Ação Família recebe menção honrosa em Prêmio Betinho

11 de agosto de 2009

O Programa Ação Família São Miguel recebeu menção honrosa na edição de 2009 do Prêmio Betinho de Cidadania. A premiação, organizada pela Câmara Municipal, aconteceu em 10 de agosto e teve como objetivo reconhecer organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que mais se destacaram, por suas atividades, programas e projetos, na luta pela cidadania e no combate à fome e à miséria no Município de São Paulo.

O Ação Família integra ações em prol do desenvolvimento comunitário e empoderamento social da comunidade, de modo que os atendidos alcancem uma  melhoria na qualidade de vida e na construção da cidadania. Atualmente, 300 famílias são atendidas pelo programa, totalizando cerca de 1.500 pessoas. O trabalho com as famílias é pautado em três esferas principais: a vida em família, a vida em comunidade e as vida de direitos e deveres.

A organização vencedora da edição de 2009 foi a ONG Banco de Alimentos Associação Civil, pelo projeto “Alimentando a Transformação Social”. Outras organizações também receberam menção honrosa, são elas: CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), pelo projeto “Cooperar Reciclando – Reciclar Cooperando”; Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho, pelo projeto “Casa do Zezinho” e Programa Aprendiz Comgás, pelo projeto “FormAção – Formar para Ação”.

Herbert de Souza (Betinho)

Herbert de Souza, o Betinho, morreu aos 61 anos, no dia 9 de agosto de 1997. Mineiro, nascido na cidade de Bocaiúva em 3 de novembro de 1935, se formou em Sociologia e Política, e Administração Pública na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Minas Gerais em 1962. Portador de Hemofilia, em 1986 descobriu ter contraído o vírus da AIDS durante uma das transfusões de sangue que fazia com freqüência, devido à doença. Betinho, sempre foi defensor da democracia, da igualdade de direitos e um exemplo de luta contra a AIDS. Entre seus principais feitos, está a criação da ONG “Ação da Cidadania contra a fome, a miséria e pela Vida”, que visa a luta por um país mais justo e humano.