Oficina Escola de Culinária oferece novas atividades à comunidade

4 de agosto de 2009

Maria Luzimar Bezerra e Silva  era uma das alunas mais animadas da aula de culinária regional, na tarde da quarta-feira, 29 de julho. Além de aluna, Luzimar é mãe de Danielle, jovem integrante do São Miguel no Ar. “Sempre vinha participar das atividades da minha filha, nas reuniões de pais ou nas apresentações. Não sabia que a Fundação oferecia também projetos para adultos.É muito importante também ter a oportunidade de me desenvolver”

A oportunidade a qual Luzimar se refere faz parte da programação da Oficina Escola de Culinária, implementada com a ampliação do Galpão de Cultura e Cidadania no início do mês de junho. Atualmente, o SESI realiza módulos de formação, dos seguintes cursos: salgados para festa, docinhos, culinária regional, bolo simples e pães e biscoitos. A programação visa também capacitar a comunidade, dentro das normas de higiene e manipulação dos alimentos, com técnicas que vão desde o pré-preparo, cálculos de custo e venda e apresentação dos produtos. As atividades são coordenadas pelo Programa Ação Família.

Segundo Guiné Silva, assistente do Programa Ação Família, os cursos iniciais têm o papel de identificar pessoas com talento empreendor. “Esperamos qualificar a mão de obra local e estimular pequenas iniciativas de geração de renda. No próximo ano, a idéia é formar um grupo que produza alimentos com cardápios diferenciados e conectados à demanda do comércio local.”

A avaliação de Claudia Amaral Gurgel, nutricionista do SESI responsável pela formação, é de uma comunidade com muito potencial. “Eles são bons cozinheiros, são dedicados e, se quiserem, poderão formar uma ótima cooperativa”.

Para algumas participantes, ter a oportunidade de fazer o curso foi uma maneira de colocar em prática alguns planos estimulados pelas ações do próprio Ação Família. “Minha vida começou a mudar quando passei a frequentar o Ação Família. Aprendi muito durante as terapias comunitárias e com as reuniões. Descobri que eu posso sair de casa e conquistar muitas coisas, por isso resolvi fazer o curso e me preparar para com minha mãe abrir meu próprio negócio”, conta Mônica Leandro da Silva Carvalho, dona de casa de 38 anos.

Como tudo começou

A criação e o inicio das atividades da Oficina Escola de Culinária contaram com o apoio dos organizadores do Jantar do Século, um encontro realizado em novembro de 2008, promovido pela revista Prazeres da Mesa em parceria com o Senac-SP, e com as empresas de eventos gastronômicos Sibaris, em São Paulo, e GSR, na Espanha. Parte da renda arrecadada durante o evento gastronômico foi revertida para projetos voltados à formação de cozinheiros e à inserção de profissionais no mercado, entre outras atividades.

Para saber mais sobre o Programa Ação Família clique aqui!

Para saber mais sobre o Galpão de Cultura e Cidadania clique aqui!

Confira uma das receitas do curso

Entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, as mulheres entrevistas para esta matéria aprenderam a fazer diversos pratos da culinária regional. Entre os pratos, uma deliciosa cocada de maracujá de colher que você pode conferir abaixo:

Ingredientes:

1 kg de açúcar

½ litro de água

500 gramas de coco fresco ralado

Canela em pau à gosto

1 xícara (chá) de suco de maracujá (fruta)

1 colher (sopa) de glicose

Modo de fazer:

Faça uma calda com água e o açúcar em ponto de fio. Coloque o coco ralado fresco, o suco de maracujá e a glicose. Deixe cozinhar por 20 minutos. Coloque a canela e deixe esfriar. Sirva gelada

Rendimento: 40 unidades