Novo Núcleo de Estudos e Gestão do Conhecimento nasce para propagar saberes

19 de janeiro de 2010

A Fundação Tide Setubal criará, em 2010, o Núcleo de Estudos e Gestão do Conhecimento. O surgimento desta nova área, no quinto ano de trabalho da Fundação em São Miguel Paulista, consolida a instituição como geradora e disseminadora de conhecimento sobre desenvolvimento local sustentável, um dos objetos de sua missão.

O núcleo será responsável por registrar os trabalhos realizados, promover estudos e pesquisas e publicar materiais sobre as temáticas de interesse da instituição. Também zelará pela memória da entidade e pela sistematização de conhecimentos, produzidos desde o seu início, no ano de 2005.

Por meio do Núcleo, objetiva-se fomentar as competências dos profissionais da Fundação e favorecer a eles, por exemplo, o acesso a fontes de financiamento de projetos ou programas. Outro propósito é garantir a participação em debates públicos que se refiram à missão da Fundação, com vistas a influenciar na formulação de políticas públicas para territórios de áreas urbanas de alta vulnerabilidade social.

“A principal importância de criarmos tal área é a de fazer circular conhecimentos”, afirma Bia Lomonaco, coordenadora do Núcleo. Essa circulação pode ocorrer de diferentes maneiras, segundo ela explica: “pelo registro do ‘saber-fazer’ da equipe; pelo abastecimento dos educadores com dados; pela contribuição com a produção de saberes sobre desenvolvimento local sustentável; pela influência no desenho de políticas públicas”.

Em janeiro de 2010, um coordenador, auxiliado por dois profissionais, já deram início aos trabalhos. Primeiramente, a equipe assumiu a coordenação de pesquisas e a publicações de materiais da instituição que vinham sendo feitos por outros núcleos.

Em seguida, será estruturada a área de memória, para a qual uma empresa externa foi especialmente contratada. Esta área reunirá relatórios, fotografias, entrevistas e documentos referentes à trajetória da Fundação no território de São Miguel Paulista.