Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Mara Salles ministra curso de saladas gastronômicas no Galpão do Jd. Lapenna

@Comunicacao

5 de outubro de 2012
Compartilhar:

(Fotos Gustavo Porto)

 

 

Pelo terceiro ano, Mara Salles, a renomada chef do restaurante Tordesilhas, em São Paulo (SP), compartilhou com cerca de 20 alunos da Oficina Escola de Culinária seus conhecimentos na cozinha. No mês de agosto, ela ministrou o curso gratuito Saladas Gastronômicas, durante o qual introduziu a variedade de folhas à disposição para a montagem deste tipo de prato e ensinou cortes variados, molhos, temperos, combinações com frutas e formas de finalização.

 

A proposta deste módulo foi desenvolver o espírito empreendedor dos participantes ou auxiliar na sua empregabilidade, uma vez que há demanda de saladeiras no setor de restaurantes. “As atividades foram deliciosas. Além de serem treinados para o mercado, os alunos se aproximaram do universo da alta gastronomia. É um prazer ver o desenvolvimento deles e como o domínio da arte de cozinhar empodera as pessoas”, relata Mara Salles.

 

 

Aulas práticas e júri especial

 

Durante as quatro aulas do curso, a chef transmitiu técnicas para o preparo de saladas em todas as suas etapas, criou receitas e simulou a rotina da cozinha de um restaurante. Nesta parte do programa, os alunos, divididos em grupos, tinham de preparar uma salada a partir dos ingredientes cedidos pela professora e dentro do tempo estabelecido. Quando o prato estava pronto, era provado por um júri que dava sua opinião. Por fim, Mara fazia as observações finais e dava dicas.

 

No último encontro, dentre os jurados, estavam representantes de dois empreendimentos gastronômicos apoiados pelo Fundo Zona Leste Sustentável, Costume Popular e Je Suis Gastronomia e Eventos. De acordo com Lúcia Amadeo, coordenadora do Ação Família, programa responsável pela Oficina Escola de Culinária, ao levar esses convidados especiais, o projeto mostrou o exemplo de pessoas da região que conseguiram investimentos para alavancar seus negócios.

 

“A intenção da Oficina é despertar o desejo dos moradores da zona leste pela geração de renda por meio da culinária. Aqui, eles descobrem seus talentos e adquirem conhecimentos para colocar o seu sonho em prática”, descreve Lúcia. “A parceria com Mara Salles reforça nossos objetivos, ao trazer novidades gastronômicas e partilhar conosco toda sua paixão pela cozinha”, completa.

 

 

Leia depoimentos dos alunos do curso Saladas Gastronômicas:

 

“Minhas expectativas em relação ao curso foram superadas. Foi bem profissionalizante, com simulação da rotina da cozinha de um restaurante e com um júri. Aprendi cortes, molhos e temperos. E exercitei a criatividade na preparação dos pratos. No próximo mês, deixo meu emprego e abro minha rotisserie. Com certeza, tudo o que aprendi na Oficina vou usar no meu dia a dia lá.”

 

Diego Inocêncio Felix, 25 anos, morador de Aricanduva e auxiliar de logística

 

 

“O curso foi uma experiência enriquecedora. Por certa ignorância, achava fácil fazer salada. Nas aulas, vi o quanto esse universo é abrangente. Fiquei lisonjeada em aprender tudo isso com a Mara. Agora já estou fazendo saladas diferentes em casa, com muito sucesso. Quero também começar a comercializar produtos para gerar renda.”

 

Ana Paula dos Santos, 31 anos, moradora de Jd. Gonzaga e dona de casa

 

 

“O curso foi bastante válido. Conheci novas folhas, cortes, temperos e pimentas. Além disso, é muito gostoso ter aula com a Mara, que tem uma atenção e um carinho todo especial conosco.”

 

Kátia de Sousa, 32 anos, moradora do Jd. Maia e dona de casa

 

 

“Tenho muita admiração pelo trabalho que a Mara faz na comunidade. Participar pela segunda vez de um curso ministrado pela chef foi maravilhoso. Aprendi que o simples pode ser chique, basta um toque especial. Descobri novas folhas, como a endívia, peixes e a variedade de queijos. Com esses novos conhecimentos quero me recolocar no mercado gastronômico. Meu sonho é trabalhar como cozinheira.”

 

Rosilda Aparecida de Souza, 43 anos, moradora do Jd. Lapenna e dona de casa


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.