Podcast ‘Escute as Mais Velhas’ celebra a trajetória de mulheres fundamentais para a história do Brasil
Com 13 episódios, o podcast 'Escute as Mais Velhas' conta com apresentação de Maria Alice Setubal e de Sueli Carneiro, que conduzem entrevistas com lideranças do feminismo no Brasil


Com certeza você já ouviu conselhos ao melhor estilo “escute as mais velhas”. Também, pudera: mais do que uma dica que ajuda na busca por horizontes em meio a contextos de incertezas, esse é um chamado para todas e todos valorizarmos os passos de quem veio antes de nós.
Essa é a premissa do podcast Escute as Mais Velhas, da Fundação Tide Setubal. Com produção da Rádio Novelo, o programa conta com apresentação de Maria Alice Setubal, presidente do Conselho Curador da Fundação, e Sueli Carneiro, filósofa e ativista, coordenadora executiva do Geledés – Instituto da Mulher Negra.
Nesse sentido, um dos pontos centrais do programa é preencher, a partir da vivência de Maria Alice Setubal e de Sueli Carneiro, lacunas da história e celebrar a trajetória de mulheres extraordinárias. Desse modo, o marco para a definição das mulheres entrevistadas foi a segunda onda onda do feminismo – que despontou na segunda metade dos anos 1960 e se intensificou a partir da década seguinte.
Logo, o podcast parte do simbolismo que resulta da parceria da dupla na condução das entrevistas. “Somos duas pessoas de origens diferentes, mas atuaram as duas em um espaço público a partir da redemocratização. Quisemos mostrar a importância de estarmos juntos desde aquele momento na redemocratização, e como continua sendo muito importante termos uma luta onde seja possível estarmos juntas”, comenta Maria Alice Setubal.
Memória, reparação e equidade
Outro ponto central na produção do podcast Escute as Mais Velhas é trazer à tona a experiência e os ensinamentos das mulheres entrevistadas durante os episódios. De acordo com Sueli Carneiro, as pessoas entrevistadas “são mulheres que, de um jeito ou de outro, por meio das artes e do ativismo feminista, pois elas têm todos esses perfis”, que, em meio à ditadura civil-militar, “se insurgiram e estavam em resistência àquele momento de arbítrio e toda a opressão que ele representou para os segmentos políticos.”
A vida para além da política também deixou sua marca nos diálogos e foi ponto de destaque durante os encontros de gravação dos episódios.
“Acho bonito um lado que várias colocaram, que é trazer as questões do samba, da música e do candomblé. É um outro olhar que elas trazem de forma muito natural e como isso se integra na academia e nas vidas delas – e como elas trouxeram isso das suas histórias de origem. Quando achamos que haveria somente o discurso mais para o ativismo feminista, de repente, elas trazem o lado mais espiritual, do samba e da música integrado ao discurso feminista e acadêmico”, destaca.
A partir dessa lógica, o podcast Escute as Mais Velhas conta com 13 episódios semanais, nos quais a dupla entrevista figuras de referência da luta feminista e da promoção de direitos humanos. A saber: algumas dessas referências são a escritora Conceição Evaristo; a empresária Luiza Trajano; Leci Brandão, cantora e deputada estadual por São Paulo; e a crítica literária Heloísa Teixeira.
Diálogos contínuos
Ainda que cada uma das entrevistas tenha particularidades, todas as participantes do podcast Escutem as Mais Velhas têm um ponto em comum. Essa conexão é a busca pela compreensão sobre como foi o processo para consolidar a presença das mulheres na construção do Brasil pautado pela equidade e pela justiça social. E, consequentemente, deixar um legado e referências para esta e as próximas gerações darem andamento para consolidar o tecido social do país nessas bases.
Sueli Carneiro destaca, enfim, a sensação de que o projeto se trata “da sensação de uma ideia realizada”. “É uma ideia que eu quero acreditar que todas nós que participamos e temos motivos para celebrar, pois queremos que ela vá para o mundo. Este conjunto de mulheres, com as suas histórias únicas e extraordinárias, é um patrimônio cultural, político e emancipatório que as mulheres brasileiras têm.”
Para escutar e dar o play
O podcast Escute as Mais Velhas estreará em 11 de março e os episódios estarão disponíveis sempre às terças-feiras.
Por fim, o programa estará disponível nos principais agregadores de streaming. Você poderá também conferir mais informações na página do podcast no site da Fundação Tide Setubal. Aproveite também para conferir o teaser do programa.
Ver essa foto no Instagram
Texto: Amauri Eugênio Jr.