidade de promover condições para que as pessoas possam expressar suas emoções e lidar com seus recursos e limites na superação das questões pontuais que causam sofrimento. O atendimento é individual e composto de até seis encontros presenciais com duração de 40 minutos cada encontro. Inscrições através do formulário disponível no site.
Público geral
Avenida Angélica, 2565, Bela Vista, São Paulo, SP, 01227-200
Telefone: (11) 4862-1709
E-mail: cenpa@usjt.br
Centro de Psicologia Aplicada (CENPA) da Universidade São Judas Tadeu - Unidade Santos (Unimonte)
A Universidade São Judas Tadeu por meio do centro de Psicologia Aplicada - CENPA oferece vagas para pessoas que se interessam pela participação dos programa de acolhimento a ser realizado de forma presencial e gratuita.
O acolhimento psicológico tem como objetivo, oferecer escuta e orientação psicológica, com a finalidade de promover condições para que as pessoas possam expressar suas emoções e lidar com seus recursos e limites na superação das questões pontuais que causam sofrimento. Inscrições através do whatsapp.
Público geral
Rua Comendador Martins, 52, Bloco Veredas 1º - 2º andar, Vila Mathias, Santos, SP, 11015-530
Telefone: whatsapp (13) 99698-4184
Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) da Universidade de São Paulo (USP)
O CEIP é responsável por organizar e coordenar os serviços oferecidos pelo Instituto de Psicologia da USP.
O oferecimento desses serviços, que são públicos e gratuitos, é feito à comunidade USP e ao público geral do entorno da universidade. Os serviços e laboratórios do CEIP oferecem práticas profissionalizantes (estágios) que são essenciais à formação dos alunos. Sempre supervisionadas por docentes, essas práticas constituem atividades que aprimoram a formação dos estudantes e, ao mesmo tempo, se configuram em serviços à comunidade interna e externa à USP.
Público geral.
Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco D, Butantã, São Paulo, SP, 05008-030
Telefone: (11) 3091-5015
E-mail: ceip@usp.br
Centro Integrado de Saúde (CIS) da Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
O CIS oferece atendimento personalizado e de ponta, com consultas com valores diferenciados do mercado e algumas gratuitas, tanto para alunos e colaboradores quanto para a comunidade da região.
Oferece diversas modalidades de atendimento psicológico: Triagem psicológica, Avaliação Psicológica/ Psicodiagnóstico e Psicoterapia Individual.
Alunos, colaboradores e para a comunidade da região.
Rua Doutor Almeida Lima, 1034, Mooca, São Paulo, SP, 03164-100
Telefone: (11) 2790-4562 / (11) 2790- 4561
Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade (CLIN-a)
Clínica da Ansiedade - Atendimento ao público: A todos que tenham uma inquietação, um mal estar, um funcionamento que se repete e faz sofrer, uma ansiedade, uma angústia ou algo ainda sem nome a ser questionado.
Àqueles que façam a aposta de uma experiência e elaboração pela palavra. Os atendimentos são gratuitos e individuais. Ao chegar será feito uma primeira entrevista analítica no acolhimento com os apontamentos necessários e as orientações iniciais quanto ao funcionamento institucional dessa clínica. Em seguida, admitido o caso, o profissional que fez o acolhimento fará o encaminhamento ao praticante que o acompanhará por um período médio de seis meses.
Adultos, crianças e adolescentes
Rua Professor Ernest Marcus, 91, Pacaembu, São Paulo, SP, 01246-080
Telefone: (11) 2362-4923 / Whatsapp (11) 97326-6409
E-mail: clin-a@clin-a.com.br
Clã da negritude
O Clã da Negritude é um grupo de pessoas que se reúnem para combater todas as formas de discriminações, quer sejam raciais, sociais, gênero e outras.
Projeto Deseclipsando: O coletivo Clã da negritude através de análises, fatos e estudos sobre os efeitos psicossociais do racismo sob a nossa população negra e periférica tiveram a confirmação que o racismo e a discriminação racial causam sofrimento psíquico para a população. Observaram através desses estudos a necessidade do cuidado dos negros e afrodescendentes, notaram que ano após ano não estão recebendo os devidos cuidados que a saúde mental merecem. Diante dessa falta de cuidado, resolveram trabalhar para a diminuição desse sofrimento psíquico, oferecendo a população negra e afrodescendente acima de 18 anos atendimento psicológico com valor social. Os atendimentos serão realizados de forma on-line.
População negra e afrodescendente acima de 18 anos.
E-mails: contato@cladanegritude.com.br / cladanegritude@gmail.com
Clínica Aberta de Psicanálise
A Clínica Aberta de Psicanálise vem do desejo de um grupo de analistas de que a psicanálise possa existir para além do consultório privado, de forma acessível e ampla na vida da cidade, intervindo nas condições de vida existentes a partir do entendimento do que é a vida inconsciente.
É um projeto voluntário que oferece atendimentos gratuitos na Casa do Povo aos sábados, por ordem de chegada. O atendimento é um plantão de psicanálise individual, com duração de 50 minutos, onde um psicanalista irá te atender presencialmente na Casa do Povo. São 4 opções de horário disponível: às 11h, 12h, 13h ou 14h e 2 pessoas são atendidas por horário.
Pessoas interessadas.
Rua Três Rios, 252, Bom Retiro, São Paulo, SP, 01123-000
Telefone: WhatsApp (11) 91440-4182
E-mail: clinicaabertadepsicanalise@gmail.com
Clínica de Psicologia da Universidade Ibirapuera
A Clínica de Psicologia da Universidade Ibirapuera foi criada em 1998 com a finalidade de oferecer estágios supervisionados para os alunos do curso de Psicologia.
São realizados atendimentos de diagnósticos, psicoterapias, dificuldades de aprendizagem, orientação familiar e profissional. O acompanhamento psicológico é feito pelos alunos estagiários com orientação dos professores supervisores. Além do estágio realizado na clínica, os alunos contam com parcerias como: escolas, ONGs, abrigos e creches, permitindo que os futuros profissionais entrem em contato com diferentes campos de atuação da psicologia e saiam amplamente preparados para o mercado de trabalho atual.
São atendidos pacientes a partir dos três anos de idade.
Av. Interlagos, 1329, 4º andar, Chácara Flora, São Paulo, SP, 04661-100
Telefone: (11) 5694-7961
Clínica de Psicologia UNIP Alphaville - Centros de Psicologia Aplicada (CPAs) da Universidade Paulista (UNIP)
Os Centros de Psicologia Aplicada - CPAs da UNIP oferecem gratuitamente atendimento psicológico.
As modalidades de atendimento são: A Clínica do Psicodiagnóstico, da Psicoterapia (individual ou em grupo) e do Acompanhamento Terapêutico às pessoas com transtornos psiquiátricos visando a socialização. O Plantão Psicológico em ONGs, Associações de Bairro, Delegacias da Mulher, Delegacias da Segurança Pública, Defensoria Pública, As Oficinas de Criatividade em Creches, Asilos. A Psicologia Hospitalar pela prestação de serviços psicológicos às crianças e jovens em tratamento de saúde e suas famílias. A Psicologia Organizacional para atender o estresse ocupacional decorrente do comportamento nas relações de trabalho. A Psicologia Escolar para análise institucional da rede das relações humanas multiprofissional, e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem do escolar.
Crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta.
Alameda Amazonas, 492, Alphaville, Barueri, SP, 06454-070
Telefone: (11) 4191-1078
Clínica de Psicologia UNIP Chácara Santo Antônio - Centros de Psicologia Aplicada (CPAs) da Universidade Paulista (UNIP)
Os Centros de Psicologia Aplicada - CPAs da UNIP oferecem gratuitamente atendimento psicológico.
As modalidades de atendimento são: A Clínica do Psicodiagnóstico, da Psicoterapia (individual ou em grupo) e do Acompanhamento Terapêutico às pessoas com transtornos psiquiátricos visando a socialização. O Plantão Psicológico em ONGs, Associações de Bairro, Delegacias da Mulher, Delegacias da Segurança Pública, Defensoria Pública, As Oficinas de Criatividade em Creches, Asilos. A Psicologia Hospitalar pela prestação de serviços psicológicos às crianças e jovens em tratamento de saúde e suas famílias. A Psicologia Organizacional para atender o estresse ocupacional decorrente do comportamento nas relações de trabalho. A Psicologia Escolar para análise institucional da rede das relações humanas multiprofissional, e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem do escolar.
Crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta.
Rua da Paz, 704, Alto da Boa Vista , São Paulo, SP, 04713-000
Telefone: (11) 5181-1441 / (11) 5184-2038
Clínica de Psicologia UNIP Marquês - Centros de Psicologia Aplicada (CPAs) da Universidade Paulista (UNIP)
Os Centros de Psicologia Aplicada - CPAs da UNIP oferecem gratuitamente atendimento psicológico.
As modalidades de atendimento são: A Clínica do Psicodiagnóstico, da Psicoterapia (individual ou em grupo) e do Acompanhamento Terapêutico às pessoas com transtornos psiquiátricos visando a socialização. O Plantão Psicológico em ONGs, Associações de Bairro, Delegacias da Mulher, Delegacias da Segurança Pública, Defensoria Pública, As Oficinas de Criatividade em Creches, Asilos. A Psicologia Hospitalar pela prestação de serviços psicológicos às crianças e jovens em tratamento de saúde e suas famílias. A Psicologia Organizacional para atender o estresse ocupacional decorrente do comportamento nas relações de trabalho. A Psicologia Escolar para análise institucional da rede das relações humanas multiprofissional, e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem do escolar.
Crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta.
Avenida Comendador Martinelli, 72, Vila Chalot, São Paulo, SP, 05037-170
Telefone: (11) 3611-3030
Clínica de Psicologia UNIP Norte - Centros de Psicologia Aplicada (CPAs) da Universidade Paulista (UNIP)
Os Centros de Psicologia Aplicada - CPAs da UNIP oferecem gratuitamente atendimento psicológico.
As modalidades de atendimento são: A Clínica do Psicodiagnóstico, da Psicoterapia (individual ou em grupo) e do Acompanhamento Terapêutico às pessoas com transtornos psiquiátricos visando a socialização. O Plantão Psicológico em ONGs, Associações de Bairro, Delegacias da Mulher, Delegacias da Segurança Pública, Defensoria Pública, As Oficinas de Criatividade em Creches, Asilos. A Psicologia Hospitalar pela prestação de serviços psicológicos às crianças e jovens em tratamento de saúde e suas famílias. A Psicologia Organizacional para atender o estresse ocupacional decorrente do comportamento nas relações de trabalho. A Psicologia Escolar para análise institucional da rede das relações humanas multiprofissional, e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem do escolar.
Crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta.
Rua Amazonas da Silva, 737, Vila Guilherme, São Paulo, SP, 02051-001
Telefone: (11) 2790-1550 - Ramal 1520
Clínica de Psicologia UNIP Tatuapé - Centros de Psicologia Aplicada (CPAs) da Universidade Paulista (UNIP)
Os Centros de Psicologia Aplicada - CPAs da UNIP oferecem gratuitamente atendimento psicológico.
As modalidades de atendimento são: A Clínica do Psicodiagnóstico, da Psicoterapia (individual ou em grupo) e do Acompanhamento Terapêutico às pessoas com transtornos psiquiátricos visando a socialização. O Plantão Psicológico em ONGs, Associações de Bairro, Delegacias da Mulher, Delegacias da Segurança Pública, Defensoria Pública, As Oficinas de Criatividade em Creches, Asilos. A Psicologia Hospitalar pela prestação de serviços psicológicos às crianças e jovens em tratamento de saúde e suas famílias. A Psicologia Organizacional para atender o estresse ocupacional decorrente do comportamento nas relações de trabalho. A Psicologia Escolar para análise institucional da rede das relações humanas multiprofissional, e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem do escolar.
Crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta.
Rua Antonio de Macedo, 505, Tatuapé, São Paulo, SP, 03087-010
Telefone: (11) 2090-4518
Clínica de Psicologia UNIP Vergueiro - Centros de Psicologia Aplicada (CPAs) da Universidade Paulista (UNIP)
Os Centros de Psicologia Aplicada - CPAs da UNIP oferecem gratuitamente atendimento psicológico.
As modalidades de atendimento são: A Clínica do Psicodiagnóstico, da Psicoterapia (individual ou em grupo) e do Acompanhamento Terapêutico às pessoas com transtornos psiquiátricos visando a socialização. O Plantão Psicológico em ONGs, Associações de Bairro, Delegacias da Mulher, Delegacias da Segurança Pública, Defensoria Pública, As Oficinas de Criatividade em Creches, Asilos. A Psicologia Hospitalar pela prestação de serviços psicológicos às crianças e jovens em tratamento de saúde e suas famílias. A Psicologia Organizacional para atender o estresse ocupacional decorrente do comportamento nas relações de trabalho. A Psicologia Escolar para análise institucional da rede das relações humanas multiprofissional, e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem do escolar.
Crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta.
Rua Apeninos, 614, Aclimação, São Paulo, SP, 01533-000
Telefone: (11) 2166-1160
Clínica Escola de Psicologia da FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas) - Campus Vila Nova Conceição
A Clínica Escola de Psicologia da FMU dedica-se à otimização da qualidade de vida da sociedade, pautando-se no que preconiza a Organização Mundial da Saúde, OMS, que conceitua a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não mera ausência da enfermidade”.
Assim sendo, a Clínica Escola de Psicologia da FMU atua promovendo trabalhos nos seguintes moldes: preventivo, terapêutico, institucional, de consultoria e de assessoria organizacional. Os atendimentos são realizados pelos alunos e docentes do curso de Psicologia da FMU. Os serviços são oferecidos individualmente e/ou em grupos, a partir de agendamento por telefone ou e-mail. Os tratamentos custam R$40,00 (quarenta reais) a sessão. A triagem é R$15,00 (quinze reais).
O Curso de Psicologia da FMU realiza atendimentos ao público nas seguintes áreas: Atendimento psicoterápico de crianças, adolescentes, adultos e idosos; Psicodiagnóstico infantil e adulto; Atendimento de pessoas com deficiência; Atendimento de bebês; Orientação vocacional; Plantão Psicológico; Aplicação de testes.
Avenida Santo Amaro, 1239, Vila Nova Conceição, São Paulo, SP, 04505-002
Telefone: (11) 3346-6217 / (11) 3346-6216
E-mail: ciecs@fmu.br
Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise - CLIPP
A Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise é uma instituição de orientação lacaniana. Tem como objetivos o atendimento clínico preferencial à população de baixa renda, a educação e a formação em psicanálise, através da realização de estudos, pesquisas, cursos e supervisões de trabalho.
Suas atividades estão voltadas para a produção de conhecimento técnico e científico em psicanálise, saúde e cultura. A CLIPP possui atendimento psicanalítico feito pelos participantes da Seção Clínica, com uma ampla rede de possibilidades à população. O atendimento de pacientes é feito pelos participantes da Seção Clínica em seus consultórios particulares em diversos locais da cidade.
Público Geral.
Rua Cardoso de Almeida, 60, cj. 111 e 113, Perdizes, São Paulo, SP, 05013-000
Telefone: Whatsapp (11) 97860-0986
E-mail: psicanalise.clipp@clipp.org.br
Clínica Preta
A clínica preta nasce do desejo de dois psicólogos em promover saúde mental pelo povo preto e para o povo preto, entendendo suas peculiaridades, tendo um olhar técnico e afrocentrado.
O objetivo principal da psicologia preta é descolonizar o olhar da psicologia, percebendo o povo preto como sujeito e agente de fenômenos, saindo do negro tema para o negro vida. O projeto vem na intenção de promover o encontro entre psicólogos pretos e clientes pretos, na intenção de promover aquilombamento, resistência e saúde mental do povo preto. Oferecem atendimentos individuais em diferentes abordagens; atendimento de casais e família; atendimento para crianças, adolescentes e idosos; atendimento para planejamento e orientação de carreiras; acompanhamento terapêutico e rodas terapêuticas.
População negra e afrodescendente.
E-mail: clinicapreta@gmail.com
Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)
A Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” do Curso de Psicologia PUC-SP, com o objetivo de prestar serviços à comunidade, oferece trabalhos clínicos (diagnóstico, orientação, psicoterapias de diversas orientações teóricas) às pessoas de todas as idades.
É sua missão responder às demandas da população e instituições no que se refere ao atendimento das queixas psicológicas. Os atendimentos podem ser individuais, em grupo, de casal e de família. Por se tratar de uma clínica-escola também tem como atribuição essencial dar suporte à integração entre formação acadêmica, prestação de serviços e pesquisas, promover pesquisas e incentivar a transmissão e troca de referências clinico-institucionais, fortalecer parcerias e contribuir para a produção de conhecimento.
Pessoas de todas as idades.
Rua Almirante Pereira Guimarães, 150, Pacaembu, São Paulo, SP, 01250-001
Telefone: (11) 3862-6070
E-mail: secretariacp@pucsp.br
Clínica Social Casa 1
Entre os serviços ofertados pela Clínica Social Casa 1 está o atendimento psicoterápico continuado, atendimento psiquiátrico, acompanhamento com nutricionistas, plantão de escuta e diversas modalidades de terapias complementares.
A Casa 1 é um centro de acolhida para jovens LGBT+ expulsos de casa pela família por suas orientações afetivas sexuais e identidade de gênero. Além da moradia, alimentação e transporte, os e as jovens acolhidas recebem todo um suporte de assistência social para organização de documentações, apoio nos processos de continuidade ou retomada dos estudos, empregabilidade, atendimentos de saúde clínica e mental, assim como acesso à toda programação do centro cultural.
Na Clínica Social Casa 1 são cerca de 60 profissionais, que passam por um processo de seleção e formação continuada para o atendimento de populações vulneráveis, em especial pessoas LGBT+ e pessoas pretas. Todos os serviços são ofertados gratuitamente ou com valores sociais e reforçam a atuação e preocupação da Casa 1 com acessos à atendimento acessível e humanizado de saúde. A Clínica Social Casa 1 conta ainda com atuação em pesquisa e produção de saberes e projetos formativos.
Populações vulneráveis, em especial pessoas LGBT+ e pessoas pretas.
Rua Adoniran Barbosa, 151, Bela Vista, São Paulo, SP, 01318-020
E-mail: clinicasocial@casaum.org
Clínica Social de Psicanálise Hélio Pellegrino
É uma organização formada por profissionais e estudantes da psicanálise preocupados – para além de suas formações pessoais – com questões sociais importantes que tocam a psicanálise no Brasil.
A iniciativa busca territórios e populações específicas para operar como uma antessala acolhedora dentro do edifício do tratamento psicanalítico tradicional. Apostam na escolha do território para impulsionar a clínica psicanalítica para além dos setores da sociedade historicamente pagantes de serviços psicológicos privados, que compõem a maior parte dos frequentadores dos consultórios de psicanálise hoje. O Atendimento Psicanalítico na Clínica Social é realizado por profissionais que oferecem seu trabalho por valores mais acessíveis, segundo valores médios praticados no Brasil. Atendem nas cidades de São Paulo, Araraquara, Brasília, Bauru, Campinas, Macapá, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São Carlos. Agendamento através do formulário disponível no site. Oferecem também Plantões Psicanalíticos On-line. A Clínica Social oferece também supervisão aos psicanalistas e grupos de estudos ao público interessado.
Público geral.
Telefone: Whatsapp: (16) 99721-8636
E-mail: clinicasocialpsicanalise@gmail.com
Clínica Social Habitare - Espaço Mãe Migrante Marie Rose Moro
O Centro de Atendimento, Estudo e Pesquisa em Psicanálise e Psicossomática Habitare é uma Organização não Governamental que se dedica ao estudo da dinâmica psíquica da gravidez e do desenvolvimento emocional do bebê há mais de 15 anos.
Como clínica do social, oferecem excelência em intervenção precoce e promovem a saúde mental do desenvolvimento humano, especialmente na gestação e nos três primeiros anos do bebê. Como centro de estudos e pesquisa promovem a capacitação de profissionais envolvidos com as populações assistidas e geram conhecimento científico. A Clínica Social Habitare oferece atendimento terapêutico online especializado a mulheres que se encontram em período gestacional, puerpério (período pós-parto até, mais ou menos, 1 ano do bebê) ou mulheres com crianças até os 3 anos de vida e, em situação de vulnerabilidade biopsicossocial. Dentre essas mulheres, são bem-vindas também imigrantes e refugiadas.
Mulheres gestantes, no puerpério ou com crianças até 3 anos.
Rua Joaquim Antunes, 490, cj. 22, Pinheiros , São Paulo, SP, 05415-001
E-mail: ohabitare@gmail.com
Clínica-Escola de Psicologia da UNICID (Universidade Cidade de São Paulo)
A Clínica-Escola de Psicologia da UNICID reúne um conjunto de ambientes nos quais são oferecidos serviços em diversas especialidades.
A Clínica-Escola de Psicologia se caracteriza como serviço-escola de formação específica da graduação em Psicologia, atendendo aos requisitos de formação e critérios de vigilância em saúde. As atividades realizadas na Clínica-Escola de Psicologia estabelecem o contato entre o aluno graduando e pessoas da comunidade interna ou externa à Universidade. Sua estrutura física visa garantir um ambiente que ofereça condições dignas e apropriadas à natureza dos serviços e o sigilo profissional, conforme Código de Ética Profissional. Dispõe de salas de atendimento individual, salas de atendimento em grupo, salas de ludoterapia equipadas com pia, material lúdico e gráfico, além de salas de supervisão. Possui também salas para elaboração de relatórios e estudo de casos, de supervisão e de coordenação. Sob supervisão dos professores, os atendimentos são realizados pelos alunos a partir do 6º semestre do curso.
Orientação Vocacional: encontros voltados para jovens com idade entre 15 e 18 anos, que estejam passando pela fase da dúvida sobre qual carreira profissional seguir; Grupo de Apoio (Ansiedade e/ou Depressão):o grupo de apoio oferece um espaço de cuidado e reflexão que muitas vezes não temos na correria do dia-a-dia; Psicodiagnóstico adulto e infantil; Psicoterapia individual adulto e infantil; Atendimento a instituições conveniadas em diversas áreas: educação, saúde, saúde mental, trabalho, população em situação de vulnerabilidade social e comunidades.
Rua Antônio de Barros, 602, Maranhão, São Paulo, SP, 03405-110
Telefone: (11) 2178-1596 / WhatsApp (11) 2178-1597
E-mail: clinica.psicologia@unicid.edu.br
Clinicuz
O Clínicuz surge a partir do tensionamento com as lógicas de poder, tornando-se um grupo dissidente das normas estabelecidas do cis-tema metrópole, em compromisso com uma prática de cuidado coletiva e descentralizada.
O grupo teve início em 2020 sob o nome de Chama Psi até se tornar Clínicuz em agosto de 2024. Desde então segue atuando no terceiro setor junto à população trans, aliando psicanálise e teorias contracoloniais. Atualmente o Clínicuz também é o núcleo de saúde mental do Instituto Luz. Além disso, o grupo também atuará a partir de 2025 como núcleo de estudos de gênero e psicanálise dentro do Instituto D’Alma.
População Transvestigênere
Coletivo Café Borromeano
Coletivo psicanalítico. Praticantes de psicanálise enlaçadas pelo café, escuta e transmissão.
O Café Borromeano disponibiliza duas modalidades de atendimento clínico: O PAP(o) – Plantão de Acolhimento Psicanalítico para quem se encontra em uma emergência subjetiva ou queira endereçar uma questão pontual a um analista. Trata-se de um serviço gratuito, com duração limitada de até 5 sessões. E o Atendimento Psicanalítico para quem se percebe em sofrimento psíquico ou inquietação recorrente. Este é um serviço pago, porém sem valor e tempo de tratamento pré-determinados. Os atendimentos, em ambos dispositivos clínicos, são realizados por profissionais implicados com sua prática e ética psicanalítica, que oferecem um espaço de escuta para aqueles que desejam saber sobre o seu sofrimento psíquico.
Público Geral.
Telefone: Whatsapp (11) 99406-8224
E-mail: cafeborromeano@gmail.com
Coletivo Capim
O Coletivo Capim almeja criar espaços de encontro e aprendizagens sobre perspectivas contra-coloniais nas áreas da saúde, educação e infância indígenas.
O coletivo acredita na importância de formar uma rede entre todos que atuam com práticas de cuidado e desejam construir novas perspectivas no campo da “saúde mental” indígena. Buscam também ampliar a rede de atendimento para pessoas indígenas, criando espaços de discussão, supervisão e pesquisa sobre as especificidades desta clínica.
Pessoas indígenas em contexto urbano e profissionais de saúde indígenas e não-indígenas que atuam no atendimento às pessoas/comunidades indígenas.
E-mail: o.coletivo.capim@gmail.com
Coletivo de Psicanálise na Praça Roosevelt
A Psicanálise na Praça Roosevelt surge do desejo de um grupo de analistas de que a psicanálise possa existir para além do consultório privado, de forma acessível e ampla na vida da cidade, intervindo nas condições de vida existentes a partir do entendimento do que é a vida inconsciente.
Atendimento clínico na Praça Roosevelt. Clínica pública, aberta ao público geral.Os atendimentos são gratuitos e acontecem aos sábados das 14h às 17h, por ordem de chegada. A lista de inscritos pode ser encerrada antes das 16h30, se houver alta demanda por atendimentos.
Pessoas interessadas.
Praça Franklin Roosevelt, Bela Vista, São Paulo, SP, 01303-030
E-mail: psicanaliseroosevelt@gmail.com
Coletivo Psicanálise Periférica
Coletivo de atuação periférica, tem como causa a democratização do acesso à psicanálise através da criação de espaços de formação e atendimento para pessoas periféricas, feito por pessoas periféricas e na periferia.
Oferecem o curso Trans-formação para uma escuta psicanalítica territorial, de forma on-line e remota, partindo do tripé psicanálise, território e escuta analítica, articulando com as intersecciconalidades existentes em contexto brasileiro, buscando pautar a cultura periférica como ética e produção de saúde coletiva. Neste momento, serão priorizadas inscrições de pessoas da população periférica, PcD, negra, indígena E LGBTQPI+. Oferecem também grupos de estudos, intervisão e atendimentos clínicos online à depender da disponibilidade. Em 2024, criaram a Revista Psicanálise Periférica, periódico do coletivo voltado para a publicação de materiais escritos produzidos por pessoas psicanalistas que atuam e/ou residem em territórios periféricos, bem como de pessoas que têm como foco em suas atividades a promoção de saúde mental nesses territórios; seja pela via da arte, do trabalho ou da educação.
Pessoas interessadas.
E-mail: psicanaliseperiferica@gmail.com
Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise
A Clínica do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise visa o acolhimento das demandas de análises que lhe são feitas.
Os interessados em fazer tratamento psicanalítico devem preencher o formulário disponibilizado no site e aguardar contato.
Público geral.
Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 647, Portaria 2, Cerqueira Cesar, São Paulo, SP, 05403-000
E-mails: contato@corpofreudiano.com.br / cfsp_acolhimento@corpofreudiano.com.br
Cruzando Histórias
Organização sem fins lucrativos que promove o acolhimento, a valorização profissional e empregabilidade entre mulheres.
Oferecem acolhimento e escuta ativa para mulheres sem emprego e renda, desenvolvendo suas habilidades para aumentar suas chances de (re)inserção no mercado de trabalho. Com o EscutAção: Acolhimento Psicológico promovem uma escuta ativa, para que se possa falar sobre sentimentos e emoções presentes, momentos e vivências com algum ponto de dificuldade, gerando reflexão e autoconhecimento. O intuito é democratizar e descentralizar o atendimento psicológico oferecendo atendimento on-line, com acesso gratuito, possibilitando primeiro contato com o serviço de psicologia para mulheres que não conseguiriam acesso por outros meios e também orientando na busca de serviços com atendimento contínuo.
A organização oferece uma (1) sessão* para mulheres desempregadas, sendo um (1) encontro individual e gratuito com uma psicóloga, com duração de 30 minutos online. A agendamento é feito através do site.
*Não se trata de um acompanhamento psicológico semanal (contínuo)
Mulheres desempregadas.
Rua Barão de Itapetininga, 255, 6º Andar, sala 605, República, São Paulo , SP, 01042-001
Telefone: Whatsapp: (11) 91013-3337
E-mail:
Escola Paulista de Psicanálise - EPP e o Instituto Ékatus de Psicanálise
A Escola Paulista de Psicanálise (EPP) e o Instituto Ékatus possuem um Programa de Atendimento em Psicanálise possibilitando o acesso a uma análise de qualidade, com profissionais que seguem o tripé psicanalítico e tem um compromisso sério com a psicanálise.
O atendimento poderá ser feito por um dos alunos da EPP, que estão em estágio, no último ano do Programa de Formação em Psicanálise ou por um profissional já formado pela EPP e membro do Instituto Ékatus. O número de sessões disponíveis para cada atendimento é de 20 (vinte sessões). Após este período o paciente deverá negociar um novo valor com o profissional que estiver lhe atendendo para dar continuidade ao tratamento. Atualmente este serviço é disponibilizado apenas na modalidade on-line. O valor mínimo para o atendimento será de R$ 70,00 (setenta reais) por sessão de tratamento pelos estagiários do Programa de Formação em Psicanálise e R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para profissionais já formados e membros do Instituto Ékatus. A inscrição para o Programa de Atendimento em Psicanálise é feita através do preenchimento do formulário no site da EPP e mediante ao pagamento da taxa de inscrição.
Público Geral.
Av. Angélica, , 2389, Cj. 12B, Consolação, São Paulo, SP, 01227-200
Telefone: (11) 3628 1262 / WhatsApp: (11) 99876 9939
E-mail: contato@apsicanalise.com
Escola Psicanalítica da Escuta Periphérica
A Escola Psicanalítica da Escuta Periphérica nasce da necessidade de uma psicanálise comprometida com a realidade dos corpos racializados, periféricos e subalternizados pelo colonialismo, pelo racismo estrutural e pela necropolítica.
Entendem que a formação em psicanálise não pode estar desvinculada das condições materiais e históricas que atravessam os sujeitos. Por isso, o Projeto de Formação Permanente se propõe a ser um espaço contínuo de aprendizado gratuito, pesquisa e prática clínica, onde a psicanálise não se mantém neutra diante das violências estruturais, mas se insurge como recurso de resistência e reinvenção subjetiva. O projeto se estrutura a partir de três eixos fundamentais: teoria, clínica e política, pois compreendem que a formação do psicanalista periphérico exige um compromisso simultâneo com a escuta, a produção de conhecimento e a transformação social. A Clínica da Escola Psicanalítica da Escuta Periphérica tem como propósito atender a comunidade com valores acessíveis (o que cada um puder pagar), dentro de uma relação que se estabelece entre analista e analisante (quem vai ser atendido). Atendem somente maiores de 18 anos, por fazerem uso do método online de atendimento, pelas plataformas WhatsApp, Google Meet, Zoom, ou celular (áudio), o que for possível para ambos. Tem uma fila de espera, e entram em contato assim que for possível. É necessário realizar um cadastro no aplicativo que está no site.
Público geral acima de 18 anos.
Telefone: WhatsApp: (21) 99702-1037
E-mail: contato@escutaperipherica.org
Escuta Pública de Psicanálise
A EPP oferece escuta psicanalítica nos plantões que são realizados acolhimentos online, individuais, pontuais e gratuitos.
A Escuta Pública de Psicanálise integra a tradição das clínicas de atendimento psicanalítico gratuito, pensadas há um século por Freud e seus contemporâneos. A proposta desses dispositivos é o de democratizar a psicanálise, tirando-a de uma posição de elite e levando-a aos espaços públicos em plantões de escuta. Em um plantão on-line, que permite atender pessoas de todo o Brasil, são feitos acolhimentos pontuais e gratuitos a partir da escuta psicanalítica. Desse espaço de escuta pode surgir o desejo de continuidade no tratamento analítico, assim o processo será acordado caso a caso, de acordo com as possibilidades do analista e do que o analisante puder pagar. O agendamento é realizado através do perfil do instagram no link da bio.
Pessoas Interessadas.
Escuta Sedes
Frente a tempos de crise política e social vividos no Brasil e no mundo, atentos ao crescente mal estar social, à fragilização das instituições e, principalmente, ao esgarçamento de relações sociais e afetivas, um grupo de profissionais da área da Saúde Mental criou, no período eleitoral de 2018, o Escuta Sedes, grupo destinado a oferecer escuta, por meio de Rodas de Conversa on-line.
Atualmente, o grupo é constituído por psicanalistas ligados ao Instituto Sedes Sapientiae, instituição conhecida pelo ensino, pela intervenção clínica e social no campo da psicologia e da psicanálise, pela defesa da democracia e do respeito aos direitos da pessoa humana.
Público amplo e heterogêneo no que diz respeito à idade, à inserção profissional e social, ao pertencimento ou não a diferentes entidades, isto é, a todos e a cada um que de algum modo se sintam indagados, inquietos ou em sofrimento psíquico devido ao momento político, econômico e ao esgarçamento do tecido social.
Rua Ministro de Godói, 1484, Perdizes, São Paulo, SP, 05015-001
Telefone: (11) 3866-2730
E-mail: escutasedes@sedes.org.br
Espaço Mutabis
Esboçam o que são a partir de experiências como psicanalistas em diferentes contextos institucionais, passando pela pesquisa acadêmica, até a sustentação da psicanálise no espaço público.
A perspectiva de sustentar a presença de iniciativas de formação em psicanálise nas praças da cidade não se dá somente por ser uma forma tática de ampliação do acesso, se dá também pelo intuito de poder marginalizar a psicanálise, isto é, na aposta de que possa advir a potência transformativa do que é marginal. O desejo é fazer do Mutabis, cada vez mais um espaço inter-coletivos para a invenção e sustentação de uma psicanálise marginal. Formação e supervisão em espaços públicos. Estudos na Praça: Encontros que ocorrem periodicamente na Praça Frankling Roosevelt, pretendendo-se juntar nesse espaço interlocutores para debater experiências perpassadas pela psicanálise, dentro ou fora das instituições. Sempre com auxílio de textos escolhidos pelo grupo. Qualquer pessoa que tiver interesse no tema será bem-vinda. Não é necessário se inscrever, os Estudos na Praça são abertos.
Interessados na iniciativa.
Praça Franklin Roosevelt, Bela Vista , São Paulo, SP, 01303-030
Telefone: Whatsapp (11) 98129-6648
E-mail: espacomutabis@gmail.com
Espaços Feminismos Plurais
O Espaço Feminismos Plurais (EPF) é um instituto sem fins lucrativos que visa abraçar mulheres socialmente vulneráveis dentro de uma perspectiva de acolher, capacitar e desenvolver projetos sociais.
Por entender o ser humano em toda a sua complexidade, o instituto deve ser visto como um espaço de educação, saúde mental, bem-estar e desenvolvimento profissional. Entre suas atividades, o Espaço Feminismos Plurais oferece atendimento presencial com formação intelectual e profissional, além de atendimento psicológico, suporte jurídico, literário, terapêutico e odontológico. Oferecem atendimento psicológico com profissionais qualificadas, em um formato acessível e acolhedor. Atendimentos presenciais quanto online gratuítos, garantindo que você possa receber o suporte necessário de onde estiver. O modelo de terapia breve, com duração de 12 sessões, foi pensado para proporcionar um espaço de escuta, acolhimento e fortalecimento emocional de forma eficiente e transformadora.
Mulheres interessadas.
Avenida Chibarás, 666, Planalto Paulista , São Paulo , SP, 04076-003
Telefone: (11) 99894-2218
E-mail: contatodjamilaribeiro@gmail.com
Eternamente SOU
A Eternamente Sou é uma associação sem fins lucrativos que surgiu em 2017 na cidade de São Paulo com o propósito de atuar em prol das pessoas idosas e LGBT+.
Por meio de acolhimento e acompanhamento psicossocial, rodas de conversa, eventos beneficentes e com um grupo de voluntários multidisciplinar que trabalham juntos, proporcionam uma velhice muito mais digna, saudável e íntegra para nossa comunidade. Atualmente estão nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A Eternamente SOU conta com uma equipe multidisciplinar de psicólogos, assistentes sociais e advogados, oferecem atendimento psicológico, atendimento social e assessoria jurídica para pessoas 50+. Para os atendimentos psicológicos, uma triagem é feita inicialmente que faz encaminhamento interno para os psicólogos da organização. O atendimento é gratuito.
Comunidade LGBTQIAPN 50+
Rua Barão de Itapetininga, 255, Republica, São Paulo , SP, 01042-001
Telefone: (11) 96843-1177 e (11) 3151-5443
E-mail: contato@eternamentesou.org.br
Fala Homem !
A Casa do Povo acolhe o grupo Fala, homem!, um espaço de conversa informal para homens que acreditam que desempenhar os tantos papéis que envolvem a masculidade pode ser uma tarefa complicada, e por isso é importante conversar.
Um grupo que entende que o modelo masculino antigo gera sofrimento nos homens e nas mulheres e, por isso, deve ser questionado, repensado e (por que não?) reinventado. Encontros on-line: terças, às 19h30.
Homens que estejam lidando com algum tipo de sofrimento relacionado ao seu lugar no mundo, as suas relações pessoais (seja com mulheres, com outros homens ou consigo mesmo)
Rua Três Rios, 252, Bom Retiro, São Paulo, SP, 01123-000
E-mail: grupofalahomem@gmail.com
Favela de Psicanálise - Clínica, Política e Transmissão
A Favela de Psicanálise é uma iniciativa que busca formar psicanalistas fora das bolhas de riqueza características de países em desenvolvimento e tem como objetivo popularizar o acesso ao atendimento clínico em São Miguel Paulista, zona leste da cidade de São Paulo.
Inspirado na ideia das clínicas públicas de Freud, o projeto articula e mobiliza profissionais e pacientes em torno de seminários e aprimoramentos clínicos no território, oferecendo uma formação plural e democrática. O projeto disponibiliza atendimento clínico individual e plantão psicanalítico gratuito para a comunidade, além de acompanhamento terapêutico. Conta também com programas de aprimoramento clínico em plantão psicanalítico, clínica individual e acompanhamento terapêutico para psicólogos, psicanalistas e psiquiatras interessados. As inscrições são feitas através do link na bio do perfil do projeto no instagram.
Plantão Psicanalítico e Clínica Individual: Público Geral. Acompanhamento Terapêutico: Pessoas em sofrimento psíquico intenso; Indivíduos com deficiências físicas ou intelectuais; Casos de interdição judicial ou disputas de guarda; Dependentes químicos; Crianças com dificuldades de sociabilização e/ou em fase de escolarização; Idosos e pessoas fragilizadas por doenças crônicas ou degenerativas; Crianças e adolescentes em serviços de acolhimento. Aprimoramento clínico: Destinado a psicanalistas, psicólogos e psiquiatras com a formação já concluída, com interesse em aprimorar a prática clínica.
Rua Rio Bia, 50, Vila Nova União, São Paulo, SP, 08072-012
Telefone: (11) 98760-2808
Flor de Cacto
O Flor de Cacto é um espaço de acolhimento e reflexões sobre trauma e luto na periferia de São Paulo.
Nascem da articulação com coletivos de mulheres da periferia da zona sul de São Paulo, principalmente nos territórios de Capão Redondo, Jd. Ângela e Jd. São Luís e Campo Limpo. Atuam desde 2014 com o intuito de fortalecer o debate sobre saúde mental em contexto de quebrada, sobretudo na rede socioassistencial e de saúde mental. Tem como foco cuidar do sofrimento psíquico causado pela banalização das violências experimentadas cotidianamente por pessoas que vivem em territórios periféricos, buscam também contribuir no debate e acolhimento do luto e do trauma psicossocial e político na periferia, refletindo a escuta através de encontros em grupo para acolher, nomear e expressar o sofrimento. Oferecem encontros psicoterapêuticos abertos e presenciais, periodicamente para mães e mulheres residentes da periferia de São Paulo.
Mães e mulheres da periferia de São Paulo.
Telefone: (11) 98917-3145
E-mail: flordecactopsi@gmail.com
Fórum do Campo Lacaniano São Paulo
Desde 2009, o FCL-SP realiza o que chamam de Rede Clínica, um dispositivo de formação, pesquisa e transmissão cujo objetivo é construir e formalizar o caso clínico em psicanálise.
A Rede é composta por participantes das Formações Clínicas do Fórum do Campo Lacaniano, bem como por membros deste mesmo Fórum. Os participantes da Rede oferecem atendimento psicanalítico para o público em geral, com pagamento a ser combinado com o profissional.
Público geral.
Avenida Brasil, 2101, Jardim América , São Paulo, SP, 01431-001
Telefone: (11) 3673-9142
E-mail: redeclinica@campolacanianosp.com.br
Gestae - Instituto de Pesquisa, Ensino e Ação em Saúde Mental
A Gestae é uma oscip composta por equipe multidisciplinar que atua nos seguintes polos: Assistência psicológica a crianças, adolescentes e famílias em risco pessoal e social; enfrentamento da violência, inclusão e diversidade; pesquisa e capacitação de profissionais na assistência a saúde mental.
Atua junto a instituições (conselhos tutelares, abrigos, fóruns, casas de apoio, hospitais, escolas e associações comunitárias) promovendo ações que visam diminuir o sofrimento mental e social de crianças, adolescentes e suas famílias; ações de enfrentamento da violência contra mulheres, idosos, deficientes ; ações de inclusão e contra a discriminação de pessoas LGBT. A pratica está alinhada a política de direitos humanos e justiça social, atribuindo importância especial ao acolhimento de vitimas e agressores em situações limites e de dissolução da família, visando quebrar o ciclo de repetição da violência que se perpetua comprometendo as futuras gerações. Busca dar voz as vítimas de violência e de sofrimento mental, pois acreditam que dar a palavra ao indivíduo é o primeiro passo para torná-lo sujeito de sua história, e poder ser agente transformador do ambiente em que se encontra.
Crianças, adolescentes e famílias em risco pessoal e social.
Rua Cônego Eugenio Leite, 262, Sala 01 fundos, Pinheiros, São Paulo, SP, 05414-000
Telefone: (11) 2364-5144 / WhatsApp: (11) 98860-9325
E-mail: contato@gestae.org.br
Gesto Psicanálise
A clínica da Gesto oferece atendimento a crianças, adolescentes e adultos com flexibilidade na definição do valor da sessão.
A Gesto Psicanálise foi criada em 2007 com o objetivo de fomentar a existência de espaços de discussão e de reflexão sobre a psicanálise, em sua interface com a clínica, mas também em sua interface com a cultura.
Outro intuito que esteve presente desde o início foi o de ampliar o alcance do atendimento psicanalítico para um público que originalmente não teria acesso a ele. Com esse objetivo, foi criada a Clínica da Gesto.
É possível optar por atendimento on-line ou presencial. A solicitação para o atendimento ocorre através de um formulário disponibilizado no site. O valor da sessão deve ser combinado entre o psicanalista e o paciente, respeitando alguns parâmetros: primeiramente, não deve ser menor que o preço mínimo estabelecido (e revisto a cada ano) pela Clínica da Gesto, considerado ser o suficiente para viabilizar a atividade clínica e de formação do psicanalista; além disso, deve estar de acordo com as condições financeiras do paciente.
Crianças, adolescentes e adultos.
E-mail: contato@gestopsicanalise.com.br
GRUPAL: Clínica coletiva / Espaços de conversa
Espaços de conversa grupal destinados a todas, todos e todes que estejam interessados em falar da vida: o cotidiano, o trabalho, as relações, as vizinhanças, os conflitos, as vulnerabilidades, as potências, tudo isso que faz parte da existência de cada um.
Pretendem criar uma zona que favoreça os encontros grupais – virtuais, por enquanto –, multiplique trocas, dissemine contágios, prolifere diversidade, constitua coletivos. Além de fazer grupos, também propõe outras experiências de encontro. Co-laborações que se querem mais instantâneas e inusitadas, recorrendo eventualmente a outros meios de expressão que não as palavras – recurso mais próprio e primordial na conversa grupal. A cada semana acontecem encontros grupais em horários diversos. Os grupos são abertos, sendo possível escolher um deles e a participação depende das vagas disponíveis. A inscrição é feita através do site, com o preenchimento do formulário no menu “inscrição”.
Destinados a todas, todos e todes que estejam interessados em falar da vida.
E-mail: grupal@grupal.org
Grupo de Iniciativa Psi Antirracista - GIPA
O Grupo de Iniciativa Psi Antirracista (GIPA) foi formado em 2022 como resposta ao tensionamento político que as pessoas negras que sofrem ao se candidatarem e/ou atuarem nos espaços políticos-partidários.
O GIPA é composto por pessoas psicólogas e psicanalistas que atuam através de uma constante reflexão crítica a respeito das relações raciais no Brasil e saúde mental da população negra. Tem como objetivo principal ofertar espaços de escuta gratuitos para pessoas negras que estejam como candidatas ou diretamente envolvidas em candidaturas negras em território nacional. O grupo se propõe como uma iniciativa de saúde mental de apoio e fortalecimento as pessoas negras que atuam em candidaturas político-partidárias em busca de um outro futuro, um futuro que tenha pessoas negras ocupando o parlamento e outros espaços de poder. Os atendimentos acontecem de forma presencial em consultórios de psis parceiros ou on-line, de acordo com a preferência de cada pessoa. A periodicidade será alinhada de acordo com a demanda do indivíduo junto ao psi que atenderá o caso. Trabalham com encaminhamentos de candidaturas que tiverem interesse no projeto, contato através do e-mail.
Pessoas negras que estejam candidatas ou diretamente ligadas a candidaturas negras.
E-mail: gipa.saopaulo@gmail.com
Grupo Redescobrir
O Redescobrir é um coletivo de psicanalistas que oferece escuta acessível, todos os atendimentos são realizados na modalidade online, não oferecem atendimento presencial.
As sessões são por vídeochamada no WhatsApp, Skype, Zoom ou Google Meets e o preço das sessões será discutido diretamente entre paciente e psicanalista. Oferecem tais modalidades de atendimento: Atendimento Psicanálise Individual, Psicoterapia de Casal e Atendimento com foco em Escolha Profissional ou Transição de Carreira. Além de Supervisão Clínica para psicanalistas.
Adultos e adolescentes.
Telefone: (11) 96078-2227
E-mail: redescobrir.atendimento@gmail.com
Grupo Reinserir
Grupo de psicólogs que oferecem atendimento psicológico e desenvolvem projetos na área social e na área organizacional.
No Reinserir se preocupam com o processo de reinserção no mundo do trabalho e em seu desenvolvimento enquanto sujeito social, desta forma, seus esforços estão para além do atendimento clínico. Atuam na Psicologia Organizacional e do Trabalho e desenvolvem Projetos Sociais em diversos âmbitos. Psicoterapia: Oferecem atendimento psicoterapêutico particular. Atendem online e presencialmente. Possuem uma Clínica Social onde atendem a preços acessíveis negros e negras, LGBT+ e mulheres que possuem baixa renda. As abordagens dos profissionais do Grupo Reinserir variam entre Psicanalítica, Humanista, Analítica, Analítico-comportamental e Histórico-Cultural.
População em geral, em especial negros e negras, LGBT+ e mulheres que possuem baixa renda.
Rua Barão de Itapetininga, 273, 9º andar, sala C e 10º andar, sala 1, República, São Paulo, SP, 01042-001
Telefone: (11) 95106-4510
E-mail: contato@gruporeinserir.com.br
Grupo Veredas: psicanálise e imigração
Os objetivos específicos do Grupo são: Desenvolver um trabalho efetivo para possibilitar o processo de revisar e elaborar formas de viver os “novos contextos”.
Dessa forma, imigrantes, migrantes, refugiados e “retornados”, revisando e rememorando suas histórias e acidentes de vida, podem conseguir elabora o luto do exílio, e constituir vínculos afetivos com a cidade. O Grupo se propõe a estudar a viabilidade de implementar um serviço ou atividades de atendimento e intervenção junto a imigrantes em outras instituições; fomentar a formação de psicólogos e psicanalistas no atendimento em situações de urgência social; organizar formas de dar visibilidade às questões da imigração e refúgio. Finalmente, o projeto concebeu três diretrizes metodológicas para o trabalho de intervenção:
-Eixo clínico: A prática desenvolvida tem como seu eixo uma clínica implicada, ou seja, a ação do psicólogo-psicanalista se orienta pela dimensão clínico-institucional-política. Esses três aspectos não se dissociam e no ato da escuta. Assim, pautam-se pela escuta e intervenção que procura superar a noção psicologizante do sofrimento, cujo corolário é a perspectiva individualista e despolitizada do sofrimento, que não é considerado em sua relação com a cultura e o mal-estar, mas procurado no mais íntimo, fora da cultura ou sem ela. Esse eixo enfatiza a escuta, a transferência e a resistência do analista. Parte da polissemia da demanda institucional e, por vezes, da falta desta última e aborda os fenômenos no contextos e fronteiras. -Eixo institucional: O reconhecimento do território se dará através de: (i) levantamento dos recursos do território nas áreas de saúde, moradia, assistência, educação, jurídica, culturais, ONGs e outras. (ii) organização de uma agenda de visitas com o objetivo de construir parcerias para o trabalho e abrir fronteiras na relação com os migrantes e imigrantes na região e na cidade.
-Eixo político: perpassa os anteriores e seus impasses, pois considera os caminhos possíveis ou impedidos na cidade, âmbito em que falamos do exercício da cidadania contraposta à exclusão.
Imigrantes, migrantes, refugiados e “retornados”.
E-mail: grupoveredaspsi@gmail.com
Illumen – Centro de Formação em Psicanálise Clínica
A escola criou o programa de atendimento social, que oferece atendimento psicanalítico com acolhimento, ética e escuta qualificada, por profissionais e psicanalistas em formação, sempre com supervisão.
Os atendimentos acontecem de forma on-line e presencialmente, com valores socias ajustados à realidade de cada pessoa, tendo um valor mínimo estipulado pela clínica. O processo de atendimento acontece através de uma entrevista de triagem inicial, para compreender a demanda da pessoa interessada antes do encaminhamento ao analista.
Pessoas de todas as idades.
Rua Padre Chico, 85, Sala 62, Perdizes, São Paulo, SP, 05008-010
Telefone: (11) 2367-8145 / WhatsApp: (11) 95935-0790
E-mail: contato@illumenpsicanalise.com.br
Inconsciente Real
São uma reconhecida rede de saúde mental com psicólogos e psicanalistas que atendem online ou presencial. Muito mais do que uma clínica de psicologia, são uma rede de saúde mental composta por psicanalistas e psicólogos.
Os integrantes, comprometidos com a sua formação clínica, também seguem à risca o ensinamento de Lacan de que os analistas devem estar à altura do seu tempo. Dessa forma, oferecem escuta qualificada com responsabilidade ética em sua atuação profissional. A partir do primeiro contato, as pessoas que nos procuram são encaminhadas para um analista. O valor, o formato do atendimento (online ou presencial) e a frequência são acordados diretamente com o profissional. Os principais bairros de São Paulo onde existe atendimento presencial são: Brookling, Consolação, Itaim Bibi, Jardins, Metrô Faria Lima, Metrô Higienópolis-Mackenzie, Pinheiros, Santa Cecília, Perdizes, Vila Madalena, Paulista, Santana, Vila Mariana, Sumaré, Vila Prudente, Metrô Praça da Árvore e Tatuapé. A partir do primeiro contato, as pessoas são encaminhadas para um psicanalista. Além de receber encaminhamentos da própria rede e continuar atendendo a demanda do Coletivo Feminista, tem uma parceria com o Instituto Ismart para atender adolescentes e o Projeto Rolê. A rede também organiza regularmente palestras, eventos e debates para psicanalistas e estudantes de psicanálise abertos ao público.
Adultos e asolescentes.
R. Bartolomeu Zunega, 50, Pinheiros, São Paulo, SP, 05426-020
E-mail: contato@inconscientereal.com.br
Instituto Afinando Vidas
O Instituto Afinando Vidas (IAV), fundado em 2012 em São Paulo, nasceu com a missão de promover o desenvolvimento humano, profissional e artístico, destacando-se pela ética, sensibilidade e respeito.
Sua missão é de transformar vidas humanas, colaborar no refinamento das potencialidades das pessoas que nos atravessam e que são atravessadas por nós, estimulando o crescimento pessoal e a participação ativa em redes de apoio, sempre promovendo a integração entre as dimensões humanas.
O atendimento psicológico individual é uma abordagem focada no seu desenvolvimento emocional e mental. As sessões de psicoterapia são conduzidas por psicólogos(as) experientes, que trabalham para identificar questões emocionais e psicológicas que possam impactar a vida de quem busca atendimento. Atendimento on-line ou presencial com valores sociais. Oferecem também rodas de terapia comunitária, conduzidas por facilitadores capacitados que criam um espaço acolhedor e aberto para o diálogo. É um espaço coletivo de cura e apoio emocional e acontecem presencialmente, aos sábados, a cada 15 dias. Elas são acessíveis a qualquer pessoa que busca um espaço seguro para partilhar e ouvir.
Pessoas interessadas.
Rua Marques de Itu , 93, Higienópolis, São Paulo , SP, 01223-001
Telefone: Whatsapp: (11) 97454-4647
Instituto AMMA Psique e Negritude
O AMMA Psique e Negritude é uma organização pioneira no cuidado da saúde mental da população negra no Brasil. Há 30 anos, promovem relações raciais e de gênero libertárias, dignas e saudáveis.
Hoje, o AMMA Psiquê e Negritude se reafirma como um Centro de Pesquisa, Formação e Referência em Relações Raciais, com atuação em quatro eixos transformadores:
-Formação: Capacitação de mais de 4500 profissionais através de cursos inovadores, como Psicologia e Relações Raciais, e Ética, Práticas Intersetoriais de Cuidado.
-Pesquisa: Realizam investigações sólidas para a justiça social. Desenvolvemos estudos essenciais para a saúde mental, como sobre Saúde, Infâncias e Relações Raciais, e Internação, Abstinência e Racismo.
-Assessorias e Consultorias: Atuam em mais de 60 organizações e empresas para combater o racismo e o sexismo, engajando culturas organizacionais e promovendo ambientes inclusivos e equitativos.
-Incidência Política: Fortalecem a luta por políticas públicas que garantam a saúde mental da população negra, seguindo o legado das mulheres negras e trabalhando com movimentos sociais pela transformação social.
Pessoas interessadas.
E-mail: contato@ammapsique.org.br
Instituto Bem do Estar
É uma organização sem fins lucrativos e promovemos o bem-estar mental por meio de ações de conscientização e do letramento socioemocional, especialmente para mulheres, jovens e pessoas LGBTQIAPN+, advogando pela redução do estigma em saúde mental.
As iniciativas englobam conscientizar, conectar e mobilizar as pessoas em relação a saúde da mente.
Mulheres, jovens e pessoas LGBTQIAPN+
Avenida Paulista , 1842, Cj. 155 e 158, Bela Vista, São Paulo, SP, 01310-200
E-mail: contato@bemdoestar.org
Instituto Borboleta Azul
O Intituto Borboleta Azul atende crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social que frequentam instituições sem fins lucrativos, com as quais firmam parcerias para acolher a demanda de saúde mental existente.
Oferecem psicoterapia e orientação parental no formato on-line e presencial (de acordo com as idades) com o objetivo de desenvolver habilidades socioemocionais, regulação emocional e comportamental para promover melhor qualidade de vida e bem-estar. Promovem Saúde Mental a pessoas de baixa renda por meio de atendimento psicológico gratuito e de qualidade para o enfrentamento das adversidades da vida, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
Oferecem atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social ligados a instituições parceiras.
R. Borges Lagoa, 1080, cj. 102, Vila Clementino, São Paulo, SP, 04038-002
Telefone: (11) 99219-5374
E-mail: contato@insitutoborboletaazul.org.br
Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana – IBPW -Centro Winnicott de São Paulo
O Serviço de Atendimento em Psicanálise (SAP) é prestado por profissionais em estágios avançados do Curso de Formação Winnicottiana oferecido pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana.
O objetivo do SAP é atender a demanda crescente por análise individual numa perspectiva winnicottiana em condições mais acessíveis do que as que geralmente são encontradas nos consultórios privados. Os interessados devem preencher o formulário no site para serem encaminhadas a um dos profissionais credenciados, de acordo com os critérios de localização e disponibilidade de horários. Valores: R$450,00 mensais (1 sessão por semana) / R$600,00 mensais (2 sessões por semana).
Crianças, adolescentes e adultos.
Rua João Ramalho, 146, Perdizes , São Paulo, SP, 05008-000
Telefone: (11) 3676-0635
E-mail: sap@ibpw.org.br
Instituto Cactus
Organização filantrópica e sem fins lucrativos que atua de forma independente para ampliar o debate e os cuidados em prevenção de doenças e promoção de saúde mental no Brasil.
Apoiam iniciativas e projetos que proporcionem, por meio dos cuidados em saúde mental, melhora na qualidade de vida de todas as pessoas, olhando prioritariamente para adolescentes e mulheres. Oferecem apoio financeiro e inteligência estratégica para a construção e oferta de ferramentas e intervenções que resultem em soluções e boas práticas em atenção psicossocial. Priorizam ações que possam ser multiplicadas em outros contextos e fomentamos a geração de evidências para apoiar a gestão pública. Entendem que a saúde mental é uma tarefa coletiva, apostam na articulação em rede, promovendo diálogos entre a sociedade civil, academia, setor privado e poder público, e desenvolvemos parcerias visando a incidência em políticas públicas e inovações em saúde mental.
Avenida Santo Amaro, 1047, Cjto 1107 , Vila Nova Conceição, São Paulo, SP, 04505-001
E-mail: contato@institutocactus.org
Instituto Casa do Todos
O Instituto Casa do Todos atua há 20 anos na área do cuidado humano, criando a possibilidade de atendimento para pessoas de diferentes idades, com deficiência ou vivendo situação de exclusão social, escolar, profissional.
Com a missão de promover o desenvolvimento integral de pessoas com deficiência intelectual, física ou em sofrimento psíquico na cidade de São Paulo por meio da arte e da convivência. Localizada no bairro do Brooklin, a Casa tem espaços diversos incluindo jardim, horta, salas de terapias, ateliês e salão de dança, música e teatro. No núcleo clínico, o instituto oferece tratamento clínico através de programas que envolvem cuidados terapêuticos por meio da escuta sobre a necessidade do atendido. São eles: Atendimento psicoterapêutico individual, em grupo, acompanhamento terapêutico e arteterapia.
Crianças, jovens, adultos e idosos.
Rua Conceição de Monte Alegre, 1578, Brookling, São Paulo, SP, 04558-040
Telefone: (11) 5505-0932
E-mail: contato.casadotodos@gmail.com
Instituto Cuida de Mim
O projeto do Instituto Cuida de Mim surgiu em 2007 a partir de reflexões e questionamentos de um grupo multidisciplinar de profissionais com experiência e prática clínica, obtidos no Instituto Sedes Sapientiae, bem como através de atividades em consultórios particulares e outras instituições.
Apenas uma parcela pequena da população tem acesso a cuidados e tratamentos na área de saúde mental, enquanto a grande maioria, justamente sua camada mais vulnerável, permanece sem o devido e necessário atendimento. Assim, o Cuida de Mim acredita ser de fundamental importância a criação de um espaço onde a população de baixa renda, habitualmente pouco assistida na área de saúde mental, tenha também acesso e, sobretudo, direito a este conjunto de serviços. Com a missão de prestar cuidados multidisciplinares na área da saúde mental (psicologia, psicopedagogia e atividades socioculturais) para a população carente, com o objetivo de oferecer tratamento e prevenção à doenças emocionais, promovendo, assim, as condições necessárias para o desenvolvimento humano, visando à melhora da qualidade de vida dos indivíduos e comunidades atendidas. Oferecem atendimentos psicoterápicos individual, grupal e familiar; apoio psicoterapeutico a profissionais que trabalhem em condições de alto nível de insalubridade; acompanhamento psicopegagógico; atividades terapêuticas e atividades socioeducativas na sede do Instituto na Vila Matilde. Possui o Projeto – Saúde mental de Mãos Dadas com a Escola, em atuação junto com a Estadual “Maria de Lourdes Nogueira Albergaria” localizada à Rua Jose Mascarenhas, 456 – Vila Matilde.
Crianças, adolescentes e adultos. Profissionais que trabalhem em condições de alto índice de insalubridade e que requeiram apoio e ajuda: professores, policiais, enfermeiros, bombeiros e outros.
Praça Dom Duarte Leopoldo, 137, Vila Matilde, São Paulo, SP, 03511-060
Telefone: Whatsapp: (11) 96369-6761
E-mail: contato@cuidademim.com.br
Instituto D’Alma
O Instituto D’Alma oferece dois tipos de tratamento psicanalítico: o Atendimento Psicanalítico e a Clínica Social.
O Atendimento Psicanalítico é feito pelos profissionais parceiros do Instituto D’Alma. A Clínica Social é a forma pela qual o Instituto D’Alma, reforçando sua política de responsabilidade social, oferece atendimento a um custo reduzido. Este atendimento é feito por alunos em estágio supervisionado. De maneira online, ambos atendimentos buscam contribuir com a sociedade por meio da psicanálise e ações de responsabilidade social. Inicialmente, a pessoa que busca atendimento é acompanhada por um dos profissionais do instituto em uma triagem. Esse processo é feito para que o analisante seja acolhido e encaminhado para o tratamento de acordo com as suas necessidades. O agendamento da triagem é feita pelo site do Instituto D’Alma.
População em geral.
Rua Conselheiro Ramalho, 945, Bela Vista , São Paulo, SP, 01325-001
Telefone: (11) 96327-1726
E-mail: secretaria@institutodalma.com.br
Instituto Gaio - Ensino Superior
A Clínica Social de Psicanálise da GAIO faz parte do projeto social de promoção a saúde mental formada por profissionais e estudantes de psicanálise preocupados – para além de suas formações pessoais – com questões sociais importantes que tocam a psicanálise no Brasil.
O objetivo é promover um espaço para compreensão de seus sintomas e angústias em setting analítico entre analisando (paciente) e analista (psicanalista). A Clínica Social Psicanalítica é totalmente gratuita e mantida pela GAIO e seus voluntários alunos, voluntários terapeutas externos (psicanalistas e/ou psicológos) já atuantes e docentes de psicanálise. Oferecem as modalidades: Terapia individual com voluntários e terapia de casal com voluntários. As sessões costumam ser semanais online, podem ocorrer apenas uma vez por semana, ou mais de uma vez, dependendo da necessidade de cada caso e da disponibilidade do analista e paciente. O tempo de duração de cada sessão pode variar de acordo com o profissional, mas em média, sua duração costuma ser de 30 à 50 minutos. Na clínica social Psicanalítica da GAIO o paciente poderá realizar 10 sessões totalmente gratuita. O cadastro é feito através do site.
Maiores de 18 anos que não possam arcar com psicoterapia e se enquadre no atendimento social. Menores de 18 anos deverão se cadastrados por um responsável maior de 18 anos.
Praça da Sé, 21, 7º Andar - Cj. 713, Sé, São Paulo, SP, 01001-000
Telefone: (11) 3101-9400 / Whatsapp:(11) 94558-9357
E-mail: inscricao@gaioedu.com.br
Instituto Gerar de Psicanálise
Através de sua rede de práticas clínicas, o Instituto Gerar oferece atendimento à população em geral e, principalmente, às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A Rede Clínica é o atendimento supervisionado, realizado por alunos e ex-alunos do Instituto Gerar, que visa oferecer acompanhamento psicanalítico para a população jovem e adulta e, principalmente, para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A Rede de Atenção e Pesquisa em Psicanálise e Parto (RAPPA) trabalha as contribuições possíveis da psicanálise para a situação de parto. A intervenção do psicanalista antes, durante e depois do parto tem o objetivo de problematizar e pesquisar as circunstâncias nas quais parto e nascimento têm se desenrolado na contemporaneidade, revelando violências de gênero, raciais e sociais. Tema crucial para os interessados nos efeitos desse evento na família e na relação entre puérpera e bebê.
Rede Clínica: jovens e adultos. RAPPA: pessoas que estão vivendo a experiência da gravidez, do parto e do pós-parto em situação de grande vulnerabilidade social.
Rua Natingui, 314, Vila Madalena , São Paulo, SP, 05443-000
Telefone: (11) 97338-3974
E-mail: atende@institutogerar.com.br
Instituto Langage
A Clínica Psicanalítica do Instituto Langage é composta por uma equipe de psicanalistas participantes dos projetos de estudo e pesquisa do Instituto.
1) Atendimento Clínico Psicanalítico a crianças, adolescentes e adultos: Voltado para a escuta daqueles que buscam atendimento clínico, e desejam realizar sua análise pessoal. Este trabalho é realizado por analistas que fazem parte do Instituto Langage. Modalidade presencial e teleatendimento. Valores: As primeiras entrevistas do processo analítico não são cobradas, e os valores dos atendimentos não possuem um preço fixo, são combinados conforme as condições do interessado e sua implicação no processo analítico. 2) Clínica de bebês e seus pais: A clínica de bebês e seus pais se constitui como uma proposta de atendimento clínico voltado à primeira infância. Modalidade presencial e teleatendimento. Valores: As primeiras entrevistas do processo analítico não são cobradas, e os valores dos atendimentos não possuem um preço fixo, são combinados conforme as condições do interessado e sua implicação no processo analítico. 3) Clínica Psicanalítica de Grupo: Escutar a dor de lidar com a dor do outro – Proposta de clínica psicanalítica em grupo está voltada para a escuta de profissionais da assistência social e da saúde, cujo sofrimento do outro atravessa o seu trabalho. Clínica Psicanalítica de Grupo: Viver em territórios estrangeiros – destinada a brasileiros que vivem no exterior, nas condições subjetivas do contexto de imigração e do tornar-se estrangeiro. A dinâmica da análise em grupo funcionará com um limite de 10 participantes, com base em 10 encontros. Os encontros são realizados on-line, via Zoom, com analistas brasileiros do Instituto Langage. 4) Projetos de Extensão: Os projetos de extensão do Instituto Langage têm por objetivo oferecer à comunidade a extensão dos conhecimentos produzidos nas diferentes modalidades de estudo e pesquisa. DES-FIAR: Sexualidade Infantil e Abuso Sexual (parceria com o Hospital Pérola Byington); TEAR – TEMPO DE ESCUTA ANALÍTICA PARA RECRIAR: propor um lugar de escuta ao sujeito que tem suspeita ou diagnóstico de autismo; Parceria com a Vara da Infância e Juventude do fórum Jabaquara/SP.
Atendimento Clínico: crianças, adolescentes e adultos, bebês e seus pais. Atendimento Grupal: profissionais da saúde e assistência social; brasileiros vivendo no exterior. Projeto de extensão: adultos e pessoas com suspeita ou diagnóstico de autismo.
Alameda Santos, 1398, Cj 67, Cerqueira Cesar, São Paulo, SP, 01418-100
Telefone: WhatsApp: (11) 99713-7440 / (12) 99752-0220
E-mail: institutolangage@institutolangage.com.br
Instituto Sedes Sapientiae
Oferece serviço de atendimento psicoterápico, como um dispositivo importante na perspectiva da clínica ampliada. Como decorrência de suas diretrizes clínico-ético-políticas, o trabalho clínico visa à construção de redes para sujeitos e situações clínicas que indiquem maior vulnerabilidade pessoal e/ou social, assim como trabalhos de articulação, com as instituições de referência dos sujeitos que procuram o serviço.
Modalidades de atendimento: Atendimento individual, em grupo, casal e família; Atendimento em psicopedagogia; Atendimento no Serviço Social: é um dispositivo de compartilhamento do cuidado que propõe intervenções de reabilitação psicossocial, relacionado ao acompanhamento e indicação clínica dos terapeutas; Atendimento psiquiátrico: a retaguarda psiquiátrica é uma instância de atendimento intimamente articulada com os outros dispositivos da Clínica. O trabalho psiquiátrico está necessariamente vinculado ao acompanhamento terapêutico. A Clínica do Sedes é uma Clínica de atendimento à comunidade, que procura oferecer serviços de qualidade a preços acessíveis ou com isenção de pagamento. A decisão pelo pagamento ou pela isenção dependerá de análise conjunta do usuário com o terapeuta. O valor da sessão é indicado para cada usuário no Grupo de Recepção, a contratação final se dará entre o usuário e o terapeuta responsável pelo seu atendimento, balizado pelo Programa de Assistência Social e pela Política Financeira da Clínica em consonância com diretrizes da Diretoria do Instituto. A Clínica Psicológica conta atualmente com os seguintes projetos com recortes na atenção mais específicos: NAPC – Núcleo de Atendimento e Pesquisa da Conjugalidade e da Família e PROJETO “O LIVRO QUE ANDA”.
Crianças, adolescentes, adultos e idosos, residentes na cidade de São Paulo. Casal, família, instituições de referência e/ou pertinência dos usuários.
R. Ministro Godoy, 1484, Perdizes, São Paulo, SP, 05015-001
Telefone: (11) 3866-2735
E-mail: clinica@sedes.org.br
Instituto Silvia Lane
O Instituto Silvia Lane foi criado e é mantido por um grupo de profissionais que compartilham um projeto para a Psicologia: o projeto do Compromisso Social.
Estiveram juntos em várias empreitadas no campo da Psicologia e se perceberam identificados no trabalho de transformação de sua inserção na sociedade brasileira. Pela sua história, a profissão se instalou e se desenvolveu relacionada diretamente aos interesses das elites brasileiras. A Psicologia esteve distante dos problemas e necessidades do povo brasileiro. O projeto do Compromisso Social se coloca como uma alternativa para o desenvolvimento de uma Psicologia que trabalhe, a partir de seus saberes e fazeres, para a construção de melhores condições de vida para a maioria da população. Foi criado com o objetivo de contribuir para a construção de uma Psicologia e outras Ciências Humanas, de forma crítica e comprometida com as necessidades da maioria da população brasileira e com a construção de condições de vida digna para todos, como afirma o artigo 2o. de seus Estatutos.
E-mail: isl@compromissosocial.org.br
Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio
O Vita Alere é um instituto de promoção em saúde mental que se destaca como referência em prevenção e posvenção do suicídio (ou seja, cuidados anteriores e posteriores a eventos e comportamentos suicidas)
Desenvolvem projetos de impacto e inovação, conduzindo pesquisas e promovendo uma aprendizagem de excelência para pessoas, instituições de ensino e organizações que buscam conhecimento e cuidado em saúde mental e temas ligados ao suicídio. Com sua abordagem única, trazem comunicação com sentido para entregarmos palestras para além do setembro amarelo e que realmente podem chegar a diversos públicos, de leigos à especialistas e CEO’s. Como membros da Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP – International Association for Suicide Prevention) e parceiros da Fundação Americana para Prevenção do Suicídio (AFSP – American Foundation for Suicide Prevention), caminham com a esperança de transformar vidas e nutrir a esperança em cada pessoa que os procura. Oferecem Orientação familiar e de pais; Orientação de escolas e instituições de ensino; Orientação para organizações; Atendimento individual e Grupos de apoio.
Sobreviventes do suicídio e pessoas que perderam alguém para o suicídio.
Telefone: (11) 97647-0989
E-mail: contato@vitaalere.com.br
INTEGRA – Núcleo Brasileiro de Desenvolvimento Humano
O INTEGRA – Núcleo Brasileiro de Desenvolvimento Humano é uma organização que nasceu com a missão de contribuir com integração e a harmonização dos vários aspectos da psique humana, por meio do processo do autoconhecimento, estimulando o desenvolvimento pessoal e, consequentemente, social.
Com o objetivo de promover o bem estar humano e atenuar as questões emocionais, a CLÍNICA DE PSICOTERAPIA do NBDH oferece atendimento clínico em diversas abordagens, respeitando e acolhendo as demandas de cada um. Possuem também algumas vagas na Clínica Social, onde os valores são reduzidos. O NBDH também conta com uma equipe de profissionais que orientam os recém-formados na área da Psicologia ou Psicanálise.
Público geral.
Rua Humberto I, 295, Vila Mariana, São Paulo, SP, 04018-030
Telefone: (11) 5083-2923 / Whatsapp (11) 5083-2923
E-mail: contato@integranbdh.com.br
Intituto Luto Parental
O Instituto do Luto Parental é uma organização sem fins lucrativos, nasceram em 2019 como Casa Mães Para Sempre, um pequeno coletivo que se formou para dar abraços e escuta a quem passa pela morte de um filho.
Iniciaram as Rodas de Apoio ao Luto em três regiões da cidade de São Paulo, o atendimento psicológico com profissionais parceiros e grupo WhatsApp de famílias enlutadas. Em 2021, idealizaram a Formação em Humanização do Luto, um curso teórico-vivencial para capacitar profissionais ao apoio e assistência de famílias enlutadas. A primeira turma foi oferecida aos profissionais do Centro de Parto Humanizado Casa Angela e do Hospital Municipal do Campo Limpo, com o apoio do Instituto Mahle. Oferecem assitstência através das rodas de apoio quinzenais on-line e apoio psicológico para pessoas enlutadas. Contam com plantão psicológico – atendimento emergencial, gratuíto e pontual e acompanhamento psicoterapêutico – para quem busca um suporte contínuo, com psicólogas parceiras que realizam atendimentos a valor social (entre R$50,00 a R$100,00) ou particular (valor combinado diretamente com o profissional). Para agendamentos, preencher formulário através do site.
Famílias em luto parental.
Rua João Elías Saada, 105, Pinheiros , São paulo, SP, 05427-050
E-mail: institutodolutoparental@gmail.com
Laboratórios do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo)
Os Laboratórios do Instituto de Psicologia dão suporte ao desenvolvimento das pesquisas, promovendo a produção de conhecimentos novos, propiciando a interação entre pesquisadores sênior e iniciantes, promovendo eventos científicos para divulgação dos conhecimentos produzidos e organizando publicações.
Público geral via Centro Escola do Instituto de Psicologia da USP (CEIP) ou parcerias.
Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Butantã, São Paulo, SP, 05508-030
Lista Psi Brasil - Projeto Laços
Desde 2017, a ListaPsiBrasil evoluiu de um serviço gratuito de vagas de emprego e estágio no RJ para uma comunidade abrangente na psicologia.
Oferecem projetos sociais, notícias de vagas, movimentos em defesa da profissão e cursos para psicólogos e estudantes. O objetivo é atender as necessidades dos profissionais de psicologia e do público em geral, promovendo a importância do psicólogo para a sociedade. A empresa expandiu para a área de cursos, movimentos sociais mas sem jamais perder a sua base: ajudar o próximo de forma gratuita. Por isso, em grandes momentos de crise no país, como na pandemia e em tragédias, a ListaPsiBrasil está presente recrutando, organizando e apoiando projetos que atendem gratuitamente a população vulnerável. Projeto Laços: Elaboraram o “PROJETO LAÇOS” para garantir o direito de acesso ao atendimento psicológico aos adultos e adolescentes de todo o Brasil. Contam com o apoio de uma equipe de psicólogos voluntários para atendimento na modalidade ONLINE. Esses psicólogos são supervisionados por outros colaboradores do projeto. Não é gratuito, é cobrado um valor que a pessoa vai decidir, dentro da sua realidade. O pagamento deve ser feito por mês e não por semana; Os atendimentos são SEMANAIS. Ou seja, a pessoa vai ser atendida toda semana mas vai pagar 1 vez por mês, no início do mês. É necessário que haja comprometimento. Link para acessar o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc5XzvOH1mizSBK-2Si8d4V-3Ed0i4qwMYcqk1RSQrbc0vKgw/viewform
Pacientes acima de 14 anos (adolescentes e adultos)
Telefone: Whatsapp: (021) 97255-9084
Mapa do acolhimento
O Mapa do Acolhimento é uma rede de solidariedade que conecta mulheres que sofrem ou sofreram violência de gênero a psicólogas e advogadas dispostas a ajudá-las de forma voluntária. É uma organização feita por mulheres e para mulheres.
Com o objetivo de não deixar nenhuma mulher desamparada, construíram a muitas mãos um Mapa dos Serviços Públicos de Atendimento às Mulheres. Nele, encontram-se informações sobre o funcionamento e o endereço dos serviços da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, tais como delegacias, centros de referência, defensorias, serviços da rede de saúde e assistência.
Mulheres (cis, trans e homens trans) que sofrem ou sofreram violência de gênero, residentes no Brasil, maiores de 18 anos e que estejam em vulnerabilidade socioeconomica ou de baixa renda.
E-mail: contato@mapa.org.br
Margens Clínicas
Coletivo formado por psicanalistas, psicólogas e afins, tem se dedicado a pensar as interfaces do sofrimento psíquico com as patologias do social, elaborando, a partir da escuta clínica, insumos para o enfrentamento à violência de Estado.
Atuando desde 2012 com intervenções teóricas e clínicas, em parceria com as redes SUS e SUAS e articulação territorial. Não oferecem atendimentos atualmente.
Pessoas afetadas direta ou indiretamente pela violência de Estado.
E-mail: contato@margensclinicas.org
Memórias Masculinas
Grupo de profissionais de múltiplas áreas (psicólogas/os, assistentes sociais, comunicadoras/es sociais, administradora/es e outras) que oferece um espaço de escuta para que homens vítimas de violência sexual possam falar sobre essas experiências traumáticas para um/a das/os psicólogas/os voluntárias/os em um ambiente seguro, sem julgamentos e absolutamente sigiloso.
O Plantão Psicológico ofertado pelo Memórias Masculinas é uma modalidade de atendimento pontual, gratuito, que visa acolher suas demandas referentes à violência sexual sofrida no passado. O objetivo do Plantão Psicológico é que você consiga falar sobre a experiência traumática e que possa, com a ajuda do(a) voluntário(a), resignificar a sua existência para seguir adiante com sua vida e os seus projetos pessoais.
Homens (maiores de 18 anos) vítimas de violência sexual.
E-mail: contato@memoriasmasculinas.org
Mulheres da Luz
A ONG Associação Agentes da Cidadania - Mulheres da Luz é um coletivo que busca promover a cidadania e a garantia de direitos humanos das mulheres em situação de prostituição do Parque da Luz e entornos.
Desde 2013, promove atividades relacionadas às áreas de educação e cultura, além da promoção de saúde e bem-estar social. O objetivo é escutar os desafios enfrentados pelas mulheres em situação de prostituição na região central de São Paulo e junto a elas propor e trabalhar em ações de melhoria destas realidades. Contam com um espaço provisório onde conseguimos reunir e fazer as rodas de conversas e oficinas de formação. Realizam o trabalho por meio de voluntárias e voluntários como psicólogos, médicos de clínica geral, neurologistas, duas assistentes sociais, quatro pedagogas, um grupo de enfermeiras e uma advogada. Psicoterapia: A partir de 2018, a ONG Mulheres da Luz passou a contar com psicólogos voluntários. O atendimento é semanal, realizado nas quintas e sextas-feiras. Este processo de psicoterapia com as mulheres é também um espaço de escuta para os problemas e questões delas. Cada sessão dura em torno de 40 minutos e este é um dos serviços mais utilizados por mulheres que buscam este tipo de auxílio.
Mulheres em situação de prostituição.
Parque da Luz, Bom Retiro, São Paulo, SP, 01120-010
Telefone: (11) 99777-7389
E-mail: coletivomulheresdaluz@gmail.com
NÓS. Equipe de Acompanhamento Terapêutico
A equipe NÓS. é formada por psicanalistas que oferecem atendimento qualificado em Acompanhamento Terapêutico.
Sob o tripé formação psicanalítica, supervisão e análise pessoal, são comprometidos com a ética no atendimento em saúde mental, oferecerendo escuta singular ao sofrimento psíquico e apostando nos laços sociais. Acompanham crianças, adolescentes, adultos e idosos em situações de adoecimento psíquico, quando há comprometimento dos laços sociais. Trabalham em rede com os profissionais que se ocupam do cuidado do paciente, estabelecendo pontes entre o sujeito acompanhado, a família e esses profissionais na sustentação de projetos terapêuticos singulares. Oferecem diversas modalidades de Acompanhamento Terapêutico, além de outros serviços, como atendimento psicanalítico, orientação familiar, supervisão clínica, transmissão e formação e assessoria institucional.
Pessoas em busca de escuta qualificada e profissionais da área da saúde mental.
Telefone: (11) 97609-7288 / (11) 99275-5962
E-mail: equipenos.at@gmail.com
Núcleo Àtìléhìn (Saúde Mental e Acolhimento) - Instituto Itéramãxe
Àtìléhìn, termo em yorubá que significa: Amparo; Ajuda; Cuidado; Dotadas de afeto; Cura; possibilidade de curar. O Núcleo Àtìléhìn é o núcleo de acolhimento em saúde mental do Instituto Itéramãxe, um espaço em que ações são realizadas com o objetivo de promover a Saúde Mental por meio do aquilombamento.
Itéramãxe significa (re)existir e preservar em iorubá. O Instituto Itéramãxe é um coletivo em forma de quilombo majoritariamente negro, feminino, oriundo de bairros periféricos, cuja trajetórias de vidas foram atravessadas pelas desigualdades estruturais. O instituto promove ações de cunho educacional, jurídico, social e psicológico a fim de possibilitar garantias e democratizar os acessos. A base de luta é uma atuação em favor do combate ao racismo, ao machismo, à homofobia e outros marcadores sociais da diferença. O Núcleo Àtìléhìn de acolhimento em saúde mental oferece oficinas de terapêuticas integrativas, acolhimento terapêutico em grupo e acolhimento psicológico individual. Os acolhimentos são realizados gratuitamente por uma equipe de profissionais psicólogas voluntárias, se a continuidade do atendimento do acompanhado é necessária, é realizada por valores sociais. Os agendamentos são feitos através do telefone ou do e-mail do núcleo.
População negra e indígena.
Telefone: (11) 99224-7879
E-mail: nucleo_atilehin@iteramaxe.com.br
Núcleo Brasileiro de Psicanálise - NBP
É um núcleo de psicanálise desde 2017, com sede na cidade de São Paulo, no bairro Tatuapé. Entendendo que a Psicanálise é social (que está para a sociedade como um todo), têm a Clínica Acessível, que os alunos, em estágio supervisionado, atendem sob supervisão dos psicanalistas especializados.
CLÍNICA ACESSÍVEL: Como núcleo de psicanálise, tem clínica oferecendo análise e terapia psicanalítica acessível à todas as pessoas.CLÍNICA PROFISSIONAL: Com psicanalistas devidamente formados, certificados (Clínica Profissional) e com psicanalistas em formação, realizando estágio supervisionado (Clínica Acessível), atendem de forma presencial e online.
Público geral.
Rua Itapura, 239, Cj. 309, Vila Gomes Cardim, São Paulo, SP, 03310-000
Telefone: Whatsapp: (11) 96169-5163
E-mail: contato@nbpsicanalise.com.br
Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP) - Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Anália Franco
No NEAP, psicólogos, estagiários, professores supervisores e assistente social trabalham em conjunto para diagnosticar e oferecer atendimento psicoterapêutico a crianças, jovens e adultos da comunidade.
O serviço é gratuito e abrange áreas como: educação, habitação, saúde, saúde mental, trabalho, população em situação de vulnerabilidade e comunidades, ou seja, tudo que envolve a vida nos espaços privado e social.
Crianças, jovens e adultos da comunidade. Podem utilizar o serviço instituições conveniadas, como asilos, empresas, organizações não governamentais, escolas e creches, entre outras.
Rua Prof. João de Oliveira Torres, 306, Jardim Anália Franco, São Paulo, SP, 03337-010
Telefone: (11) 2268-0867
Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP) - Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Liberdade
No NEAP, psicólogos, estagiários, professores supervisores e assistente social trabalham em conjunto para diagnosticar e oferecer atendimento psicoterapêutico a crianças, jovens e adultos da comunidade.
O serviço é gratuito e abrange áreas como: educação, habitação, saúde, saúde mental, trabalho, população em situação de vulnerabilidade e comunidades, ou seja, tudo que envolve a vida nos espaços privado e social.
Crianças, jovens e adultos da comunidade. Podem utilizar o serviço instituições conveniadas, como asilos, empresas, organizações não governamentais, escolas e creches, entre outras.
Rua Galvão Bueno, 724, 1º andar , Liberdade, São Paulo, SP, 01506-000
Telefone: (11) 2297-4442
Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP) - Universidade Cruzeiro do Sul - Campus São Miguel
No NEAP, psicólogos, estagiários, professores supervisores e assistente social trabalham em conjunto para diagnosticar e oferecer atendimento psicoterapêutico a crianças, jovens e adultos da comunidade.
O serviço é gratuito e abrange áreas como: educação, habitação, saúde, saúde mental, trabalho, população em situação de vulnerabilidade e comunidades, ou seja, tudo que envolve a vida nos espaços privado e social.
Crianças, jovens e adultos da comunidade. Podem utilizar o serviço instituições conveniadas, como asilos, empresas, organizações não governamentais, escolas e creches, entre outras.
Rua Taiuvinha, 26, Vila Jacuí, São Paulo, SP, 08060-040
Telefone: (11) 2037-5853
Núcleo de Estudos e Trabalhos Terapêuticos (nett)
O Núcleo de Estudos e Trabalhos Terapêuticos (nett) foi fundado em fevereiro de 2019 com o objetivo de oferecer atendimento clínico psicanalítico, psiquiátrico e atividades terapêuticas gratuitas a pessoas em situação de vulnerabilidade psíquica e social.
A proposta visa contribuir para a democratização daqueles trabalhos, uma vez que esses atendimentos ainda não adentraram na extensão necessária nas comunidades que precisam dela. Portanto, visam ampliar a oferta desses serviços como uma forma de resistência no contexto do momento sociopolítico atual. Do ponto de vista dos atendimentos, realizam parcerias com movimentos sociais, oferecendo nossos serviços a pessoas e militantes ligados a tais movimentos; Os atendimentos são realizados pelos psicólogos, psicanalistas e psiquiatras que compõem a equipe do nett. De modo a oferecer apoio a esses profissionais, trabalham na criação de uma rede interinstitucional por meio de parcerias com instituições universitárias e de formação. Além de contribuírem com a formação acadêmica da equipe com supervisões, cursos de formação, grupos de estudos e palestras, propiciam a reflexão e o desenvolvimento do trabalho realizado pelo nett.
Parcerias com movimentos sociais, oferecem os serviços a pessoas e militantes ligados a tais movimentos.
E-mail: contato@nettnucleo.com
Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise (NESME)
O Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares – NESME é uma instituição que tem como base a prática grupal, fundamentada na Psicanálise das Configurações Vinculares. Tem como eixo a formação, o estudo, a pesquisa e a intervenção grupal em diferentes modalidades e contextos.
A clínica social do NESME é composta por profissionais especialistas em grupo, que têm como principal aporte teórico a Psicanálise das Configurações Vinculares. Oferecem serviços psicoterapêuticos à população, supervisões e consultorias a profissionais e instituições interessadas no aprimoramento do fazer grupal. Modalidades de atendimentos: Grupos psicoterapêuticos (crianças, adolescentes e adultos), casal, família, grupos temáticos, grupos operativos para profissionais da área de saúde e educação, supervisão clínica e institucional e consultoria. Atendimentos on-line, nos consultórios do corpo clínico em diferentes regiões da cidade de São Paulo e atendimentos na sede.
Pessoas interessadas.
Rua Pará, 65, cj. 13, Higienópolis, São Paulo, SP, 01243-010
Telefone: (11) 99674-5484
E-mail: clinica@nesme.com.br
Núcleo Entretempos
Atuam desde 2010 nos campos da Assistência Social e Direitos Humanos com objetivo de contribuir com a produção de práticas criativas condizentes com os marcos legais atuais e com a valorização da singularidade dos sujeitos no cotidiano das instituições, nas redes de serviços e na cidade.
Para isso, realizam formações para equipes, supervisões clínico-institucionais e desenvolvem assessorias e projetos de intervenção nessa área. Trabalham na construção de espaços que possam instaurar um tempo de escuta, cuidado e reflexão para os trabalhadores e para as pessoas que eles atendem.
Trabalhadores dos campos da Assistência Social e Direitos Humanos .
E-mail: nucleoentretempos@gmail.com
Oficina Clínica de Psicanálise (CCSP)
A Oficina Clínica Psicanalítica é um projeto que reúne psicanalistas da cidade de São Paulo, cujo interesse é buscar ampliar o acesso à psicanalise a um maior número de pessoas.
Pretendem difundir a psicanálise para além dos consultórios, acolher a necessidade emergencial de fala dos sujeitos e, a partir dos encontros iniciais, analista e analisando decidirem sobre a possibilidade de continuidade do tratamento. Após os acolhimentos iniciais, havendo desejo de dar prosseguimento ao processo psicanalítico, os valores e o pagamento das sessões serão decididos pela dupla implicada na escuta, levando-se sempre em conta a realidade financeira do analisando e o valor que o processo psicanalítico assumirá. Desse modo assegura-se que nenhuma dificuldade financeira constituirá obstáculo para a continuidade do tratamento.
Pessoas interessadas.
Rua Vergueiro , 1000, Paraíso, São Paulo, SP, 01504-000
Telefone: Whatsapp (11) 99936-6619
E-mail: oficinaclinicapsicanalitica@gmail.com
Oré Coletivo Solidário
O Oré Coletivo Solidário nasceu em 2017 do encontro de vários sonhos, um destes sonhos é fazer uma Psicologia dentro da lógica da Economia Solidária.
Atualmente fazem parte do coletivo psicólogas e psicólogos que atuam na cidade de São Paulo. Oferecem atendimentos psicológicos individuais presencial em São Paulo e Salvador e online dentro e fora do Brasil, além da criação e realização de projetos externos voltados a saúde mental em instituições e coletivos, de projetos de psicólogos do coletivo voltados a sua área de atuação e especialização e rodas de conversa temáticas em saúde mental e assuntos relacionados, voltadas para profissionais da saúde ou outros públicos específicos.
Pessoas interessadas.
Telefone: (11) 98643-1205
E-mail: orecoletivosolidario@gmail.com
Paróquia São Luiz Gonzaga
Atendimento psicológico: O serviço tem como objetivo o atendimento clínico de pessoas que necessitam de um tratamento terapêutico, mas não têm condições financeiras para arcar com um tratamento normal.
Os atendidos são pessoas que residem nos bairros da Capital e da Grande São Paulo e pessoas vindas do interior. O serviço parte do princípio cristão de resgate da dignidade humana, por isso, não faz distinção de credo, raça, gênero, orientação sexual, etc., assegurando rigor profissional no atendimento clínico. Todos os profissionais que prestam serviço são voluntários devidamente registrados e cadastrados. A equipe é formada por profissionais de diferentes especialidades e abordagens: psicólogos, psicanalistas, terapeutas e pedagogas. Todos com os devidos registros em seus órgãos de competência.
Pessoas que necessitam de um tratamento terapêutico, mas não têm condições financeiras para arcar com um tratamento normal.
Av. Paulista, 2378, Bela Vista , São Paulo, SP, 01310-300
Telefone: (11) 3231-5954 / (11) 3120-3839
E-mail: saoluis@saoluis.org.br
PerifAnálise São Matheus
A PerifAnálise é um dispositivo clínico e teórico que objetiva a presença da Psicanálise na periferia.
Criada em agosto de 2018, a PerifAnálise fica na Vila Flávia, uma comunidade que é parte do bairro de São Mateus. Atualmente, nove perifanalistas compõem o coletivo, onde partilham a clínica e os estudos teóricos. Oferecem atendimentos psicanalíticos NA e COM a Periferia de São Mateus e outras quebradas.
Para periferia de São Mateus.
Rua Arcângelo Archina, 587, São Matheus, São Paulo, SP, 03960-010
E-mail: psicperifa@gmail.com
Pode Falar - Unicef
O Pode Falar é um canal de ajuda em saúde mental para você que tem de 13 a 24 anos.
Online. Quero falar: Espaço de acolhimento individual oferecido por diversas organizações ponta firme na área de saúde mental.
Pessoas de 13 a 24 anos.
Policlínica da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes)
A Policlínica da UMC é o Ambulatório de Especialidades do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes que oferece atendimento a pacientes do Alto Tietê.
Suas diversas especialidades médicas são coordenadas pelos professores da UMC, que conduzem os alunos do curso de Medicina à prática da profissão, reforçando o comprometimento da instituição com a prestação de serviços na área de saúde. Além do curso de Medicina, a Policlínica também concentra atividades dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e a Pós-graduação em Acupuntura, que oferecem atendimentos à população. Para ter acesso ao atendimento e agendar uma consulta na especialidade desejada o paciente deve comparecer à Policlínica com o encaminhamento médico.
Pacientes do Alto Tietê.
Rua Dom Antônio Cândido de Alvarenga, 170, Centro, Mogi das Cruzes, SP, 08780-070
Telefone: (11) 4728-5383
Policlínica da Universidade Metodista de São Paulo - Serviço de Atendimento Psicológico
O Serviço de Atendimento Psicológico da Policlínica da Universidade Metodista de São Paulo tem como objetivo promover a saúde psicológica da comunidade, bem como proporcionar vivência prática de pesquisa aos estagiários.
Os acompanhamentos são realizados por estudantes, sempre sob a supervisão de professores, que são mestres e doutores em suas áreas. O processo de atendimento começa a partir da triagem, onde os pacientes são avaliados antes de serem encaminhados para sessões específicas. As sessões de psicoterapia têm duração de 50 minutos e ocorrem duas vezes por semana, respeitando o ritmo e as necessidades de cada paciente.
Público geral.
R. Planalto, 106, Vila Angelina, São Bernardo do Campo, SP, 09640-060
Telefone: (11) 4366-5565
PraPretoPsi
O PraPretoPsi oferece espaço para pessoas negras em busca de psicoterapia racializada.
Conectam pessoas negras a profissionais de psicologia que exercem uma escuta sensível aos impactos do racismo nas subjetividades brasileiras. Tornam acessível o serviço de psicoterapia individual com profissionais qualificados para escuta e manejo de questões raciais e disponibilizam vagas sociais por ciclos, além de promover discussões sobre saúde integral e o bem-viver para comunidade negra. Atendimento online com profissional da equipe Pra Preto Psi, sessões semanais com valores entre R$ 70,00 e R$ 80,00. Vagas limitadas.
População negra e afrodescendente.
E-mail: falecom@prapretopsi.com.br
Programa Com Tato - Instituto Fazendo História
O Instituto Fazendo História (IFH) apoia crianças e jovens separados de suas famílias para que se tornem capazes de construir histórias de vidas potentes, interrompendo um ciclo de abandono, ruptura e violência. O Programa Com Tato oferece, gratuitamente, a crianças e adolescentes com vivência de acolhimento, psicoterapia individual e familiar.
O IFH oferece diferentes programas e serviços voltados para o cuidado de crianças, jovens e famílias passando atravessados pelo processo de acolhimento institucional. Os psicoterapeutas do Programa Com Tato são voluntários e contratados cuidadosamente selecionados pela equipe do IFH. Eles contam com aprimoramento constante, em supervisões clínicas com profissionais experientes e na troca de conhecimento entre os terapeutas do programa. No Com Tato a parceria é firmada com o serviço de acolhimento, mas o compromisso do terapeuta é com o paciente, o que significa que a psicoterapia pode prosseguir caso a criança ou adolescente seja transferido de serviço, retorne para sua família ou seja adotado. A duração da psicoterapia não é preestabelecida, o terapeuta estará disponível pelo tempo que o paciente desejar e precisar.
Crianças e adolescentes em situação de acolhimento.
Rua Pedro Ortiz, 114, Vila Madalena, São Paulo, SP, 05440-010
Telefone: (11) 3021-9889
E-mail: contato@fazendohistoria.org.br
Programa de Atendimento a Violência e Estresse Pós Traumático (PROVE) - Escola Paulista de Medicina UNIFESP
O PROVE (programa de atendimento a violência e estresse pós traumático) é um serviço ambulatorial do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina que faz parte da Universidade Federal de São Paulo.
Recebe alunos tanto da graduação da Escola Paulista de Medicina, quanto residentes de psiquiatria, ambos da UNIFESP, além de alunos das diversas áreas da saúde, como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros interessados em estudar a violência como causadora de transtornos mentais.
O PROVE tem como objetivo atender pessoas com o diagnóstico de TEPT (Transtorno de Estresse Pós Traumático) de maneira multidisciplinar. Com acompanhamento clínico, psicoterápico e psico-educativo breves. Visando a recuperação funcional de cada indivíduo dentro de suas particularidades.
Atende crianças, jovens e adultos que desenvolveram o Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) após um evento ou uma experiência de violência extrema.
Rua Major Maragliano, 241, Vila Mariana, São Paulo, SP, 04017-030
E-mail: provepsico@gmail.com
Projeto Base
O Projeto Base é uma ONG que atua nas favelas de Osasco, promovendo educação, saúde mental e inclusão social.
Oferecem um espaço de acolhimento, cuidado e respeito. Disponibilizam acesso gratuito a psicólogos altamente capacitados, profissionais que se dedicam não apenas a ouvir, mas a entender e guiar. Possuem também atendimento corporativo em saúde mental, oferecendo todos os tipos de programas de promoção de saúde mental, desde atendimento psicológico individualizado, orientações sobre combate à discriminação e ao assédio dentro da empresa, capacitações para lideranças, entre outros. Focam na promoção de uma política de bem-estar dos trabalhadores da empresa, afim de criar um ambiente de trabalho saudável e respeitoso para colaboradores de todas as hierarquias. O acesso ao atendimento acontece através do site na aba “contato”.
Saúde mental: Pessoas em extrema vulnerabilidade social e Saúde Mental Corporativo: Empresas interessadas.
Telefone: WhatsApp: (11) 93735-6193
E-mail: contato@projetobaseosasco.ong.br
Projeto Ladrilhar - Rede Clínica e Pesquisa de Cuidado e Garantia de Direitos Adotivos da NEIDE
O Projeto Ladrilhar, Rede Clínica e de Pesquisa para Cuidado e Garantia de Direitos Adotivos, é uma realização do Núcleo de Educação e Intervenção em Direitos Humanos (NEIDE), com o apoio da Fundação Tide Setúbal, em parceria com o Laboratório Jacques Lacan (Lablacan - IPUSP) e do Núcleos Psicanálise
O projeto se propõe a ofertar atendimento clínico para crianças e adolescentes em acolhimento institucional e processos de adoção na jurisdição de Itaquera (SP), bem como contribuir para a formação profissional e para o debate público mais amplo acerca da adoção, do acolhimento institucional e da destituição do poder familiar.
Crianças e adolescentes em processo de adoção e profissionais interessados.
E-mail: ladrilhar.dh.neide@gmail.com
Projeto Ponte
O Projeto Ponte se inicia em 2010 na Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae em São Paulo, Brasil. A equipe de profissionais é constituída por um grupo de psicanalistas que atendem imigrantes ou migrantes internos que necessitem de acompanhamento clínico psicanalítico individual ou grupal.
Este projeto tem como eixos principais o atendimento clínico e o estudo da temática do estrangeiro, na articulação imigração/psicanálise. Oferecem atendimento terapêutico àqueles que precisem falar e ser escutados na tentativa de elaborar os efeitos da migração: deslocamentos, diferenças culturais, nova língua e referências culturais, emprego, moradia, constituição de novos laços familiares e sociais, discriminação, dificuldades de inclusão, intolerância, racismo etc. O “Ponte na Escuta” é o projeto de Atendimento psicológico online Projeto Ponte Psi, formulário de incrição disponível no link a bio do perfil no instagram.
Estrangeiros; migrantes internos; refugiados, exilados; “sem papéis”; Indocumentados; estudantes ou profissionais estrangeiros temporários; brasileiros retornados; apátridas.
E-mail: projetopontepsi@gmail.com
Projeto Quixote
O Projeto Quixote é uma OSCIP sem fins lucrativos que atua na missão de transformar a história de crianças, jovens e famílias em complexas situações de risco, através do atendimento clínico, pedagógico e social integrados, gerando e disseminando conhecimento.
O público atendido pelo Projeto Quixote são crianças e adolescentes vivendo em situação de grande vulnerabilidade social, sem acesso a educação, arte, e serviços básicos como a saúde. O Programa Clínico e Psicossocial oferece atendimento psicológico, psiquiátrico e médico além de oficinas que oportunizam vivências coletivas, artísticas, esportivas e educativas, com uma equipe conceituada e multidisciplinar, garantindo que o Projeto Quixote seja referência em atendimento nas áreas de saúde mental, abuso de drogas e violência.
Crianças e adolescentes vivendo em situação de grande vulnerabilidade social.
Av. Eng. Luís Gomes Cardim Sangirardi, 789, Vila Mariana, São Paulo, SP, 04112-080
Telefone: (11) 5083-0449 / (11) 5572-8433
E-mail: qxt@projetoquixote.org.br
Projeto Sobreviver ABC
O Projeto Sobreviver ABC é um coletivo de profissionais da psicologia dedicados a atender e apoiar a população LGBTQIAPN+ em vulnerabilidades.
Oferecem um espaço acolhedor e seguro, possibilitando a pessoa que procura o atendimento explorar suas emoções e vivências profissionais com valores acessiveis. As inscrições para o atendimento são abertas periodicamente mas as vagas são limitadas. Inscrição através do forms do google disponivel na bio do perfil do coletivo no instagram.
Pessoas LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade.
E-mail: projetosobreviverabc@gmail.com
Projeto TamuJunto - Instituto Ebenézer
O Instituto Ebenézer é uma organização da sociedade civil fundada em 2017 no distrito do Jardim Ângela, em São Paulo, com objetivo de gerar um impacto social relevante nas localidades em que atua, colaborando com a redução das desigualdades que limitam a participação cidadã e a dignidade da pessoa humana.
O projeto TamoJunto – Juntos na promoção da saúde emocional tem como principal objetivo acolher, atender e oferecer cuidados psicológicos gratuitos a pessoas em situação de sofrimento emocional. A equipe é composta por psicólogos, psicanalistas, terapeutas familiares, psicopedagogos e graduandos em psicologia. O objetivo primordial é que as pessoas atendidas possam alcançar estabilidade emocional e se organizar diante de suas dificuldades cotidianas. Oferecem atendimentos on-line e presenciais. Há uma fila de espera, com prioridade para as crianças das iniciativas do instituto e famílias.
Público da comunidade do Jardim Ângela
Rua José Ribeiro Ramos , 31, Jardim Ângela , São Paulo, SP, 05878-110
Telefone: (11) 95979-0349
E-mail: institutosocialebenezer@gmail.com
Psi Cultural Vozes de Carolinas Vivas
A Coletiva Carolinas Soltem Suas Vozes, nasce em 2015 no centenário que homenageou Carolina Maria de Jesus na Praça de Parelheiros no extremo da zona sul de São Paulo, onde a escritora passou seus últimos anos de sua vida.
Desde então, atuam no enfrentamento das desigualdades e violências estruturais vivenciadas por meninas e mulheres negras e/ou periféricas no território do Grajaú e adjacências. A partir de 2020, como coletivo Psi Cultural Vozes de Carolina Vivas oferecem às pessoas periféricas acesso e cuidado a saúde mental a partir de atendimentos psicoterapêuticos individualizados ou grupais, assim como arteterapia, atravessadas por linguagens artísticas e culturais interligando os eixos da saúde, cultura e educação popular. Promovem saraus, rodas de conversa, formações, oficinas e atividades psicoculturais promovendo saúde, cultura e educação ao seu público.
Crianças, jovens e mulheres negras e/ou periféricas da região do Grajaú.
Rua Olimpio Soares de Carvalho, 21, Parque Grajaú, São Paulo, SP, 04842-370
Telefone: (11) 96874-9138
E-mail: carolinas.vozes.comunicacao@gmail.com
Psicodrama público SP
Psicodrama Público Online.
Espaço público com o objetivo de acolher diferentes subjetividades, destinado à troca de ideias, valores e experiências de vida a partir da construção coletiva de histórias dramatizadas.
Público geral.
Psicologia em Emergência e Resgate - PIER
O PIER - Psicologia em Emergência e Desastres é uma organização da sociedade civil que tem como propósito promover a saúde mental através da psicologia em contextos de riscos, emergências e desastres.
Focam em populações em contextos de vulnerabilidade que já foram ou estão em risco de serem afetados (direta e indiretamente) por desastres socioambientais. O projeto PIER territórios é um espaço itinerante de escuta e acolhimento. São realizados atendimentos psicoterapêuticos em grupos para crianças, adolescentes e adultos, em diferentes pontos na costa sul da região de São Sebastião – SP, de forma gratuita presenciais e online. A organização viabiliza a participação de moradores de diferentes bairros da região e fortalece as parcerias com a rede local.
Crianças, adolescentes e adultos.
E-mail: contato@pierpsi.com.br
Psicólogos de Plantão
O projeto Psicólogos de Plantão busca proporcionar atendimentos psicológicos de qualidade a quem não tem condições financeiras para acessar um profissional de forma particular convencional, acreditando que todos merecem a oportunidade de acompanhamento para saber lidar com o sofrimento e as dificuldades da vida.
Com a missão de democratizar o acesso ao cuidado com a saúde mental, o projeto nasceu em Teresina Piauí em 2019 e atualmente conta com uma equipe de profissionais de todas as regiões do Brasil. Oferecem atendimentos de Psicoterapia pelo valor social (R$54,90 por sessão) e Plantão Psicológico Voluntário (gratuito) de forma on-line. O agendamento é feito através do site da organização.
Pessoas interessadas.
Psisocial
Psisocial é um coletivo de psicanalistas que apoiam a clínica social com o propósito de aumentar o acesso ao tratamento psicanalítico para aqueles que não conseguem alcançá-lo, seja por falta de informação, inibição ou condições financeiras.
Oferecem espaço de tratamento e estudos dedicados à Clínica Social, com ferramentas digitais que vem facilitar esse acesso, bem como um sistema de encaminhamentos humanizado através do acolhimento via WhatsApp.
Pessoas interessadas.
Telefone: (41) 99645-1781
E-mail: contato@psisocial.com
Quatro Estações Instituto de Psicologia
Quatro Estações Intituto de Psicologia é um grupo de profissionais de psicologia que criou uma proposta de atuação em serviços para perdas e luto, a partir da experiência junto a pessoas que passam ou passaram por situações de luto em sua vida pessoal ou profissional.
Sua proposta está fundamentada em princípios de Psicologia Clínica e Psicologia da Saúde e resulta da experiência junto a clínicas, hospitais, organizações, instituições de ensino e de pesquisa, entre outras. Possuem a missão de aumentar e difundir o conhecimento sobre formação e ruptura de vínculos, luto, de modo a promover a mudança de atitude frente à morte e rompimento de vínculos e minimizar os riscos desencadeados por processos de luto. Oferecem psicoterapia individual, de casal e em grupo. Contam também com um Núcleo de Intervenções Psicológicas em Emergências, visando apoiar as organizações e comunidades atingidas por emergências e desastres, na sua capacidade de responder com prontidão e eficiência a essas situações. O Grupo IPE – Intervenções Psicológicas em Emergências é parte integrante do 4 Estações Instituto de Psicologia e foi estabelecido em 2001 com o propósito de oferecer cuidados psicológicos especializados a pessoas e comunidades vítimas de desastres, acidentes e incidentes críticos geradores de stress, trauma e/ou luto.
Suporte Psicológico para situações de perdas e luto. Pessoas vítimas de desastres, acidentes e incidentes críticos geradores de stress, trauma e/ou luto.
Rua Dr. Melo Alves, 89, Cerqueira César, São Paulo, SP, 01417-010
Telefone: (11) 3891-2576
E-mail: secretaria@4estacoes.com
Rede Afetiva de Cuidado
Rede de fortalecimento e cuidado em saúde mental para mulheres e menines periferiques, a partir da oferta de espaços de escuta grupal e individual.
Realizam encontros quinzenais on-line, toda terça-feira às 18h. Link do grupo virtual é disponibilizado na bio da página do perfil no instagram.
Mulheres e menines periferiques
Telefone: (11) 97650-9925 / (11)99316-8311
E-mail: afetivarededecuidado@gmail.com
Rede Autoestima-se
A Rede Autoestima-se é uma organização social (OS) sem fins lucrativos comprometida com a defesa da saúde mental e da educação socioemocional, através dos direitos humanos e das causas sociais que está promovendo apoio para pessoas de diversas regiões do Brasil de maneira online e gratuita com o público-alvo de Jovens e Mulheres.
A Instituição é formada por pessoas de todas as regiões do país, interligadas pela diversidade cultural, pluralidade de ideias e empenhadas em promover o acesso aos acolhimento emocional aos brasileiros e brasileiras. Disponibilizam acolhimento psicoterapêutico on-line gratuito com profissional de psicologia para mulheres e jovens até 65 anos. A rede também conta com o Projeto de Atendimento Psicológico para Jovens Ativistas, que visa atender cerca de 60 ativistas ambientais e mulheres de 14 até 29 anos que atuam nas pautas de gênero e raça de todo o país durante 12 meses, oferecidas por psicólogos/as de diferentes abordagens. O acesso ao formulário de inscrição para os atendimentos psicoterapêuticos estão no link da bio página do perfil da Rede Autoestima-se.
Jovens e mulheres até 65 anos e Jovens ativistas de 14 a 29 anos.
Telefone: (75) 98213-3430
E-mail: assessoriapsicologica@redeautoestimase.com
Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan
A rede clínica do laboratório Jacques Lacan é um projeto de extensão dentro do Departamento de Psicologia Clínica do IP-USP.
O projeto de extensão se divide entre as seguintes atividades: estabelecimento de parcerias com ONGs e outras instituições para atendimento de diversas faixas da população; atendimento de demanda espontânea por busca ativa de pessoas que procuram por psicoterapia, supervisão e atividades de formação que visam articular alunos de graduação, recém formados, pós-graduandos e psicanalistas interessados em discussões que entrelacem a psicanálise e suas questões clínicas e políticas com o espaço social e público.
ONGs, instituições, pessoas que procuram por psicoterapia, alunos de graduação, recém formados, pós-graduandos e psicanalistas interessados em discussões que entrelacem a psicanálise e suas questões clínicas e políticas com o espaço social e público.
E-mail: redeclinica.lablacan@gmail.com
Rede DIVAM
A Rede Divam é um coletivo de psicanalistas feministas que luta por justiça de gênero através do ativismo, do acolhimento e do atendimento em saúde mental para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+.
Disponibilizam uma escuta atenta e sensível às interseccionalidades de classe, raça, gênero, diversidade sexual e corporal, garantindo o acesso e permanência dessa população em um espaço clínico-político feminista. O desejo, enquanto grupo, é democratizar o acesso à saúde mental, garantindo seu direito à saúde mental. A inscrição para os atendimentos individuais é feita através do formulário que pode ser acessado pelo link na bio da página do instagram. Os atendimentos são realizados com valores sociais ou isenção de pagamento concedido a partir do entendimento da condição financeira da pessoa que procura o projeto. As vagas são abertas conforme disponibilidade das analistas, por isso há uma lista de espera. Oferecem também roda teórico-analítica e supervisão clínica para profissionais interessados, contam com valores acessíveis e disponibilizam bolsas para parte das vagas para LGBTs+, negros, indígenas e PCDs.
Mulheres (cis e trans), homens trans e transmasculines, travestis e pessoas não-binárias.
Rua Parintins, 58, Barra Funda, São Paulo , SP, 01155-020
E-mail: rede.divam@gmail.com
Roda Terapêutica das Pretas
Roda Terapêutica das Pretas é uma coletiva fundada em 2016, formada por psicólogas negras, que é dedicada a saúde mental com interseccionalidade de raça, gênero e classe. Oferece atendimento psicoterapêutico social para mulheres negras, afro-indígenas e indígenas em vulnerabilidade, sobretudo nas periferias de São Paulo.
Surgiram com o intuito de atender esse recorte da população do qual também fazem parte, entendendo que existem especificidades importantes que precisam ser olhadas e consideradas. Dessa forma, conseguem garantir que mulheres negras e vulneráveis não sejam invisibilizadas, agredidas mas sejam centralizadas no processo de promoção de saúde mental. Os encontros presenciais acontecem em dois formatos:
• Oficinas temáticas, abertas e flexíveis, para quem busca trocas e atividades de fortalecimento coletivo.
• Grupos psicoterapêuticos semanais, focados em psicoterapia breve para quem deseja um acompanhamento mais contínuo.
Inscrições no link da bio do perfil da Roda Terapêutica das Pretas no instagram.
Mulheres negras.
E-mail: rodaterapeuticadaspretas@gmail.com
Saúde Mental nas Periferias
O propósito do projeto é a promoção da saúde mental nas periferias.
Almejam que a periferia tenha conhecimento sobre o que é saúde mental, a necessidade desses cuidados, e o quanto ela está relacionada com o sistema político e econômico em que vivemos. A ideia é levar à população periférica informações sobre o acesso à rede pública e a outras redes que já existem e que proporcionam acesso gratuito ou com baixo custo, assim como trazer uma perspectiva política e social sobre o tema, coletivizando o debate sobre saúde mental. Atuam na zona oeste de São Paulo, Jardim Guaraú e na favela Vila União em Ribeirão Preto SP.
Pessoas interessadas.
Telefone: (11) 98393-7034
Serviço Escola de Psicologia da UniPaulistana (Centro Universitário Paulistano)
A UNIPAULISTANA oferece à comunidade os serviços de ATENDIMENTO PSICOLÓGICO, realizados por alunos concluintes do Curso de Psicologia, supervisionados por Professores-supervisores Mestres e Doutores.
Psicoterapia de Adultos, Psicoterapia de Família e de Casais, Psicoterapia voltada para o público adolescente, Atendimento psicoterápico a idosos, Ludoterapia (Psicoterapia de crianças), Psicodiagnóstico de crianças e adolescentes.
Rua Madre Cabrini, 38, 10º andar, Vila Mariana, São Paulo, SP, 04020-000
Telefone: (11) 5549-3033
E-mail: clinica@unipaulistana.edu.br
Serviço Escola de Psicologia do Centro Universitário São Camilo - Clínica Dra. Nise da Silveira
A clínica Dra. Nise da Silveira oferece gratuitamente atendimento psicológico presencial para comunidade, a partir dos 4 anos de idade.
Trata-se do Serviço Escola de Psicologia do Centro Universitário São Camilo, que de forma regulamentada, oferece ao aluno do curso de graduação o treinamento supervisionado da prática profissional e serviço para o cuidado em saúde mental à comunidade. Os atendimentos ocorrem no decorrer do semestre letivo, após triagem psicológica para compreensão da demanda e encaminhamento. Para isto, é necessário que a pessoa interessada se cadastre na lista de espera por e-mail e/ou por telefone.
Crianças acima de 4 anos, jovens, adultos e idosos.
Rua Raul Pompéia, 144, Pompeia, São Paulo, SP, 05025-010
Telefone: (11) 3355-3929
E-mail: agendamento.psicologia@saocamilo-sp.br
Serviço-Escola de Psicologia Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
O Serviço-Escola de Psicologia Mackenzie está vinculado ao Curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Por meio de projetos de extensão e estágios específicos do curso, o Serviço Escola oferece diversas modalidades de atendimento psicológico visando o desenvolvimento de propostas de promoção, prevenção e cuidado psicológico junto à comunidade. No espaço físico do SE, são oferecidas atividades vinculadas à Clínica Psicológica Alvino Augusto de Sá e aos Laboratórios Técnicos: LEVV – Laboratório de Estudos da Violência e Vulnerabilidade Social; LABPOT – Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Laboratório de Psicanálise, Saúde e Cultura. A Clínica Psicológica Alvino Augusto de Sá está inserida no Serviço Escola e oferece atendimentos psicológicos em modalidades clínicas e socioeducativas, grupais e individuais nas diversas áreas da Psicologia para as pessoas da comunidade em geral, de qualquer faixa etária e de forma gratuita. Os encontros e sessões são conduzidos por estagiárias e estagiários do curso de psicologia do Mackenzie, supervisionadas/os por psicólogas/os (professoras/es mestres ou doutoras/es, e técnicas/os) com inscrições ativas no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Todas as modalidades de atendimento oferecidas são semestrais, de curta duração, com interrupções nos períodos de férias e com possíveis mudanças de estagiárias(os).
Pessoas da comunidade em geral, de qualquer faixa etária.
Rua Piauí, 181, 2ª andar, Higienópolis, São Paulo, SP, 02327-135
Telefone: (11) 2114-8342
E-mail: ccbs.clinicapsicologica@mackenzie.br
Serviço-Escola- Clínica de Psicologia - Universidade Santo Amaro (UNISA)
Serviço-Escola. Clínica de Psicologia com atendimento clínico à comunidade e ao corpo discente da Universidade Santo Amaro (PAES/ PAPU).
Entre os atendimentos realizados no Serviço-Escola de psicologia estão: Psicoterapia individual ou em grupo, psicoterapia de casal ou família, psicodiagnóstico, orientação vocacional e profissional, atendimentos psicopedagógicos aos alunos da Unisa.
Comunidade e corpo discente da Universidade Santo Amaro (PAES/ PAPU).
Rua Isabel Schmidt, 349, Santo Amaro, São Paulo, SP, 04743-030
Telefone: (11) 2141-8870
Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo
CAP- Centro de atendimento psicanalítico.
Oferece a possibilidade de um tratamento psicanalítico com preços reduzidos. Atendimentos: Psicanálise individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Oferecem a possibilidade de atendimento na frequência de 3 a 4 vezes por semana; Clínica de 0 a 3 anos: A equipe de psicanalistas da Clínica 0 a 3 está realizando atendimento on-line a pais ou responsáveis com seus bebês/crianças pequenas que apresentem problemas de sono, amamentação, alimentação, controle esfincteriano, retraimento, apatia, agitação excessiva ou dificuldades emocionais nas relações iniciais. Também são atendidos casos em que há necessidades emocionais relacionadas à gravidez e ao pós-parto, gestação de alto risco, luto, prematuridade, doença física ou malformação do bebê, bebês e pais adotivos; Clínica de atendimento à família: O atendimento familiar é feito com todos, ou alguns membros da família em conjunto, incluindo bebê, criança, adolescente e/ou adultos em qualquer etapa de suas vidas. Clínica transcultural: Para famílias com um dos filhos de até 5 anos. Oferecem atendimentos online às famílias de migrantes ou refugiados, buscando elaborar situações traumáticas e a inserção em uma nova cultura. Neste momento a equipe da Clínica Transcultural também está oferecendo uma escuta on-line, gratuita e pontual aos profissionais que trabalham com famílias de migrantes ou refugiados. Para famílias com crianças maiores de 5 anos, adolescentes e adulos; Supervisão: Dirigida a profissionais de psicologia ou psiquiatria, com até 5 anos de formado/a, e para profissionais da área da saúde mental que atendam em serviços públicos ou ONGs, por valores reduzidos. Ações Institucionais: As ações institucionais ocorrem em parcerias firmadas com organizações sociais, que se dedicam ao cuidado da população em situação de alta vulnerabilidade social, com questões relacionadas à saúde mental das equipes que atendem a comunidade.
Psicanálise individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Clínica de 0 a 3 anos: trabalha com intervenções nas relações iniciais pais/bebês. Clínica de atendimento à família: o atendimento familiar é feito com todos, ou alguns membros da família em conjunto, incluindo bebê, criança, adolescente e/ou adultos em qualquer etapa de suas vidas. Clínica transcultural: oferece atendimentos online às famílias de migrantes ou refugiados, buscando elaborar situações traumáticas e a inserção em uma nova cultura. Supervisão: dirigida a profissionais de psicologia ou psiquiatria, com até 5 anos de formado/a, e para profissionais da área da saúde mental que atendam em serviços públicos ou ONGs, por valores reduzidos.
Rua Sergipe, 441, 5º Andar – Conj. 51, Higienópolis, São Paulo, SP, 01243-001
Telefone: (11) 3661 8353 – Ramal 01 / (11) 5555-0664 / Whatsapp: (11) 97349-2495
E-mail: centro.atendimento@sbpsp.org.br
Sociedade Paulista de Psicanálise
Os atendimentos da Clínica Social da Sociedade Paulista de Psicanálise são realizado pelos alunos do último ano do Curso Livre de Formação em Psicanálise.
Atendimento Clínico: Análise Didática – É a análise obrigatória que garante um bom padrão de qualidade de formação de um psicanalista. Na sua essência, ela é igual a qualquer outra análise, porém segue o aspecto mais rígido quanto ao número de sessões semanais e tempo mínimo de horas para a formação. Recomendada para alunos em formação psicanalítica e pessoas interessadas no processo de autoconhecimento; Psicoterapia Breve de Orientação Psicanalítica – Com um foco bem definido, possui quantidade de sessões limitada, variando de 6 meses há 1 ano, de acordo com a necessidade de cada paciente. A duração do tratamento será estipulada entre psicanalista e paciente nas primeiras sessões; “Escuta Psicanalítica” da Clínica Social – É realizada por alunos do último ano do Curso Livre de Formação em Psicanálise. A diferença desta abordagem em relação às demais é que se trata de um atendimento de “escuta psicanalítica”, no qual o paciente trará suas angústias e conflitos, sendo então acolhido em sua subjetividade. O valor das sessões é simbólico; Terapia familiar e de casal – Terapia também com base psicanalítica, destinada a famílias e casais que passam por dificuldades de relacionamento; Plantão psicanalítico – Para os alunos em formação que ainda não iniciaram sua análise pessoal e se encontram em conflito ou dúvidas em relação à nova profissão. São três sessões, realizadas pelo mesmo analista, com o objetivo de proporcionar suporte emocional. As sessões na Clínica Social da Sociedade Paulista de Psicanálise são semanais. VALOR: R$ 300,00 MENSAIS.
Público geral.
R. Cap. Rosendo, 149, Vila Mariana, São Paulo, SP, 04121-060
Telefone: (11) 5539-6799
E-mail: secretaria@sppsic.org.br
SUR Psicanálise
Empresa de planejamento e execução de metodologias de intervenção social.
Se dedicam também à análise institucional e a criação de formas inovadoras de abordagem psicanalítica em distintos contextos em diferentes situações sociais críticas, sempre na perspectiva de que a clínica psicanalítica deve estar aonde a vida está. A SUR Psicanálise e seus sócios tem experiencia na articulação da escuta psicanalítica a diversos saberes para o trabalho no setor público, no terceiro setor e na iniciativa privada. No setor público realiza, tanto atendimento direto a populações vulneráveis, como a capacitação, supervisão e formação de profissionais que trabalham diretamente na construção e implementação das políticas públicas na área da saúde, assistência social, dos direitos humanos e educação. No terceiro setor e iniciativa privada desenvolve metodologias de construção e implementação de projetos sociais a partir da realização de pesquisas, e de diagnóstico das dinâmicas econômico-sociais, psíquicas e territoriais. Para tanto, a SUR Psicanálise constitui equipes de trabalho interdisciplinares e põe em operação dispositivos clínicos de forma a atender as diferentes demandas. A Rede Clínica da SUR Psicanálise tem por objetivo possibilitar o atendimento terapêutico à comunidade. Conta com uma equipe de profissionais que realizam atendimento por valores acessíveis aos interessados.
Atendimento direto: populações vulneráveis. Capacitação, supervisão e formação: profissionais que trabalham diretamente na construção e implementação das políticas públicas na área da saúde, assistência social, dos direitos humanos e educação.
Rua Ministro Godoy, 1270, Perdizes, São Paulo, SP, 05015-001
Telefone: (11) 97370-5251
E-mail: contato@surpsicanalise.com.br
Entre em contato conosco através do e-mail territoriosclinicos@ftas.org.br para dúvidas, sugestões ou para descadastrar seu território clínico. Coletivos e organizações interessados em ingressar no mapeamento poderão cadastrar-se por meio deste formulário. O ingresso no mapeamento passará por avaliação interna.