Moradores do Jd. Lapenna dão início ao projeto da Praça dos Sonhos ao lado do Galpão de Cultura e Cidadania

GalpãoZL

22 de setembro de 2015

Os moradores do Jardim Lapenna, com o apoio do Galpão de Cultura e Cidadania e da Sociedade Amigos do Jd. Lapenna, deram início ao projeto Praça dos Sonhos, que visa transformar o terreno ao lado do Galpão em uma área de lazer para toda a comunidade.

“A ideia de reaproveitar esse espaço é antiga, os pais das crianças já haviam manifestado esse desejo. Alguns coletivos já realizaram eventos nesse espaço que é bem convidativo. Um deles foi o Coletivo Caixa Preta que procurou o Núcleo Qualidade de Vida, da Fundação para pensarmos juntos a proposta. Com o apoio dos moradores, estamos trabalhando para transformar esse lugar em um espaço de lazer para todos”, conta Simone Silveira, assistente administrativo do Galpão.

Desde julho, moradores e lideranças locais se reúnem para pensar e elaborar o projeto. As crianças e adolescentes do bairro também tiveram papel importante na criação,: em uma intervenção com o Coletivo Caixa Preta, eles desenharam o que gostariam de encontrar nesse espaço.

Baseados nas ilustrações das crianças, alunos dos cursos de Arquitetura e Engenharia da Universidade Cruzeiro do Sul de São Miguel desenharam um espaço com bancos, boa iluminação, arborização, playground para as crianças e aparelhos de ginástica ao ar livre.

Em agosto, os moradores se reuniram para conhecer o projeto feito pelos alunos. Agentes de saúde da UBS, a Sociedade Amigos do Jd. Lapenna também participaram da reunião opinando sobre o que eles pensaram para a praça.

Dona Glória, uma das representantes dos moradores do bairro, destacou a urgência da criação de um novo espaço de lazer na região. “Moro há muito tempo aqui no Lapenna, nosso bairro cresceu muito e hoje o Galpão é o único espaço de lazer por aqui. A construção da praça seria uma coisa muito boa para toda a comunidade poder aproveitar mais um espaço de diversão e segurança”.

No final do mês de agosto , alguns jovens e crianças dos projetos do Galpão estiveram na Subprefeitura de São Miguel para um encontro com o subprefeito Adalberto Dias. Na ocasião eles apresentaram o desenho do projeto da praça e contaram mais sobre a mobilização dos moradores e lideranças locais para a criação do projeto.

O jovem Marcos Vinicius, do projeto Espaço Jovem, participou da apresentação do projeto ao subprefeito. “Nos preparamos para apresentar a ideia de transformar o espaço ao lado do Galpão em uma praça. Os moradores estão participando dessa iniciativa já que um novo espaço onde as crianças possam brincar seria muito bom para nosso bairro”.

Após analisar os documentos, o subprefeito orientou sobre as medidas que devem ser adotadas para que o projeto da praça se torne realidade. “A partir de agora, começa o processo de correr com processos mais burocráticos para a idealização da praça para os moradores do Jardim Lapenna”.

Os moradores e as lideranças locais já deram entrada nas solicitações necessárias para a construção da praça.