Oficina Escola de Culinária capacita moradores para gerar renda com venda de alimentos

15 de dezembro de 2009

Uma das novidades do Programa Ação Família São Miguel em 2009 foi a inauguração da Oficina Escola de Culinária Jardim Lapenna em junho. Ao todo, 126 pessoas (a maioria mulheres) foram certificadas nos cursos oferecidos com o objetivo de capacitar os moradores da região para a geração de renda.

As nutricionistas Adriana Alves e Cláudia Gurgel, do Serviço Social da Indústria (SESI), parceiro da Fundação Tide Setubal neste projeto, ministraram cursos de Salgados, Doces, Bolo para Festas, Pães e Comidas Regionais, entre outros. Durante o 2º Encontro de Sanfoneiros de São Miguel Paulista, parte das alunas comercializou nas barracas típicas de comidas nordestinas alimentos que aprenderam a fazer no curso. Leia alguns depoimentos de quem participou:

“A Fundação e o SESI fornecem muita coisa para a gente aprender. Aprendi muito, tanto que, em janeiro, já vou tentar vender salgadinhos na praia, em Ubatuba. Estou torcendo para que dê certo”

Maria Fernanda dos Santos Gomes, 61 anos, moradora do Jd. Nair

“Eu só sabia fazer o básico e aprendi muita coisa com esses cursos. Agora, já faço vários tipos de salgados e doces e posso até fazer para vender. Aprendi bastante mesmo.”

Maria José dos Santos, 49 anos, moradora do Jd. Lapenna

“Fiquei sabendo de muita coisa boa aqui nos cursos, e não só na cozinha. As novas amizades também são muito importantes. E a professora é excelente, a gente não pode se esquecer dela. Vou levar comigo para sempre todas as amizades que fiz aqui.”

Flávia Martins, 34 anos, moradora da Vila Nair

“Como as aulas são práticas, as alunas fazem preparações em vez de ficarem simplesmente assistindo a uma aula demonstrativa. Muitas não sabiam fazer as preparações básicas como bolo simples e hoje já fazem os pratos com certa desenvoltura. É importante destacar também a questão da amizade e da relação de companheirismo que surgiu entre as alunas”.

Adriana Alves Cardoso de Souza, nutricionista do SESI