NCC fomenta rede de comunicação entre escolas públicas de São Miguel Paulista
Levar educomunicação a escolas públicas do bairro de São Miguel Paulista é a proposta do projeto Rede Jovem Comunica, desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC) São Miguel no Ar, da Fundação Tide Setubal. Além do trabalho em cada escola, a iniciativa visa formar uma rede para troca de saberes e produções, tanto no espaço […]
Levar educomunicação a escolas públicas do bairro de São Miguel Paulista é a proposta do projeto Rede Jovem Comunica, desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC) São Miguel no Ar, da Fundação Tide Setubal. Além do trabalho em cada escola, a iniciativa visa formar uma rede para troca de saberes e produções, tanto no espaço real como no virtual. Iniciado em 2009, o projeto contou com cinco escolas em 2010. São elas: EMEF Antonio Carlos de Andrade e Silva; EMEF Dom Paulo Rolim Loureiro; EE Reverendo Urbano de Oliveira Pinto; EE Eng. Pedro Viriato Parigot de Souza; e EE Shinquichi Agari.
O grande desafio foi construir o processo ao lado de diretores, coordenações pedagógicas e professores, potencializando os projetos já existentes nas escolas. Ao longo do ano, a equipe do NCC trabalhou com 25 educadores, 10 coordenadores pedagógicos e 560 educandos, desenvolvendo ações de letramento, educomunicação e linguagens artísticas.
Alunos do ensino fundamental II e ensino médio produziram programas de rádio e TV, escreveram para blogs e para o jornal impresso A Voz do Lapenna, distribuído gratuitamente na comunidade. Participaram ainda de atividades realizadas pelo Programa Mundo Jovem, da Fundação, dentro das escolas. Por meio da parceria entre NCC e Mundo Jovem, os estudantes foram estimulados a discutirem temas como cidadania, diversidade e outros. As rodas de conversa e as dinâmicas foram propostas pela equipe do Mundo Jovem.
Avaliação da iniciativa
José Luiz Adeve, o Cometa, coordenador do NCC, considera o valor do trabalho inestimável e relata que a experiência foi útil à organização da metodologia de educomunicação pelo Núcleo. “Pudemos colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, pois as ações contribuíram para a visão do educador em relação ao educando e para melhorar a performance dos alunos”.
É que, em cada escola, havia um grupo de alunos e professores que participaram do projeto, e os encontros permitiram aos professores se aproximarem mais dos alunos, enxergando potencialidades que não notavam no espaço de sala de aula. Com esse novo olhar, os professores tiveram a chance de pensar em novos meios de propiciar o desenvolvimento dos discentes, tanto nas atividades curriculares, como extracurriculares. Os estudantes, por sua vez, puderam desmistificar a ideia de que o professor é o único detentor do conhecimento. No projeto de educomunicação, a troca de saberes entre alunos e professores, bem como a construção coletiva de conhecimento, foi amplamente valorizada.
Cometa destaca ainda a participação dos alunos na editoria Jovem Comunica do jornal comunitário A Voz do Lapenna. “Eles foram para as ruas, numa descoberta composta de memória social e de auto-reconhecimento no espaço geográfico onde vivem, no bairro, na região, na cidade, no país e no mundo”. Para elaborarem as pautas, os jovens precisaram sair da sala de aula e olhar o seu entorno. Também foram incentivados a pensarem sobre as relações no ambiente escolar e a refletirem sobre a educação em um contexto mais amplo.
Visão dos professores
De acordo com Alessandra Cardoso, professora de informática da EMEF Dom Paulo Rolim Loureiro, que participou das ações da Rede Jovem Comunica, o projeto possibilitou a descoberta de talentos e a melhoria no relacionamento professor-aluno. “A formação foi uma grande surpresa, porque nos aproximamos muito dos alunos e eles se aproximaram dos professores. Você passa a vê-los de outra forma, e eles também nos olham de modo diferente. Essa troca é importante. Influencia ainda no modo como vejo os demais alunos, que não estão no projeto”, relatou. Segundo a professora, a partir do projeto, ela pôde entender melhor as demandas dos estudantes e repensar sua prática em sala de aula, ao ver que, muitas vezes, a escola não abre espaço para eles agirem de outra forma e para desenvolverem mais suas habilidades.
Nas palavras de Álvaro José Algatão, diretor do EE Reverendo Urbano, a iniciativa é saudável para todos. “Os alunos tiveram um crescimento fantástico, e os professores acompanham de perto esse processo. A escola agora tem uma rádio, e o nosso grupo de dez estudantes pode multiplicar os novos conhecimentos para seus colegas”.
Participação dos alunos
Os estudantes se animam com a proposta de compartilhar o que aprenderam entre eles e para a rede. “Acho bem legal. A pessoa é muito egoísta quando tem um conhecimento e guarda para ela”, disse Luana Sampaio, 13 anos, sétimo ano do EMEF Dom Paulo Rolim.
Na fala dos alunos, é comum aparecer o desejo de seguir a carreira na área da comunicação, bem como a citação dos aprendizados para além das técnicas. “Você não aprende só comunicação na Rede Jovem. Vai muito além de aprender a operar uma câmera ou postar um texto no blog, você aprende que é preciso respeitar as diferenças. Discutimos sobre diversidade, solidariedade, reciclagem”, relatou Laís Xavier, 13 anos, sétimo ano do EMEF Dom Paulo Rolim.
As produções dos alunos costumam refletir essa discussão sobre cidadania. No fim de outubro, o 3° Encontro da Rede, com participação de mais de 50 pessoas, exibiu os programas televisivos realizados pelos estudantes. O EE Dom Paulo Rolim apresentou um debate sobre juventude e eleições, enquanto que o EE Shinquichi Agari trouxe uma série sobre bullying. Houve ainda show de talentos, que promoveu a diversidade, e programa de variedades, com dicas de culturais e ambientais.
Em 2011, o objetivo é fortalecer essa rede, organizando a replicação da metodologia para demais escolas públicas da região. “Queremos também fazer a intersecção da Rede Jovem Comunica com outras Redes de Educação”, contou Cometa.
Conheça os blogs das escolas que integram o Rede Jovem Comunica:
Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar
fundacaotidesetubal.org.br/ftas/site.php?mdl=blog&id_blog=3
EMEF Antonio Carlos de Andrade e Silva www.antoniocarloscomunicacao.blogspot.com
EMEF Dom Paulo Rolim Loureiro
www.dompauloblogando.blogspot.com
EE Reverendo Urbano de Oliveira Pinto www.reverendourbanodeoliveira.blogspot.com
EE Eng. Pedro Viriato Parigot de Souza
www.parigot-comunica.blogspot.com
EE Shinquichi Agari
www.escolashinquichiagari.blogspot.com