Inscrições abertas para maratona de tecnologia e empreendedorismo no Galpão ZL

Programas de influência

25 de setembro de 2019

Por Amauri Eugênio Jr.

Quem se interessa por tecnologia, inovação e empreendedorismo, e tem diversas ideias para melhorar a região onde vive, mas não tem meios para colocá-la em prática e não sabe como fazê-lo, já poderá anotar um compromisso na agenda em 30 de novembro e em 1º de dezembro.

Será realizado nestas duas datas, no Galpão ZL, o hackathon do projeto “Soluções urbanas no Jardim Lapenna”. A atividade, que é desenvolvida pelo Inova ZL, plataforma de inspiração, conexão, formação e apoio que busca fortalecer iniciativas transformadoras de e para as periferias, consiste em maratona de 48 horas com diversas atividades ao melhor estilo mão na massa – e, é claro, dinâmicas e colaborativas.

O objetivo do hackathon é promover o desenvolvimento de projetos com potencial transformador e para resolução de problemas no Jardim Lapenna, no qual as equipes participantes receberão mentorias e orientações para trazerem as suas ideias para o mundo real.

Greta Salvi, coordenadora de inovação e empreendedorismo da Fundação Tide Setubal, considera que iniciativas como esta são voltadas à formação de profissionais cujas especialidades tenham a ver com inovação. “Procuramos estimular essas pessoas por meio de eventos, para apoiá-las a tirar as suas ideias do papel, assim como dar a elas estrutura para implementá-las. O que pensamos para o hackathon caminha nesse sentido, que é seguir junto a elas.”

Por fim, os projeto serão avaliados por uma banca julgadora e, como prêmio, os três projetos serão incubados e receberão apoio da Fundação Tide Setubal para poderem se estruturar e colocar o potencial de impacto e de transformação que têm em ação.

Gostou do conceito do hackathon e quer trazer a sua ideia para o mundo? Inscreva-se no formulário abaixo.

Preparação para a maratona

O hackathon, que acontecerá no Galpão ZL em 30 de novembro e 1º de dezembro, contará com três etapas preparatórias. A primeira acontece em 26 de setembro, no saguão da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem como tema “Urbanismo para Todos”.

Os outros dois eventos de aquecimento para o hackaton acontecerão na Unicsul, com o tema “Comunicação comunitária para interligação do bairro”, e na EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), da USP, que abordará inovação e tecnologia por meio de estudo sobre a Zona Leste.

Por dentro do Galpão ZL

O espaço, que é cogerido pela a Fundação Tide Setubal, em parceria com a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, tem como objetivo ser um espaço com formações e ações que fomentem uma rede de inovação, transformação e empreendedorismo.

Desde a reinauguração, que ocorreu em maio de 2019, o Galpão ZL conta com espaço de coworking, que foi desenvolvido para abrigar empreendedores da região, e uma ampla programação voltada para o desenvolvimento do empreendedorismo na região.

O Galpão ZL conta também com espaço desenvolvido especialmente para cursos voltados à gastronomia por meio da Oficina Escola de Culinária, e com um Ponto de Leitura, cujo acervo contém diversas obras voltadas a públicos variados. Além disso, oferece atividades esportivas, como futebol e judô. O foco do Galpão ZL é abrigar e fomentar iniciativas voltadas à criação de oportunidades para os cidadãos que vivem no entorno e potencializar a transformação da realidade do território.