Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar faz intervenção de rádio de rua na Virada Sustentável

30 de maio de 2012

O Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC) São Miguel no Ar, da Fundação Tide Setubal, participa da 2ª. edição da Virada Sustentável com uma intervenção de Rádio de Rua na feira pública do Jd. Lapenna, distrito de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo (SP). A partir das 11 horas do dia 3 de junho quem passar pelo local poderá participar e ouvir a transmissão radiofônica. Na pauta da programação estão os temas: diálogos intergeracionais; a proposta da Virada Sustentável; e iniciativas sustentáveis da escola.

Entre os convidados para discutir esses assuntos estão: Evelyn Araripe, do projeto Bicicletas nas Escolas, e Inácio Pereira dos Santos Neto, arquiteto e coordenador do Núcleo ArteCulturAção da Fundação Tide Setubal. Participam ainda da produção e da apresentação desta intervenção docentes e cerca de 50 alunos da Escola Estadual Reverendo Urbano. O objetivo da Rádio de Rua é promover o diálogo com a comunidade e ocupar pedagogicamente o espaço urbano.

Ações educomunicativas

A Rádio de Rua é uma das várias ações realizadas pelo NCC São Miguel no Ar. Este projeto da Fundação Tide Setubal, iniciado em 2007, busca contribuir com o exercício do direto à comunicação, por meio da execução de atividades e projetos de educomunicação, para crianças, jovens e adultos, que estimulam a criação e a organização de novos núcleos e veículos de comunicação.

“Trabalhamos para a uma conectividade entre escolas e outros locais do bairro, incentivando a configuração de espaços de participação e diálogo, nos quais diferentes atores do território podem refletir e estabelecer caminhos e metas para o desenvolvimento local”, descreve José Luiz Adeve, o Cometa, coordenador do NCC.

Durante os três primeiros anos do NCC, cerca de 70 jovens participaram de uma formação para o uso das ferramentas de comunicação. Aprenderam a produzir vídeos, programas de rádio, blog e jornal impresso, a partir da discussão de questões sociais, educacionais e culturais da região leste e da cidade. Para estabelecer uma aproximação com a comunidade, este grupo, juntamente com a coordenação do núcleo, idealizou e criou o jornal comunitário impresso A Voz do Lapenna, a Rádio de Rua, no meio da feira livre, e a TV de Rua, com exibição nos muros do bairro. Aos poucos, os moradores começaram a participar das reuniões de pauta e da produção das reportagens nos três veículos.

Em 2009, o NCC São Miguel no Ar estendeu suas ações para escolas públicas de ensino médio e fundamental II da zona leste. O projeto recebeu o nome de Rede Jovem Comunica, pois, além do trabalho em cada escola, objetiva uma rede entre elas para troca de saberes. Com enfoque em letramento, educomunicação e linguagens artísticas, a iniciativa, que envolve os professores e gestores, faz com que os estudantes produzam para os veículos comunitários. Além disso, o Núcleo multiplica sua metodologia em outras organizações sociais da região de São Miguel Paulista.

Saiba mais sobre a VIrada Sustentável http://www.viradasustentavel.com/site/