Programa Mundo Jovem encerra as atividades de 2009 com grande festa

19 de novembro de 2009

Jovens eufóricos e ansiosos em mostrar os resultados do trabalho realizado durante todo o ano de 2009. Foi neste clima que os participantes dos projetos Espaço Jovem, Espaço Menina-Mulher e Mundo Jovem Comunica comemoraram com amigos e familiares o encerramento das atividades.

O evento realizado no último de 14 de novembro, no CDC Tide Setubal, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, teve como objetivo “potencializar a apropriação das experiências vividas nos projetos, a partir de um ritual de despedida”, explica Viviane Hercowitz, coordenadora do Programa Mundo Jovem. Para tanto, os jovens participantes dos projetos elaboraram produtos finais que representavam, por meio de diversas linguagens, o tema ou trabalho mais marcante para cada grupo.

O Projeto Menina-Mulher, realizado no CDC Tide Setubal, abriu as apresentações com fotos e depoimentos emocionantes das integrantes do grupo. Na sequência, os grupos do Projeto Espaço Jovem, realizado no Galpão de Cultura e Cidadania, Instituto Alana e na EMEF Dom Paulo Rolim Loureiro, apresentaram paródias, cenas teatrais, dança, livros com depoimentos dos parceiros, familiares e dos próprios integrantes dos projetos.

Já os jovens do Projeto Mundo Jovem Comunica, uma parceria entre o Programa Mundo Jovem e o Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar, também realizado na EMEF Dom Paulo Rolim Loureiro, produziram um vídeo de ficção. Segundo Mayara Evangelista, uma das coordenadoras do projeto, a proposta foi criar um material que proporcionasse uma reflexão sobre o uso de drogas. “Eles produziram o vídeo sem a intenção de fazer um julgamento moral, mas com o propósito de produzir uma ferramenta de apoio ao trabalho com adolescentes”, concluiu.

Parceria de sucesso

A parceria firmada entre a Fundação Tide Setubal e a EMEF Dom Paulo Rolim Loureiro desde 2006 garantiu as duas instituições boas experiências. Porém, em 2009 a novidade ficou por conta do grupo Espaço Jovem Dom Paulo, coordenado, exclusivamente, por três professoras da escola.

O grupo, formado por meninos e meninas do 7º e 8º ano do ensino fundamental, vivenciaram a experiência de discutir com as professoras os temas propostos pela publicação Mundo Jovem, sistematizado pela Fundação Tide Setubal.“Coordenar o Espaço Jovem foi maravilhoso. Estar mais próxima deles foi muito importante, pois é evidente que sem o vínculo humano você não alcança o jovem”, contou a professora Érica Andrade Martins Rosa. “Sempre trabalhei com adolescentes e por isso procuro inovar”, afirma a professora Maria Valéria Justino Veras.

E não foram apenas elas que perceberam a importância de uma relação mais próxima com os alunos. “Passei a ver as professoras como amigas mesmo em sala de aula”, disse Juliana Faustino Garcia, aluna da EMEF Dom Paulo Rolim e participante do projeto.

Para a professora Maria Claudia Moreira foi uma experiência nova. “Sempre dei aula para crianças, mas foi muito interessante trabalhar com jovens. A diversidade entre eles foi meu maior desafio, mas vi que para eles participar fez a diferença”.

Além do encerramento realizado com os outros grupos do programa, na última terça-feira (17/11) os alunos também apresentaram o seu produto final para professores e alunos da escola.

(Fotos: Gustavo Porto)

Saiba mais sobre o Programa Mundo Jovem:

Atividades culturais incentivam jovens a ampliarem seus repertórios

Fundação Tide Setubal leva diálogo sobre sexualidade a escolas públicas

Metodologia de trabalho é compartilhada com instituições parceiras

Metodologia do Mundo Jovem é tema de palestra na Unicsul

Os desafios do trabalho com os adolescentes*