Nova onda do Matchfundig Enfrente tem iniciativas selecionadas

Fomento a agentes e causas

19 de outubro de 2020

Por Amauri Eugênio Jr.

A pandemia de Covid-19 acentuou as desigualdades de maneiras diversas. E tais efeitos são sentidos de modo ainda mais intensa nas periferias urbanas. Para atenuar esse cenário e apoiar a potência das periferias urbanas Brasil adentro, a Fundação Tide Setubal e a Benfeitoria organizam uma nova onda do edital colaborativo Matchfunding Enfrente.

Nesta nova etapa, 15 iniciativas com planejamento para três anos em etapas que incentivem ações articuladas com diferentes atores como parcerias locais, iniciativa privada, universidades e institutos de pesquisa, redes públicas de educação, saúde, entre outros segmentos, foram selecionadas para captar R$ 90 mil na plataforma a cada ano, que serão compostos pelos R$ 30 mil arrecadados por meio do financiamento coletivo e de mais R$ 60 mil oriundos do Fundo Enfrente. Ou seja, o valor total nesse período será de R$ 270 mil.

Por meio do matchfunding, o Fundo Enfrente, que é formado pela Fundação Tide Setubal e parceiros, doará R$ 2 a cada R$ 1 arrecadado por meio do financiamento coletivo. As iniciativas selecionadas nesta nova etapa receberão consultoria para a criação de campanhas e mentoria para executar os projetos aos quais se propuseram executar, de modo que possam potencializar as soluções construídas para as populações que serão impactadas.

Neste programa de três anos, com mentoria para execução dos projetos, o edital visa capacitar e promover estas lideranças, dando visibilidade às demandas apresentadas e potencializando as soluções construídas para as populações que serão impactadas.

De acordo com Wagner Silva (Guiné), coordenador de Fomento e apoio  a agentes e causas da Fundação Tide Setubal, esta seleção buscou convocar iniciativas que apresentaram soluções de longo prazo para o enfrentamento de problemas urbanos e socioeconômicos que surgiram ou foram agravados por meio da pandemia de Covid-19.

“Entendemos que o protagonismo das lideranças periféricas pode ser promovido a partir da proposição de ações que melhorem as condições de vida e fortaleçam a capacidade de reação dos territórios agravados por este contexto. O potencial de escala e a durabilidade dos projetos, seja por meio de políticas públicas ou da iniciativa privada, também se apresenta como um caminho para promover o protagonismo das lideranças e pode beneficiar os territórios dessas iniciativas, pois elas se propõem a promover sinergias locais por meio de ações articuladas com diferentes atores como, parcerias locais, iniciativa privada, entre outros”, pontua Guiné.

Confira as iniciativas selecionadas na nova onda do Matchfunding Enfrente

Pluralidade e capilaridade

A nova onda do Matchfunding Enfrente recebeu 268 projetos, de 21 estados, contemplando as cinco regiões do Brasil – 12 do Norte, Centro-Oeste e do Sul, respectivamente, 48 do Nordeste e 148 do Sudeste, com projetos de áreas temáticas distintas.

Foram selecionados, no total, seis projetos em educação e microempreendedorismo, respectivamente; e uma iniciativa nas áreas a seguir: empregabilidade, alimentação e nutrição, e cultura e lazer. Ao considerar-se os recortes de raça e gênero, nove iniciativas são dirigidas por homens e seis por mulheres, ao passo que nove lideranças se autodeclararam pretas, três são pardas e três brancas.

Para Alluan Costa, coordenador de Comunicação B2B da Benfeitoria, a seleção das iniciativas procurou refletir a pluralidade existente nas periferias urbanas e entre os próprios territórios, ao fortalecer projetos que representem a capacidade para articular soluções para os problemas existentes em tais espaços.

“Pautas raciais e de gênero destacam-se e transpassam-se, pois em um país ainda fortemente racista e machista, desigualdades socioespaciais estão diretamente ligadas às raciais e de gênero. A diversidade destas conexões é ainda mais potente por buscarmos nesta edição projetos estruturantes, mais cientes de todo o contexto que permeia a desigualdade e capazes de apresentar soluções que atinjam esta raiz”, ressalta Costa.

Tempo de doar e apoiar

As campanhas das iniciativas selecionadas no Matchfunding Enfrente começarão a captar verba na primeira semana de novembro para viabilizar os seus respectivos projetos. Acompanhe as publicações no nosso site e redes sociais – FacebookInstagramYouTube LinkedIn – para ficar por dentro de novidades e apoiar essas ações no combate às desigualdades nos seus territórios de atuação.

Acesse também benfeitoria.com/enfrente para apoiar os projetos selecionados e incluídos na plataforma.