O Galpão ZL a um clique de distância da comunidade

Prática de Desenvolvimento Local

27 de abril de 2020

Por Amauri Eugênio Jr.

O Galpão ZL, núcleo de Prática Local da Fundação Tide Setubal, está com as atividades suspensas desde 23 de março em virtude da pandemia causada pela Covid-19 (novo coronavírus). Desse modo, o espaço tem sido aberto à população que mora no território somente para a realização de operações emergenciais, como entrega de alimentos e orientações ao acesso a medidas governamentais de auxílio emergencial.

Para as formações, o ambiente on line com lives pelo instagram tem sido o ponto de encontro com os participantes das atividades com ciclos de formação em parceria com coletivos, empreendedores e profissionais que atuam com tecnologia e inovação.

De acordo com Andrelissa Ruiz, coordenadora de Prática Local da Fundação Tide Setubal, a organização de tais cursos é motivada pela escuta feita com empreendedores e demais frequentadores do espaço, via WhatsApp, para compreensão das necessidades e interesses deles. E isso motiva a busca por “empreendedores e parceiros da nossa rede que possam trazer esse suporte e suprir os pedidos deles. Assim, além de apoio para quem participa da oficina, esse se torna um apoio e fomento à organização e/ou aos empreendedores que oferecem as oficinas.”

Superação de desafios atuais

Outra consequência resultante das medidas atuais adotadas pelo Galpão ZL para estar presente no cotidiano dos frequentadores em tempos de pandemia está relacionada à infraestrutura.

Alguns dos alunos lidam com a falta de equipamentos para participar das atividades, mas esse fato é também alvo de atuação da equipe que organiza as atividades online. “A equipe do Galpão tem estado próxima para identificar esses desafios e tentar minimizá-los com, por exemplo, empréstimos de notebooks para empreendedores participarem do curso e seguirem com os seus negócios de modo online”, destaca Ruiz.

Por fim, a solução momentânea encontrada tem sido benéfica para ambas as partes envolvidas. “Os facilitadores trazem o sentimento de felicidade por poderem colaborar, de alguma forma, com o público do galpão neste momento. Os participantes têm dado retornos positivos sobre do quanto as oficinas abriram as mentes deles para eles se reinventar neste momento, assim como motivação para continuarem com os seus respectivos negócios mesmo em tempos difíceis”, completa a coordenadora de Prática Local da Fundação Tide Setubal.

Salve a informação no smartphone

Interessados em participar das oficinas de formação poderão acessar a agenda do Galpão ZL na página da Fundação Tide Setubal e no grupo do núcleo de Prática Local no Facebook, pois lá constam informações sobre as atividades e as fichas de inscrições.

Acompanhe também o perfil da Fundação no Instagram para saber mais detalhes e acompanhar transmissões ao vivo com os facilitadores dos cursos antes de as inscrições serem abertas.