Programa Mundo Jovem e Unicsul se unem em formação para universitários

27 de agosto de 2010

Desde o dia 9 de agosto, vinte estudantes de diferentes cursos da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), campus São Miguel, participam da formação oferecida pelo Programa Mundo Jovem, da Fundação Tide Setubal. Até outubro, eles terão oportunidade de refletir sobre temas relacionados à adolescência, como Identidade/Diversidade, Corpo/Sexualidade, Família e Drogas. Por meio de oficinas participativas, também entrarão em contato com metodologias para trabalhar com este público. “Com a iniciativa, pretendemos ampliar o alcance do Programa e possibilitar que os estudantes multipliquem esta metodologia em seus estágios e nas suas práticas profissionais”, explicou Viviane Hercowitz, coordenadora do Mundo Jovem.

O Programa busca ser um pólo gerador e difusor de conhecimentos sobre adolescência e juventude. A partir do trabalho prático com adolescentes, de 12 a 18 anos, e da sistematização das metodologias em duas publicações, Mundo Jovem: desafios e possibilidades e Mundo Jovem, surgiram os projetos de disseminação com profissionais que atuam ou atuarão com o público adolescente. Universitários, professores da rede pública de ensino e educadores de ONGs já participaram dos encontros formativos que proporcionam trocas de experiências e aprofundamento teórico e metodológico.

Parceria em prol de São Miguel

Para Aila Maria Leite Figueiredo, coordenadora de Programa de Extensão da Unicsul, a iniciativa com o Mundo Jovem complementa a formação dos alunos. A parceria se conecta ainda a um objetivo maior da instituição de ensino: “melhorar a qualidade de vida de São Miguel, oferecendo, por meio de programa e projetos sociais, oportunidades à comunidade e buscando atender as necessidades da população”, enfatiza.

A Fundação Tide Setubal, por sua vez, tem como missão promover o desenvolvimento local sustentável em São Miguel, tendo como uma de suas estratégias construir e fortalecer parcerias com os equipamentos da região. “Com essa parceria, Fundação e Unicsul ampliam suas possibilidades de intervenção na localidade. Há um potencial enorme de criação de uma rede de agentes locais em prol do desenvolvimento do capital social e humano”, comenta Viviane.

Aplicação do aprendizado

A turma do primeiro semestre da formação do Mundo Jovem já está colocando em prática os novos aprendizados. Viviane Vitor Melo, estudante de Pedagogia da Unicsul, resolveu participar do curso por trabalhar com adolescentes na Associação Comunitária de Ação Social, em São Miguel Paulista. “Foi bem valioso. Deu mais segurança para lidar e conversar com os adolescentes. Experimentei algumas metodologias propostas na formação com meus alunos, e eles gostaram bastante. Também estou repassando algumas dicas aos outros educadores daqui”, ressaltou.

Com Elidiane Soares dos Reis, aluna de Psicologia da Unicsul, não foi diferente. Ela se inscreveu na formação do Mundo Jovem por realizar monitoria com jovens de 14 a 18 anos em um projeto voltado à capacitação para o mercado de trabalho, oferecido pela Universidade Solidária, na própria universidade. “Trabalhar com jovem é um desafio. Fui em busca de novos conhecimentos. O Mundo Jovem complementou minha formação acadêmica e melhorou minha prática. Passei a olhar mais as questões sob a ótica dos jovens”.

A expectativa para este segundo semestre é a de que mais estudantes da Unicsul interessados pelo tema ou que já atuem com jovens possam ampliar seus conhecimentos sobre a área e usar as técnicas em seu cotidiano profissional. Uma novidade é a inclusão de alunos de outros cursos, não apenas Pedagogia e Psicologia. “Estamos apostando na heterogeneidade do grupo como um recurso para o enriquecimento do debate e da aquisição de novos conhecimentos”, destacou Viviane.

Intercâmbio via internet

Uma vez que as formações proporcionam novos debates, a equipe do Mundo Jovem resolveu constituir um fórum permanente para ampliar as temáticas abordadas pelo programa e para compartilhar as práticas de trabalho com adolescentes e jovens. Este espaço será um blog destinado a profissionais e adultos interessados em desenvolver ações com adolescentes.

Ele será dividido em três seções: Notícias, Papo-cabeça e Na Prática. No Papo-cabeça a equipe do Mundo Jovem postará reflexões sobre um assunto polêmico do momento. Em Na Prática haverá propostas de oficina para trabalhar com determinada temática. Na estréia do blog estará em pauta o tema Diversidade. A partir de 15 de setembro, acompanhe o blog no site da Fundação Tide Setubal.